Mats Olsson: «No andebol moderno, cinco golos são recuperáveis»

PUB

A seleção nacional sénior absoluta de Portugal continua em Guimarães a preparar o jogo do próximo sábado, frente à Eslovénia (17 h.- RTP 2), relativo à segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao Campeonato do Mundo – Espanha 2013. Depois da derrota por cinco golos, há um sentimento de otimismo moderado a rodear a equipa das quinas. Os jogadores estão concentrados em Guimarães desde a noite de domingo e o selecionador nacional faz o ponto da situação sobre a maneira como têm decorrido os trabalhos.

«A preparação tem seguido o plano estabelecido. Tudo tem corrido dentro da normalidade. Chegámos a Guimarães no domingo, logo nesse dia fizemos recuperação no SPA do hotel e na segunda-feira começámos por ter um treino ligeiro da parte da manhã. De tarde começámos a trabalhar ‘mais a sério’, pensando já no jogo deste sábado. Os três treinos que já fizemos posteriormente seguiram o plano que tínhamos traçado. Analisámos bem o que aconteceu na Eslovénia e vimos os pontos que podemos melhorar para conseguir dar a volta ao resultado negativo de cinco golos que trazemos do jogo da primeira mão», sintetizou Mats Olsson.
O visionamento das imagens do jogo de Ljubljana permitiu que, neste momento, selecionador e jogadores tenham já a noção do que precisam de alterar para dar a volta à eliminatória.

«Temos de melhorar em coisas como a transição. A transição de contra-ataque e a recuperação defensiva onde, claramente, perdemos o jogo com os eslovenos. E outra coisa que temos de ver, mas não podemos ser nós a decidir, é a questão das exclusões. Jogámos muitas vezes com um jogador a menos e, em muitas situações, não havia motivo para exclusão. Por exemplo, o Álvaro Rodrigues foi sancionado com duas exclusões que são inexplicáveis e nessas alturas jogámos mal no «cinco contra seis», tanto no ataque como na recuperação defensiva. Temos de trabalhar para manter os jogadores no campo e a transição tem de melhorar. Ao mesmo tempo, temos de manter um nível alto no ataque e na defesa posicional», esclarece o selecionador nacional.

RECUPERAÇÃO É POSSÍVEL

Portugal entra em campo no próximo sábado com cinco golos para recuperar. É uma tarefa exequível, frente a um adversário que foi sexto no Europeu?

«Sim, sim… é claramente possível», assume Mats Olsson. «Mas temos de ter muito respeito pelo adversário, a Eslovénia, que foi sexta no Europeu. Já analisámos o jogo da Eslovénia e também vimos que há muita coisa que não depende deles, depende só de nós. Se conseguirmos melhorar algumas facetas do jogo, é possível. Na Eslovénia chegámos ao minuto 51 a perder por um, e depois, nos nove minutos finais estivemos a perder por sete e conseguimos recuperar um pouco até à derrota por cinco. Então, isso mostra que a jogar com uma equipa como a Eslovénia, com um andebol moderno, a jogar rápido, mesmo que estejamos empatados ou a perder por um, ainda que faltem apenas 10 minutos, é possível nesse tempo dar a volta ao resultado. Assim como a Eslovénia fez, também nós podemos fazer. Estamos conscientes que é possível», diz o selecionador nacional, que no entanto coloca algumas condições para que esse objetivo seja cumprido.

«Temos de fazer um bom jogo em todos os sentidos, individual e coletivamente. Mas nenhum dos jogadores que aqui está não acredita que não seja possível».

PÚBLICO TEM DE APOIAR ATÉ AO APITO FINAL

Espera-se também que o público adepto do andebol acredite que a reviravolta é possível e apareça em grande número para lotar os três mil lugares do Multiusos de Guimarães.

«Isso é claro… Esperamos ter um pavilhão cheio que nos ajude nesse sentido. É importante para a equipa sentir que o público está connosco, a fazer tudo o que é possível para apoiar Portugal. E só quem não percebe muito do andebol moderno pode ter dúvidas quanto à possibilidade de conseguirmos o nosso objetivo. No andebol moderno, cinco golos são poucos golos. Tudo que seja menos de oito ou nove golos é recuperável. Quando falámos de cinco golos, no andebol moderno, é como no andebol mais antigo, um ou dois golos».

INÁCIO CARMO CHAMADO AO ESTÁGIO

Entretanto, Inácio Carmo foi esta manhã chamado ao estágio da seleção nacional que se encontra concentrada em Guimarães. A convocação do jogador do S.L. Benfica, que já participou no treino da tarde, visa alargar o leque de opções de Mats Olsson, numa altura em que Álvaro Rodrigues deu conta de algumas limitações ao nível de um pé.

Patrocinadores Institucionais