SL Benfica – ABC /UMinho dá início ao Andebol 1 – 2012/ 2013

PUB

Para além do sorteio da Supertaça Fafe 2012 e da entrega dos prémios individuais do Andebol 1 da época passada, o Auditório do Comité Olímpico de Portugal foi, também, o local escolhido para o sorteio do Andebol 1 – Campeonato Nacional Masculino 2012/ 2013.

Como fez questão de referir o presidente da Federação, Ulisses Pereira, “foi um sorteio sem condições, ou seja, as bolas sairam, os jogos determinados conforme aquilo que foi um sorteio livre e puro.”

Gilberto Duarte e Hugo Laurentino foram, novamente, convidados a sortear o calendário da fase regular do Andebol 1, que arranca a 15 de Setembro, com os seguintes jogos:

– Sporting CP : AA Avanca
– SL Benfica : ABC/UMinho
– CD Xico Andebol : AC Fafe
– AM Madeira A. Sad : Delta Belenenses
– Sporting C.Horta/Elite Securiyy : Águas Santas – Milaneza
– CDE Camões : FC Porto Vitalis

Logo na terceira jornada, haverá lugar a um clássico, SL Benfica – FC Porto, que será a 26 de Setembro. O calendário completo da fase regular já está disponível no Portal, em Competições Nacionais.

Reacções ao sorteio

José Magalhães, dirigente do FC Porto: “As expectativas são as mesmas de sempre. Se o FC Porto, nos últimos anos, tem tido a felicidade de vencer, quer mais uma vez vencer, até para poder fazer história. Porque nunca conseguiu ser pentacampeão e tem esse objectivo muito enraízado.

José Francisco, dirigente do CF Belenenses: “Vamos tentar fazer o nosso melhor. Não está fácil, ainda não temos o plantel completamente fechado. Claro que vamos tentar ficar entre os seis primeiros para a segunda fase, que é o ideal. Se não conseguirmos, vamos lutar pelo melhor lugar.

Mário Carvalho, vice-presidente do AA Águas Santas: “O Águas Santas encara a próxima época com a mesma perspectiva com que encarou a época anterior, o nosso objectivo principal é jogar no Grupo A, estar no conjunto das seis melhores equipas do campeonato. Paralelamente, na Taça de Portugal, tentar ir o mais longe possível. Temos sido eliminados precocemente, vamos ver se este ano conseguimos ir mais longe na Taça.

Francisco Barroca, CDE Camões: “Como estreantes, e sendo a primeira vez que estamos nesta competição, com equipas tão grandes como as que lá estão, a nossa expectativa é a melhor possível, dentro do que sabemos. Já sabemos que temos poucas hipóteses com algumas equipas, mas com outras achamos que sim. Vamos fazer o nosso melhor e ver se para o ano continuamos cá. A nossa luta vai ser essa.”

“É interessante logo a primeira jornada” começou por dizer o vice-presidente António Galambas. “Começamos com um clássico do andebol, um Benfica – ABC, jogo muito forte. E depois temos dois jogos, o Sporting com o AA Avanca e o Camões com o FC Porto, que são as boas-vindas aos clubes que chegaram ao Andebol 1 esta época. De realçar, ainda, logo na terceira jornada, dia 26, um Benfica – Porto e nada melhor do que começarmos já com um grande clássico.

“Temos de fazer uma sintonia de esforços para que a prova seja o mais rica possível”, afirmou Ulisses Pereira.

Os clubes devem proceder à marcação de jogos no Portal, até dia 10 de Agosto.

O calendário completo da fase regular do Andebol 1 – Campeonato Nacional Masculino já está disponível no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais