Andebol 1 arranca este fim-de-semana

PUB

O Andebol 1 – campeonato nacional de seniores masculinos da 1.ª divisão – arranca este fim-de-semana com a presença de 12 equipas, tal como tem sido norma nas épocas anteriores. Um pouco por todo o Portugal Continental e Ilhas, o Andebol na sua mais elevada expressão vai ocupar um espaço interessante do desporto nacional, já que a modalidade conquistou uma significativa franja do público adepto dos desportos coletivos, onde a modalidade tem o privilégio poder contar com a representação dos três emblemas maiores do desporto nacional – F.C.Porto, S.L. Benfica e Sporting CP – para além de outros históricos da modalidade.

Em termos geográficos, a versão 2012-2013 do Andebol 1 não conhece grandes alterações em relação à edição anterior. Lisboa continua a ser a região do país mais representada, desta feita com quatro clubes, face à subida ao escalão maior do CDE Camões, vice-campeão nacional da 2.ª divisão na temporada finda. Segue-se Braga, que mantém os três históricos que já tinham competido na época finda – ABC/UMinho; Andebol Clube de Fafe e Xico Andebol. O Porto, com a descida à 2.ª divisão do Maia ISMAI, perdeu um clube e tem este ano dois representantes – o campeão nacional FC Porto Vitalis (na foto) e a A.A. Águas Santas.

Dois clubes mantem também a região insular – o Sporting da Hora, nos Açores, e o Madeira SAD no arquipélago da Madeira. Finalmente, em termos de representação geográfica, aparece Aveiro, uma região de forte tradição na modalidade, que compensou a perca do histórico São Bernardo com a entrada da Artística de Avanca, campeão nacional da 2.ª divisão em 2011/2012.

Os dados estão lançados. A partir de sábado e até ao próximo dia 2 de Março de 2013 faz-se a primeira seriação, com a disputa da fase regular. Nessa altura se saberá quais as seis equipas que vão lutar pelo título nacional e pelos lugares nas competições europeias e as outras seis que tudo farão para evitar a descida de divisão.
Que suba o pano. O espetáculo vai começar!

Patrocinadores Institucionais