Derbi no Minho e Belenenses na Madeira

PUB

O dérbi do Minho que, em Guimarães, coloca frente a frente o Xico Andebol e o Andebol Clube de Fafe, é um dos pontos de interesse da primeira parte da jornada inaugural do Andebol 1 – campeonato nacional de seniores masculinos da 1.ª divisão que arranca este sábado. Dos seis jogos da ronda, três disputam-se já este sábado; um joga-se no domingo e os restantes dois foram adiados para a próxima quarta-feira devido à presença de S.L. Benfica e Sporting CP nas competições europeias.

Nuno Santos regressa a Guimarães, desta feita para orientar o A.C.Fafe no jogo frente ao Xico Andebol (na foto). Em princípio de temporada é sempre difícil avançar com vaticínios pelo que o caminho mais seguro passa pelo lugar comum e dizer que, num jogo entre vizinhos e rivais, não há favorito. O jogo entre Xico e AC Fafe não foge à regra.

Os outros dois jogos agendados para sábado disputam-se nas Ilhas.

No Funchal, o renovado Madeira SAD, agora orientado por Aleksander Donner, recebe o Delta Belenenses. A formação madeirense deixou muito boa imagem na Supertaça 2012 disputada recentemente em Fafe e não será descabido atribuir-lhe algum favoritismo.

Nos Açores, o Sporting da Horta, com muitas mexidas no plantel, recebe o Águas Santas que, em relação à temporada anterior, teve uma única alteração, para além da substituição da liderança técnica, agora entregue a Paulo Faria. Os maiatos parecem acolher uma maior dose de favoritismo.

No domingo, o primodivisionário CDE Camões tem a honra de se estrear no Andebol 1, em casa, frente ao campeão em título FC Porto Vitalis. Para além do empenho no jogo, e da festa que seguramente vai acontecer, o CDE Camões ficará com a honra de se bater com o campeão nacional, sem outras obrigações que não passem por dignificar o espetáculo.

Jogos e árbitros da 1.ª jornada do Andebol 1 – campeonato nacional seniores masculinos da 1.ª divisão:

Sábado, dia 15 de Setembro:
17.00 h. – Pav.Funchal – Madeira SAD-Delta Belenenses – César Carvalho/Daniel Freitas (Braga) (na foto)
18.00 h. – Pav.Xico Andebol – Xico Andebol-AC Fafe – Mário Coutinho/Ramiro Silva (Aveiro)
21.00 h. – Pav.Horta- Sp.Horta Elite Sec.-Águas Santas Milaneza – Tiago Monteiro/Ant.Trinca (Lisboa)

– Domingo, dia 16 de Setembro:
17.00 h. – Pav.Casal Vistoso – CDE Camões-FC Porto Vitalis – Daniel Martins/Roberto Martins (Leiria)

NOTA – Devido à participação nas competições europeias das duas equipas lisboetas foram adiados para o dia 19 de Setembro, quarta-feira, os jogos S.L. Benfica-ABC/UMinho (Pav. Luz 2 – 19.00 h. – Eurico Nicolau/Ivan Caçador, de Leiria) e Sporting-Artística de Avanca (Multiusos de Odivelas – 20.30 h. – Nuno Santos/Nuno Gonçalo, Lisboa).

Patrocinadores Institucionais