Portugal vence Brasil na final de Andebol dos Jogos da CPLP

PUB

Foi um dos momentos altos dos VIII Jogos Desportivos da CPLP. A final do torneio de andebol masculino colocou frente a frente as selecções de Portugal e do Brasil, num encontro que era aguardado com grande expectativa, devido à qualidade das duas equipas. E o jogo não defraudou essas expectativas e muito menos as centenas de pessoas que, mais uma vez, quase enchiam o pavilhão onde se disputou a final.

Portugal venceu esta tarde o Brasil por 27-26 e foi um justo vencedor, já que esteve na frente do marcador quase sempre, assegurando, nos primeiros minutos, uma vantagem que chegou a ser de quatro golos.

Porém, o número exagerado (9) de exclusões temporárias condicionou o desempenho da selecção nacional, acabando por trazer ao jogo um novo factor de equilíbrio, que estava reflectido no resultado ao intervalo (13-13).

Na segunda parte, o Brasil ainda chegou a ter uma pequena e curta vantagem no marcador, que foi imediatamente desfeita pela selecção portuguesa e, sensivelmente a quinze minutos do final do encontro, Portugal arrancou para a maior diferença de golos, obtendo uma vantagem de cinco golos, que foi perdendo, mais uma vez, devido a várias exclusões temporárias.

Mesmo assim, manteve o controlo do jogo e entrou para o último minuto do encontro com uma vantagem de três golos (27-24) e não dando ao Brasil senão a hipótese de reduzir distâncias no marcador, mas não evitando a vitória de Portugal que, desde praticamente o início do encontro, parecia inevitável.

NUNO TRANCOSO
«Jovens com muita potencialidade»

No final do jogo com o Brasil, o selecionador nacional fez não só o balanço do jogo como o da participação nos VIII Jogos da CPLP.

«A nossa participação visou dar experiencias novas a este tipo de jogadores, isto é, encontrar-se com tipos de andebol a que não estão habituados. Tivemos aqui equipas africanas que não são formações com muita experiência, mas são velozes e, tecnicamente, têm potencialidades», começou por referir o selecionador nacional.

«Mas foram jogos fáceis em termos de resultados. Tivemos de meter alguma pressão extra para dar algum estimulo aos jogadores nesses jogos», esclareceu Nuno Trancoso.

Relativamente aos jogos com o Brasil, «foram duas partidas muito semelhantes, muito equilibradas, porque o Brasil tem uma primeira linha fortissima do ponto de vista físico e técnico e jogaram muito no ‘um para um’. Portugal tem uma equipa alta mas não muito forte fisicamente, pelo que tivemos dificuldade no ‘um contra um’, especialmente com os laterais, nomeadamente o lateral esquerdo, que foi o melhor marcador do torneio. Hoje estivemos melhor em termos de defesa, o ataque rápido e com muita continuidade e estivemos quase sempre à frente do marcador»., referiu Nuno Trancoso, para lembrar depois que «estamos perante um conjunto de jovens com muitas potencialidades».

Calendário e resultados – VIII Jogos CPLP
1ª jornada – 08.07.12
Angola : Portugal, 16-43
Brasil : São Tomé e Príncipe, 29-12

2ª jornada – 09.07.12
São Tomé e Príncipe : Angola, 26-22
Portugal : Moçambique, 42-17

3ª jornada – 10.07.12
Portugal : São Tomé e Príncipe, 50-18
Moçambique : Brasil, 11-31

4ª jornada – 12.07.12
Brasil : Portugal, 30-31
Moçambique : Angola, 20-26

5ª jornada – 13.07.12
Moçambique : São Tomé e Príncipe, 26-29
Angola : Brasil, 15-28

Classificação Geral – 1ª Fase
1º – Portugal (8 pontos)
2º – Brasil (6 pontos)
3º – São Tomé e Príncipe (4 pontos)
4º – Angola (2 pontos)
5º – Moçambique (0 pontos)

3º – 4º lugar – 14.07.12
São Tomé e Príncipe : Angola, 23-33

Final – 14.07.12
Portugal : Brasil, 27-26

Classificação Final
1º – Portugal
2º – Brasil
3º – Angola
4º – São Tomé e Príncipe
5º – Moçambique

Patrocinadores Institucionais