Presidente da FAP marcou presença no arranque do estágio da seleção feminina

PUB

A seleção nacional A sénior feminina concentrou-se este domingo em Sangalhos, dando início ao estágio de preparação tendo em vista a fase de qualificação para o campeonato do Mundial Sérvia 2013, onde integra o grupo 4, juntamente com a Turquia e o Azerbaijão.

As 22 atletas convocadas por João Florêncio, bem como todo o ‘staff’ que ao final da manhã se concentrou no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, receberam com muito agrado o presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP).

Com esta visita, Ulisses Pereira pretendeu «transmitir uma palavra de confiança, que corresponda também à opção feita pela atual Direção da Federação de Andebol de Portugal de colocar o Andebol Feminino como uma das suas prioridades». Não querendo colocar demasiada pressão no grupo de trabalho, agora liderado por João Florência, o presidente da FAP reafirma que «temos consciência que a reconstrução de uma seleção nacional ao mais alto nível não se faz de um ano para o outro, e que está dependente de outras políticas de médio e longo prazo. Mas é importante valorizarmos as nossas seleções, para que constituam sempre motivo de satisfação e orgulho nelas participar. Por isso mesmo, fico satisfeito com alguns regressos que se operaram de atletas que precocemente tinham deixado a seleção nacional».

A garantia de que, dentro do possível, os apoios não faltarão a esta como outras seleções nacionais, veio um pouco depois com Ulisses Pereira a assegurar que «dentro dos constrangimentos financeiros que o País vive, e que muito afetam a nossa modalidade, faremos o possível para dar as melhores condições para o trabalho das seleções, e mecanismos de motivação para os atletas que nelas participam».

EQUIPA SENSIBILIZADA

O selecionador nacional João Florêncio não escondeu a sua satisfação pessoal, e de todo o grupo, com esta visita do presidente da FAP, logo no primeiro dia de concentração. «Ficamos naturalmente muito satisfeitos e consideramos esta visita muito importante, já que vem mostrar o apoio da atual direção da federação ao projeto do andebol feminino».

Este domingo a equipa realizou apenas um treino teórico. «Pretendemos logo no primeiro dia reunir com as atletas para definir princípios e o modo de funcionamento da equipa; o modelo de jogo e também os princípios táticos», elucidou João Florêncio.

Esta segunda-feira, manhã cedo, a comitiva nacional muda-se para o Centro de Estágio de Rio Maior, onde vai trabalhar até ao dia 23 de Setembro. Depois, a Seleção Nacional faz uma pausa e, a 1 de Outubro, João Florêncio vai convocar 16 atletas, que voltam a concentrar-se para o estágio que antecede a primeira jornada da fase qualificação para o Campeonato do Mundo Sérvia 2013 com Portugal a defrontar a Turquia no dia 6 de Outubro, em Anadia.

Patrocinadores Institucionais