Portugal-Turquia apresentado esta manhã em Sangalhos

PUB

A Câmara Municipal de Anadia e a Federação de Andebol de Portugal procederam ao fim da manhã de hoje à apresentação do jogo Portugal-Turquia (6 de Outubro – 17 h. – RTP 2), relativa à fase de qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo de Seniores Femininos – Sérvia 2013.

A cerimónia decorreu no Centro de Alto Rendimento de Anadia – Velódromo Nacional, em Sangalhos, e contou com a presença do Vereador da Câmara Municipal da Anadia, Jorge Sampaio; do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira; do presidente da Associação de Andebol de Aveiro, João Lemos, bem como do técnico nacional João Florêncio.

O anfitrião começou por, em nome da edilidade local, saudar a presença de todos os jornalistas, a quem deu as boas vindas. Agradeceu também à FAP «a possibilidade de Anadia, que tem feito uma aposta forte no Desporto, acolher um jogo com a importância deste Portugal-Turquia». Jorge Sampaio evidenciou ainda que o seu município, «para além da qualidade, apoia uma diversidade de modalidades, que vão desde o Andebol a muitas outras». Por outro lado, o Vereador da Câmara Municipal fez votos de que «Anadia saiba estar à altura da importância do jogo e traga muita sorte à seleção nacional».

Por seu turno, o presidente da FAP agradeceu a disponibilidade que a edilidade mostrou logo que foi abordada para acolher o evento, pelo que «a federação e o Andebol é que têm de agradecer à Câmara Municipal de Anadia, um município com excelentes infraestruturas». Ulisses Pereira recordou que a descentralização dos locais que recebem os jogos das diversas seleções nacionais «representa uma estratégia da FAP» e que, neste caso, «pretende estimular os jovens da região para a prática da modalidade, já que esperamos que em Anadia o Andebol se possa desenvolver de uma forma mais intensa. E trazer cá as melhores atletas portuguesas é uma maneira de estimular os mais jovens», afiançou o presidente da FAP, lembrando que «o próprio programa da seleção nacional feminina, enquanto estiver concentrada em Anadia, prevê a deslocação a várias Escolas da região». Por isso, espera que «todo este envolvimento deixe raízes na região».

JOGO NA RTP 2

Ulisses Pereira deixou palavras de confiança na equipa técnica, alertando, no entanto, que «os resultados não aparecem da noite para o dia» e que vamos começar por «defrontar a Turquia, uma equipa fortíssima, com quem há pouco tempo, na Madeira, sofremos uma derrota muito pesada». Saudou depois o regresso de algumas atletas a esta seleção nacional, que se juntam a outras muito jovens, que são o futuro da modalidade. Ulisses Pereira lembrou ainda que «o Andebol é a modalidade coletiva com maior expressão em termos de andebol feminino em todo o país».

O presidente da FAP confirmou depois que «a federação fez um esforço adicional ao garantir a transmissão, em canal aberto, do jogo Portugal-Turquia, através da RTP 2».

JOÃO FLORÊNCIO DIVULGOU CONVOCADAS

O técnico nacional João Florêncio anunciou depois o lote das atletas convocadas, de que ressalta o regresso de Ana Seabra e Renata Tavares, bem como a chamada da jovem (14 anos) Patrícia Rodrigues. Uma renovação mantendo algumas atletas que são referências.

«Espero que seja um bom talismã jogar aqui em Anadia, onde esperamos ter um forte apoio. As instalações que nos vão acolher reúnem todas as condições para fazer um bom trabalho e vamos tentar corresponder», referiu João Florêncio.

«No andebol feminino há um longo percurso a cumprir para conseguir bons resultados e nos afirmarmos a nível internacional mas sabemos que esse percurso não é conseguido sem vitórias. Queremos que essas vitórias comecem a concretizar-se».

Abordando já o jogo com a Turquia, o técnico luso reconhece que «será um jogo muito difícil, mas em que estamos empenhados em conseguir um bom resultado. E esse bom resultado é lutar pela vitória, sabendo que não é fácil. A Turquia tem-se posicionado num patamar um pouco acima do nosso, mas temos de trabalhar para conseguir chegar lá. Seria fantástico para o andebol feminino português ultrapassar a Turquia e mantermos as nossas aspirações de qualificação para o campeonato do Mundo».

Florêncio tem um bom conhecimento do primeiro adversário. «Trata-se de uma equipa com uma primeira linha muito forte, com jogadores com uma certa maturidade; com um jogo intenso, com várias variáveis defensivas e um bom contra-ataque. É uma equipa de primeira linha do andebol mundial, mas podemos discutir o jogo. Precisaremos de apoio, de alguma sorte. Mas a sorte conquista-se e temos de ir à procura dela», referiu o técnico nacional.

As atletas convocadas por João Florêncio (ver convocatória em anexo) entram em estágio em Anadia, no próximo dia 1 de Outubro, montando o quartel-general no Centro de Alto Rendimento. Realizarão diversos treinos no pavilhão de Anadia até ao dia do jogo (6 de Outubro – 17 horas – RTP 2). Estão igualmente agendadas visitas a algumas escolas da região da Anadia e Sangalhos.

Patrocinadores Institucionais