Madeira Sad conquista a 14ª Taça de Portugal consecutiva

PUB

O Pavilhão Municipal da Escola Nery Capucho, na Marinha Grande, encheu-se de público para assistir à final da Taça de Portugal seniores femininos, entre a equipa algarvia do Gil Eanes e a Madeira Sad.

O Madeira Sad entrou muito bem no jogo (4-0), ao contrário do Gil Eanes, que demorou a “entrar” no jogo e só ao minuto sete conseguiu marcar o primeiro golo. Aos dez minutos, a equipa madeirense ganhava por 5-3, mas o Gil Eanes corria atrás do prejuízo e conseguiu reduzir para 6-5. O domínio madeirense prevalecia em campo e, a meio da primeira parte, vencia por 8-5. A guarda-redes do Gil Eanes, Carla Pedro, foi fundamental para o primeiro empate no jogo a 8 golos, perto dos vinte minutos, mas foi a equipa madeirense que voltou a adiantar-se no marcador – com um parcial de 5-0, o Madeira Sad foi para intervalo a ganhar por 14-10.

Contrariamente ao que aconteceu na primeira parte, o início da segunda parte correu de feição ao Gil Eanes, com a guarta-redes Carla Pedro novamente em grande plano. Com um parcial de 4-0, novo empate no marcador a 14 golos, mas o Gil Eanes não conseguiu evitar nova vantagem do Madeira Sad nos minutos seguintes, que chegou a ser novamente se cinco golos (22-17). O Madeira Sad ainda permitiu a recuperação do Gil Eanes, que voltou a aproximar-se do marcador (23-22) a pouco mais de cinco minutos do fim do jogo. Na recta final do jogo, a equipa de Duarte Freitas voltou a ganhar vantagem no marcador e venceu o Gil Eanes, por 28-23.

O Madeira Sad junta ao título de campeão nacional 2011/12 a conquista da 14ª Taça de Portugal consecutiva, troféu que detém desde a época 1998/99.

Logo após o final do jogo, as duas equipas receberam os troféus. Ao Gil Eanes, equipa vencida, as medalhas foram entregues por Augusto Silva, responsável pela secção de Andebol do SIR 1º de Maio, Pedro Gomes, Presidente do SIR 1º de Maio e Mário Bernardes, Presidente da Associação de Andebol de Leiria. A taça foi entregue à capitã de equipa por Pedro Gomes.

Ao Madeira Sad, vencedor da Taça de Portugal Seniores Femininos, as medalhas foram entregues por Cidália Ferreira, vereadora do Desporto da Câmara Municipal da Marinha Grande, Francisco Duarte, Presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande e Mário Bernardes, Presidente da Associação de Andebol de Leiria.

O Presidente da Federação, Ulisses Pereira, entregou a Taça à equipa vencedora, Madeira Sad.

sábado, 16 de Junho – meias-finais
– Colégio João de Barros : CDE Gil Eanes, 26-30(11-15)
– Colégio Gaia : Madeira Sad, 21-35 (8-15)

domingo, 17 de Junho – Final
– CDE Gil Eanes : Madeira SAD, 23-28 (10-14)

O boletim de jogo está disponível online, no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais