Presidente Ulisses Pereira entregou taça de campeão ao Madeira SAD e homenageou atletas

PUB

A Associação de Andebol da Madeira leva a efeito a partir de hoje, sexta-feira dia 8 de Junho, o seu XXII Clinic. A abertura do evento aconteceu esta noite no auditório da Escola 2º3ºCiclos Drº. Horácio Bento Gouveia e contou a presença do presidente da AAM, Emanuel Alves, do presidente da FAP, Ulisses Pereira e do Director Regional da Juventude e Desporto, Jorge Carvalho.

Esta abertura serviu também para ser entregue ao Madeira SAD, a taça de campeão nacional de seniores femininos, pela mão de Ulisses Pereira, bem como para a Federação homenagear duas atletas da “sociedade” madeirense que vão colocar ponto final na sua carreira: Virgínia Ganau e Esmeralda Gouveia. Por outro lado, a AAM também homenageou o técnico Paulo Fidalgo pelo trabalho desenvolvido em prol do andebol madeirense. Foi este técnico o primeiro orador de Clinic que contou uma vez mais com casa cheia no auditório.

Para o líder máximo da AAM, esta foi uma oportunidade para enaltecer todo o trabalho realizado pelos clubes, técnicos, jogadores, dirigentes e árbitros numa altura de muitas dificuldades para o andebol da Madeira. “Obrigado a todos. É um orgulho ter aqui pais, atletas, treinadores, dirigentes, árbitros, isto é sinal claro que o andebol é espectacular”, disse Emanuel Alves. “A Região não tem passado momentos fáceis mas temos conseguido dar a volta com o apoio de todos. Acredito que vamos continuar a ser diferentes e continuar a ser espectaculares”, finalizou.

Sinais de mudança no andebol feminino

Ulisses Pereira, presidente da FAP, começou por referir que “não quis deixar de estar aqui e reconhecer o mérito do trabalho que tem vindo aqui a ser desenvolvido na Região Autónoma da Madeira, pela associação, pelos clubes, pelos dirigentes, atletas, treinadores, árbitros e todos aqueles que no dia à dia permitem que exista andebol na Madeira”. E prosseguiu: “Gostava de dizer com franqueza, que é um privilégio de uma federação, ter uma associação, ainda por cima de uma Região Autónoma, com as dificuldades e limitações que são evidentes, chegar ao final de uma época e ter estes resultados. Mas não é só uma temporada, mas sim um conjunto de épocas, não falamos de um momento mas de um conjunto de anos que nos permitem dizer que o andebol da Madeira, é dos mais fortes, mais pujantes e dinâmicos que temos na nossa modalidade”.

Depois, o líder da FAP falou sobre “as homenagens que vamos fazer hoje. Estamos a falar do campeão nacional de seniores femininos, do vice-campeão nacional de seniores masculinos, de excelentes participações que as equipas de formação tem tido nas fases finais dos nacionais”.

Ulisses Pereira deixou também um agradecimento aos seleccionadores nacionais, Duarte Freitas e Sandra Fernandes, dois técnicos da Madeira. “Quero agradecer quer ao Duarte Freitas, quer à Sandra Fernandes por tudo o que fizeram pelas selecções”, disse. E prosseguiu nos seus elogios: “temos aqui também árbitros de excelência. Por tudo isto, eu tinha de estar aqui hoje. Satisfeito, alegre e partilhando convosco um momento de alegria e reflexão do que vai ser a próxima época. Foi também nossa iniciativa homenagear a Esmeralda Gouveia e Virgínia Ganau, sendo este acto, o tentar também demonstrar que há tempos que acabaram. E este novo tempo precisa de todos. O andebol português perdeu muitas jogadoras, mas por certo que a culpa não foi delas mas das pessoas que não as souberam interpretar”.

Por último, aproveitando a presença do Director Regional da Juventude e Desporto, Jorge Carvalho, o líder da federação pediu apoio: “sabemos que vivemos momentos complicados, não só aqui, pois nós também temos que procurar soluções, pois a excelência tem de ser combinada com aquilo que é possível ter para que as coisas se concretizem. Estaremos sempre ao lado da associação da Madeira e daqueles que fazem o andebol na Madeira. Provavelmente, não poderemos dizer que sim a tudo, mas podem ter a certeza que têm uma equipa que reconhece o vosso trabalho. Muito obrigado e peço que continuem para que o andebol se continue a desenvolver como aconteceu até agora”.

O director regional Jorge Carvalho também elogiou o andebol madeirense pelo excelente trabalho e para “capacidade de superação que demonstraram de grandes dificuldades. É assim que acredito que vamos continuar a vencer. O sonho não pode encurtar e mantê-lo. No entanto, o momento exige realismo. As decisões não são fáceis, mas as decisões realistas poderão manter o sonho em aberto e em condições de acreditar que vamos ultrapassar dificuldades a que não estávamos habituados”.

XXII Clinic da Associação de Andebol da Madeira de 8 a 10 de Junho

Realiza-se nos próximos dias 8,9, 10 de junho o XXII Clinic da Associação de Andebol da Madeira. Esta formação de caráter obrigatório para os técnicos da R.A.M. terá como preletores convidados, o Prof. Doutor Jorge Soares, o Mestre Nuno Pinto, o Professor Paulo Fidalgo e o árbitro internacional madeirense Duarte Santos. A formação será realizada no Auditório da Escola 2º3º Ciclos Drº Horácio Bento Gouveia (parte teórica) e no Pavilhão do Funchal (parte prática).

Patrocinadores Institucionais