Portugal-Eslovénia apresentado no palco do jogo

PUB

O Multiusos de Guimarães acolheu ao final da manhã desta quinta-feira a conferência de imprensa de apresentação do jogo Portugal-Eslovénia, relativo à segunda mão do «play-off» de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2013. Recorde-se que a partida vai decorrer no dia 16 de Junho (17 h. – RTP 2) precisamente no mesmo recinto onde hoje se realizou a cerimónia em que marcaram presença Amadeu Portilha, vereador da Câmara Municipal de Guimarães; Abílio Rocha, diretor-executivo da Tempo Livre; Ulisses Pereira, presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e Mats Olsson, selecionador nacional.

Aníbal Rocha começou por manifestar o seu regozijo «pelo regresso do Andebol a esta infraestrutura desportiva», desejando «as maiores felicidades à equipa nacional face a um adversário tão difícil».

Amadeu Portilha reforçou a satisfação por Guimarães e o Multiusos acolherem tão importante jogo para a seleção nacional de andebol expressando «o desejo que nós todos temos, como portugueses e como patriotas, de que seja um jogo memorável para a nossa seleção e que Portugal carimbe em Guimarães o passaporte para o Mundial», o que será um facto histórico para «uma modalidade tão acarinhada no país e, em especial, em Guimarães, onde tem uma grande tradição». O vereador recordou que a adesão da Câmara de Guimarães acolher este jogo «insere-se numa política de há muitos anos de aproveitamento das magníficas instalações de que dispomos e de que é exemplo paradigmático o Multiusos de Guimarães, habituado a acolher vários eventos nacionais e internacionais». A candidatura de Guimarães, entretanto aceite, a Capital Europeia do Desporto também pesou para a decisão.

PRESIDENTE DEIXA PALAVRA DE APREÇO PELO TRABALHO DE MATS OLSSON

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira, depois de saudar todos os presentes, confessou que «a opção de trazer o jogo para a Cidade Berço passou um pouco pelo carinho que a cidade dedica ao andebol e foi também uma maneira de nos associarmos à Capital Europeia da Cultura. Do mesmo modo, encontraremos maneira de nos associarmos, no próximo ano, aos eventos programados para a Capital Europeia do Desporto». Ulisses Pereira não escondeu que «este é provavelmente o jogo mais importante da época para a nossa
seleção nacional. Um encontro em que depositamos muitas expectativas, muitas esperanças, muita vontade de conseguirmos de novo o apuramento para uma fase final dum Mundial»
.

Para o presidente da FAP, «estão reunidas, numa cidade que tanto gosta do andebol, todas as condições para que a seleção tenha todo o apoio que necessita num desafio que sabemos que é difícil mas é possível vencer». Paralelamente ao jogo, o presidente da FAP lembrou que nesse fim-de-semana «haverá ainda outro atos, como a apresentação da nova identidade cooperativa da FAP, bem como a tomada de posse do Conselho Consultivo da FAP».Ulisses Pereira não terminou sem manifestar «uma palavra de grande apreço pelo trabalho que Mats Olsson tem desenvolvido em Portugal e, seguramente, que o apuramento para o Mundial será o ponto alto desse percurso».

MATS OLSSON ACREDITA NO APURAMENTO

Mats Olsson agradeceu a disponibilidade de Guimarães para «acolher um jogo de tão elevada importância para o andebol português» assegurando que, tanto ele próprio como os jogadores, «sabemos que somos sempre bem-vindos a Guimarães onde temos sempre um grande apoio por parte do público. Esperamos ter esse apoio no dia 16, em todos os momentos do jogo, respondendo ao apoio que todos nós sabemos a Eslovénia vai ter no primeiro jogo em Ljubliana».

Sobre os aspetos mais virados para o confronto com a Eslovénia, o selecionador nacional recorda que a equipa técnica e os jogadores estão convencidos que «vamos ter uma boa oportunidade, sem dizermos que somos favoritos, mas os jogadores estão cem por cento mobilizados para esta campanha. Queremos que a Eslovénia seja favorita e que nós possamos vencer os favoritos».

Quando interrogado sobre as possibilidades, em termos de percentagem, de Portugal e da Eslovénia, Mats Olsson não quis quantificar mas recordou que «o ano passado, no apuramento para o Europeu, perdemos fora por quatro e ganhámos em casa por três. Isso mostra o equilíbrio. Falhámos o apuramento por um golo, frente a uma equipa que foi sexta no Campeonato da Europa, está moralizada, mas também sabemos que o seu estilo de jogo ‘cai-nos’ bem. Por isso sentimos que temos possibilidades. Mas também temos consciência de que uma equipa que fica em sexto no Europeu será sempre um adversário muito difícil para uma seleção como Portugal que, possivelmente, está entre os 15 ou 20 primeiros lugares do ranking europeu. Temos bom conhecimento individual e coletivo do adversário, que tem jogadores muito bons. O segundo jogo em casa joga a nosso favor e pensamos que este ano temos mais hipóteses que nos anos anteriores».

Sobre pontos fracos do adversário, Mats não deixou muitas indicações. «A Eslovénia marca sempre muitos golos mas também sofre muitos golos. É uma equipa que faz muitas transições rápidas, usa ataques de curta duração e se tem algum ponto menos forte é a sua defesa que não é muito alta».

Patrocinadores Institucionais