Euro 2014 – Carlos Carneiro e Ricardo Moreira acreditam num bom resultado

PUB

A seleção nacional sénior masculina de Portugal já se encontra em Sevilha onde chegou ao fim da manhã desta terça-feira, dando assim início à segunda fase do estágio de preparação tendo em vista os próximos confrontos com a Espanha, já esta quinta-feira, e com a Macedónia, no próximo domingo, em Espinho.

Depois de cinco dias concentrada em Tavira, a equipa nacional rumou até Sevilha, palco do jogo frente à Espanha, numa viagem que demorou cerca de duas horas, que decorreu dentro da normalidade e que já contou com a presença do chefe da comitiva, o vice-presidente da FAP, Ricardo Andorinho.

A meio da tarde Portugal rumou ao Palácio de Deportes de San Pablo onde realizou o primeiro dos três treinos agendados antes do jogo com a Espanha. Rolando Freitas e Carlos Ferreira orientaram uma sessão de trabalho que se prolongou por cerca de duas horas.
No final, Carlos Carneiro e Ricardo Moreira abordaram o jogo desta quinta-feira, para reconhecer que pese a qualidade do adversário, Portugal entrará em campo com a firme disposição de pontuar.

«Para nós, não há jogo melhor que este para nos motivar», começa por referir Carlos Carneiro acerca do Espanha-Portugal. «Não podemos esquecer-nos nem esconder que vamos defrontar uma das melhores equipas do Mundo. Podemos para já ainda estar um pouco longe desse patamar mas no nosso entendimento tudo é possível. Qualquer dia podemos ganhar a uma equipa com o poderia da Espanha, fazer um bom jogo e, quem sabe, pontuar contra a Espanha». Num jogo que se prevê tenha casa cheia. «Esse tipo de ambientes só motiva os jogadores. Nada melhor que um palco destes, com casa cheia e um público que percebe da modalidade. Isso é motivador e vamos tentar disfrutar disso ao máximo».

LUTAR PELA QUALIFICAÇÃO

Ricardo Moreira tem um discurso semelhante. «Este Espanha-Portugal é o primeiro jogo de uma fase de qualificação que nós pretendemos terminar de forma diferente, para melhor, do que terminaram as outras, qualificando-nos», refere o ponta da equipa portuguesa. «Acho que estamos bem, numa nova fase do andebol português e temos tudo para mudar. Faz parte da nossa estratégia e da nossa mentalidade mudar o nosso rumo, e o nosso novo rumo passa pela qualificação». O favoritismo da Espanha não assusta o jogador luso e não tolhe a ambição da equipa. «Já jogámos conta a Espanha com resultados desnivelados mas também já defrontámos os espanhóis em jogos que terminaram muito equilibrados. Há cerca de dois anos (28 de Dezembro de 2012), viemos a Alicante e perdemos apenas por um golo (30-29), num jogo muito disputado de princípio ao fim. Temos tudo para fazer um bom jogo e fazer um bom jogo pode muito bem passar por vencer», diz Ricardo Moreira.

Para esta quarta-feira, Portugal tem agendada a realização de um único treino, que vai decorrer entre as 10 e as 12 horas.

Calendário de jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014

1ª jornada
31.10.2012, 20h00 – Fyr Macedónia : Suíça
01.11.2012, 12h30 – Espanha : Portugal (transmissão em directo Teledeporte e FAP TV)

2ª jornada
04.11.2012, 16h00 – Suíça : Espanha
04.11.2012, 17h00 – Portugal : Fyr Macedónia (RTP2)

3ª jornada
03.-04.04.13 – Fyr Macedónia : Espanha
03.-04.04.13 – Suíça : Portugal

4ª jornada
06.-07.04.13 – Espanha : Fyr Macedónia
06.-07.04.13 – Portugal : Suíça

5ª jornada
12.-13.06.13 – Portugal : Espanha
12.-13.06.13 – Suíça : Fyr Macedónia

6ª jornada
15.-16.06.13 – Espanha : Suíça
15.-16.06.13 – Fyr Macedónia : Portugal

Patrocinadores Institucionais