S.L. Benfica vence FC Porto Vitalis e está na final da Supertaça

PUB

O S.L. Benfica venceu esta noite o FC Porto Vitalis por 28-27, em jogo da segunda meia final da Supertaça de Andebol que está a decorrer no Multiusos de Fafe. Um excelente espectáculo, se atendermos a que estamos no início da época.

O clássico entre S.L. Benfica e F.C.Porto Vitalis, que decidia o segundo finalista da Supertaça 2012, começou por não iludir as expectativas. Os minutos iniciais mostraram duas equipas com um andebol rápido, dois bons guarda-redes que não evitaram que nos primeiros seis minutos se marcassem outros tantos golos (2-4, aos 6 m.). O FC Porto era o maior interessado em imprimir velocidade ao jogo, tentando desta forma impedir as duas substituições «defesa x ataque» que o F.C. Porto Vitalis – sem Tiago Rocha e com Daymara Salino na posição de pivô – tentava implementar. Depois de estar os primeiros minutos em desvantagem no marcador, o SL Benfica empatou a partida aos 11 minutos (4-4) para pouco depois, com dois golos de David Tavares, passar para a frente do marcador (6-4, aos 14 m.). João Ferraz, chamado à equipa, rapidamente mostrou serviço empatando de novo a partida. E foi já a perder por 9-7 que Obradovic pediu o primeiro ‘time-out’, numa altura em que o SL Benfica ameaçava fugir. O intervalo chegou com o SL Benfica a vencer por tangencial 14-13, fruto de uma iniciativa individual de Tiago Pereira.

O FC Porto Vitalis – já com Sérgio Rola na ponta direita e Alfredo Quintana na baliza – entrou melhor no segundo tempo e virou o resultado a seu favor e não foram precisos mais do que nove minutos para voltar a ver a turma de Obradovic com três golos de avanço (16-19) o que provavelmente motivou o pedido de ‘time-out’ por parte de Jorge Rito. Alguns erros do FC Porto ditaram novo empate (20-20) à passagem do minuto 43, prendendo cada vez mais a atenção do muito público que preenchia em excelente número as bancadas do Multiusos de Fafe. A meio do segundo tempo (20-21) Jorge Rito substituiu Vicente Alamo por Ricardo Candeias que entrou muito bem em jogo. O jogo conheceu então ainda maior emotividade e equilíbrio, com empates sucessivos até ao 26-26 verificado aos 55 minutos. Numa altura em que qualquer erro podia ditar o desfecho final, as equipas foram mais cautelosas, arriscaram menos e o primeiro erro aconteceu para o lado do FC Porto quando João Ferraz – a fazer uma exibição imaculada – desperdiçou um livre de sete metros.

Na resposta, o SL Benfica adiantou-se (27-26) mas Ferraz redimiu-se fazendo o empate a 27, a minuto e meio do fim. Carneiro, com um remate em apoio, voltou a colocar o Benfica na frente e, com um pouco menos de um minuto para jogar e a perder por um, Obradovic pediu ‘time-out’ e depois arriscou tudo, tirando o guarda-redes fazendo entrar mais um jogador para o ataque. A opção não teve os frutos que o técnico portista desejava e o SL Benfica garantiu o triunfo por 28-27 que lhe vale a entrada na final de domingo (17 h. – RTP 2) onde vai defrontar o Sporting CP.

Marcha do marcador: 3-4 (10 m.); 8-7 (20 m.); 14-13 (30 m.); 18-19 (40 m.); 22-22 (50 m.) e 28-27 (60 m.).

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em Competições – Competições Nacionais.

EM DIRECTO

No final da partida Ljubomir Obradovic, treinador do FC Porto Vitalis, recordou que «os jogos entre o SL Benfica e o FC Porto são sempre duros».

Do outro lado, Jorge Rito, técnico do SL Benfica, referiu que «já sabíamos que era um jogo para ser jogado até ao último segundo como, de facto, aconteceu. O ânimo dos atletas, a capacidade organizativa que conseguimos manter durante praticamente todo o jogo. O único problema da nossa defesa foi o Joao Ferraz, que esteve imparável mas a defesa trabalhou muito bem e a vitória é de todos».

Calendário da Supertaça de Andebol 2012, a disputar no Multiusos de Fafe:

Sexta-feira, dia 31 de Agosto:
18.00 h. – Sporting CP-Madeira SAD, 25-24 (10-15)
20.00 h. – SL Benfica-FC Porto Vitalis

Domingo, 2 de Setembro:
14.30 h. – Jogo de atribuição dos 3.º/4.º lugares – Madeira Sad – FC Porto
17.00 h. – FINAL – Sporting CP : SL Benfica – RTP 2

NOTA – Todos os jogos são transmitidos em direto pela FAP TV.

Patrocinadores Institucionais