Portugal perde com a Roménia na qualificação para o Euro 2012

PUB

A seleção nacional A feminina de Portugal perdeu na noite desta quarta-feira com a Roménia por 24-35, em jogo da quinta jornada do grupo 2 de qualificação para o Campeonato da Europa 2012 disputado no Pavilhão de Moimenta-da-Beira.

Ao intervalo, a formação romena vencia já por 13-20.

Frente a uma Roménia com ritmo muito elevado e que vinha do Torneio Pré-Olímpico, onde não conseguiu o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres, Portugal começou por denotar muitas dificuldades. A Roménia mostrou que cedo queria resolver a questão e aos oito minutos vencia por 2-7, resultado que obrigou Duarte Freitas s pedir o primeiro ‘time-out’. A dois minutos do final do primeiro tempo Portugal perdia por 10-20 mas ainda conseguiu até ao intervalo reduzir a desvantagem para sete golos (13-20).

A história do segundo tempo foi semelhante. A Roménia entrou a todo o gás, fez um parcial de 1-8 em 11 minutos, que levou o marcador para 14-28, ‘obrigando’ Duarte Freitas a pedir o seu ‘time-out’ do segundo tempo.

O segundo golo desta segunda parte de Portugal foi obtido aos 43 minutos (15-29) e a partir daí ambos os treinadores optaram por dar tempo de jogo a todas as atletas. Na equipa de Portugal – que não pode utilizar a guarda-redes Daniela Pereira, por lesão – saliência para a estreia como internacional A da jovem Mónica Soares, autora de quatro golos.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

AUGUSTO SILVA REALÇA ENTREGA DAS ATLETAS

No final da partida, as primeiras declarações colhidas foram as do vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva, que relevou a entrega das atletas.

«O resultado não foi simpático, mas foi simpática a entrega e a forma como souberam dignificar a camisola . E isso, só por si, quando acontece, não transforma a derrota em vitória mas, pelo menos, suaviza bastante. Faltaram-nos aqui alguns centímetros, faltou-nos experiência de jogar a um nível mais elevado, faltou-nos também aqui um conjunto de atletas que foram saíndo da seleção – e nós temos de tentar perceber isto – temos de repensar todo este projecto no feminino, para ver até que ponto podemos acrescentar algo» referiu Augusto Silva.

«Custa-nos um pouco ver um conjunto de atletas que ainda poderiam estar aqui na seleção e que não estão, pelo que temos de repensar tudo isto de novo. Quero deixar aqui um agradecimento muito direcionado às atleas e equipa técnica que, se mais não deram, foi porque mais não tinham para dar. E quando asim é, vale a pena», finalizou o vice-presidente da FAP.

Por seu turno, Duarte Freitas mostrava-se conformado mas triste com o resultado.

«Nós não ostamos de perder e queremos ser sempre mais competitivos. Mas o desnível que existe entre uma e outra equipa acaba por se refletir no resultado.É lógico que o pensamento que tínhamos dizia que seria difícil conseguir o apuramento para o Europeu. Colocámos jogadoras mais jovens desde já a participar nesta seleção, pois o potencial existe e tem de ser transformado e ssão elas que têm de ser ajudadas a levar de novo o andebol feminino português a outro patamar que já tivemos em 2008 mas que por qualquer razão o perdemos».

Sobre o jogo opropriamente dito, Duarte Freitas começou por recordar que «a realidade da nossa competição é diferente das romenas. Elas jogam na Champions, elas jogam nos melhores campeoantos do Mundo, acabaram de vir do Torneio Pré-Olímpico… Isso reflete-se em campo, com os niveis de concentração e capacidade física para jogarmos a este nível é bem distinta. Em espaços, conseguimos que todas as jogadores entrassem e mantivessemos a mesma bitola. Queríamos manter a mesma competitividade mas a verdade é que as outras também fazem imensa diferença».

SÉRVIA VENCE NA GRÉCIA

No noutro jogo da ronda, a Sérbia foi vencer à Grécia por 21-26. A classificação do grupo 2 é liderada por Roménia e Sérbia, ambas com oito pontos, seguidas de Portugal com 4 e da Grécia, com 0 pontos.

Roménia e Sérvia já garantiram o apuramento para o Europeu de 2012.

Na próxima jornada, a última deste apuramento, Portugal viaja até à Sérbia onde joga no dia 2 de Junho, pelas 18 horas locais.

Patrocinadores Institucionais