Euro 2014 – David Tavares e Hugo Figueira já jogaram na ASOBAL e falam do Espanha-Portugal

PUB

A seleção nacional de andebol de Portugal realizou hoje mais dois treinos tendo em vista os próximos confrontos com a Espanha (Sevilha, 1 de Novembro) e Macedónia (Espinho, dia 4 de Novembro), jogos a contar para o grupo 1 de apuramento para o campeonato da Europa – Dinamarca 2014.

Na véspera de partir para Sevilha, a comitiva lusa cumpriu um dia de trabalho com duas sessões de treino, sem qualquer outro sobressalto que não fosse a notícia do falecimento da Mãe de Luís Monteiro, membro da equipa técnica nacional, o que deixou consternada toda a comitiva.

A três dias do apronto com a Espanha, coube a dois dos mais experientes jogadores portugueses que conhecem bem os palcos espanhóis, Hugo Figueira e David Tavares, abordar o confronto com o país organizador do próximo Campeonato da Europa de 2013.

«Sabemos que a Espanha tem evoluído muito nos últimos tempos, rubricou uma excelente prestação nos últimos Jogos Olímpicos de Londres, mas estamos esperançados em fazer um bom jogo e um bom resultado, tentando equilibrar a partida. Sabemos que estamos perante um adversário muito forte no seu contra-ataque, pelo que vamos tentar anular os seus pontos mais fortes, a defesa e o contra-ataque», referiu o guarda-redes luso que já atuou no campeonato espanhol ao serviço do Algeciras e do Aranda del Duero e, também por isso, conhece bem os seus adversários.

Hugo Figueira lembrou depois «o excelente trabalho que temos vindo a fazer com o novo treinador de guarda-redes, Carlos Ferreira. Tanto eu como o Laurentino estamos muito sincronizados e concentrados nas nossas tarefas. Não quero dizer que antigamente não estávamos, mas agora é diferente. Foi uma lufada de ar fresco que a seleção recebeu com a entrada do Carlos Ferreira. Para mim, foi e é um ídolo e a sua entrada acaba por nos trazer mais responsabilidade, sendo bom ouvir uma palavra sábia de um guarda-redes com ele foi».

REENCONTRO DE EX-COMPANHEIROS

Tal como Hugo Figueira, David Tavares também já pisou muitos pavilhões espanhóis, onde atuou ao serviço do Octavia de Vigo e também do Almeria, onde teve como companheiro de equipa o central Daniel Sarmiento, um dos jogadores convocados pelo selecionador espanhol Valero Rivera.

«De certeza que vamos jogar num pavilhão com muito público. A Espanha tem no princípio de 2013 o campeonato do Mundo em sua casa e de certeza que estão a preparar-se e vão querer mostrar que Espanha vai ser um sucesso neste Mundial e nesse sentido prevejo que vai estar um grande ambiente o que, para nós, também será muito motivador». Se para o Mundial a Espanha quer ter sucesso, Portugal quer antecipar esses momentos e viver já o sucesso na próxima quinta-feira. «A Espanha tem uma excelente equipa mas nós também temos os nossos argumentos. Estamos com muita vontade de ganhar, com muita ambição e vamos lá tentar um bom resultado». Os jogadores já visionaram muitas imagens de jogos da Espanha pelo que têm um conhecimento profundo do adversário.

«A Espanha não tem pontos fracos… Pode é ter pontos menos fortes e, mesmo assim, são difíceis de encontrar. Defendem muito bem, saem muito bem para o contra-ataque e, provavelmente, o ponto menos forte é não ter uma primeira linha tão forte como as melhores seleções de topo. Mas compensam isso com a velocidade de jogo, com uma boa técnica dos jogadores de primeira linha; pontas muito rápidos; um excelente guarda-redes, dos melhores do Mundo, pelo que estamos perante uma equipa fantástica».

Mas desengane-se quem pensa que Portugal vai chegar a Sevilha de cabeça baixa. «Vamos lá para tentar contrariar o favoritismo dos espanhóis».

DE PARTIDA PARA SEVILHA

A comitiva portuguesa deixa Tavira pelas 10 horas de amanhã, terça-feira, estando a chegada a Sevilha prevista para as 13 horas locais (menos uma em Portugal Continental). O único treino do dia está agendado para as 17 horas locais, para o Palácio de Deportes San Pablo de Sevilha. Curiosamente, um recinto de que o Desporto português tem boas recordações – foi lá que, em 9 de Março de 1991, o atleta do Sporting Clube de Braga, Mário Silva, conquistou a medalha de bronze nos III Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, cumprindo os 3.000 metros em 3 minutos 43,85 segundos.

Calendário de jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014

1ª jornada
31.10.2012, 20h00 – Fyr Macedónia : Suíça
01.11.2012, 12h30 – Espanha : Portugal (transmissão em directo Teledeporte e FAP TV)

2ª jornada
04.11.2012, 16h00 – Suíça : Espanha
04.11.2012, 17h00 – Portugal : Fyr Macedónia (RTP2)

3ª jornada
03.-04.04.13 – Fyr Macedónia : Espanha
03.-04.04.13 – Suíça : Portugal

4ª jornada
06.-07.04.13 – Espanha : Fyr Macedónia
06.-07.04.13 – Portugal : Suíça

5ª jornada
12.-13.06.13 – Portugal : Espanha
12.-13.06.13 – Suíça : Fyr Macedónia

6ª jornada
15.-16.06.13 – Espanha : Suíça
15.-16.06.13 – Fyr Macedónia : Portugal

Patrocinadores Institucionais