S.L. Benfica e Sporting vencem e seguem na frente

PUB

O SL Benfica venceu esta tarde o Águas Santas-Milaneza por 26-20, em jogo da quinta jornada do Andebol 1 – campeonato nacional seniores masculinos. Um triunfo que bem cedo começou a desenhar-se já que, aos 11 minutos de jogo, os pupilos de Jorge Rito tinham construído uma vantagem de quatro golos (6-2). Aliás, foram várias as ocasiões em que a equipa da casa conseguiu vantagens de quatro e até uma de cinco golos (9-4, aos 17 m.). No segundo tempo, não se notou a reação dos maiatos que chegaram a estar a perder por sete golos (25-28). O triunfo do SL Benfica mantém a equipa da Luz no comando da classificação, em parceria com o Sporting CP.

Em Guimarães, o Sporting CP manteve a invencibilidade mas nãos e livrou de um susto. A formação de Frederico Carlos muito cedo conseguiu uma vantagem de três golos (3-6, aos 9 m.) mas não foram necessários mais que 10 minutos para o Xico Andebol passar pela primeira vez para a frente do marcador (8-7). A partir daí, e até o final da primeira parte (13-12), o jogo foi muito equilibrado com o marcador a conhecer empates sucessivos. Entrou melhor na segunda parte o Sporting CP que, aos 39 minutos, tinha regressado à vantagem de três golos (15-18). A reação do Xico Andebol foi exemplar e os vimaranenses chegaram mesmo a empatar o jogo a 23 golos. Nos momentos finais, o Sporting CP impôs-se e garantiu a vitória que o mantém no grupo da liderança.

Em Fafe, a equipa da casa começou por dar muito boa conta de si, parecendo querer vender cara a derrota. A primeira parte foi equilibrada, com as duas equipas a passarem empatadas aos 20 m. (11-11). Daí para a frente mandou o FC Porto Vitalis que foi para o intervalo a vencer por 14-16. Uma vantagem que começou por manter, para depois ampliar, no primeiro quarto-de-hora do segundo tempo, terminando com uma vitória por números muito confortáveis.

Em Braga, o ABC/UMinho confirmou o favoritismo mas o Delta Belenenses conseguiu equilibrar a partida já nos minutos finais do primeiro tempo, depois de ter estado várias vezes em desvantagem de três golos. Depois, no segundo tempo, a equipa de Belém conseguiu mesmo passar para a frente o marcador mas de forma efémera (14-15). O ABC voltou a tomar conta do jogo e, depois de nova aproximação do adversário (19-7), fez um parcial de 3-0 que, praticamente, ‘arrumou’ a partida.

No Funchal, o Madeira SAD chegou ao intervalo com o jogo na mão (17-10) e a segunda parte serviu para manter essa confortável vantagem no marcador.

O Sporting da Horta /Elite Security também não teve dificuldades em ultrapassar, fora de portas, o CDE Camões, pese a excelente reação da equipa da casa na parte final da partida.

Resultados dos jogos da 5.ª jornada do Andebol 1 – campeonato nacional seniores masculinos da 1.ª divisão, realizados este sábado:

Madeira SAD-Artística Avanca, 31-25 (17-10)
ABC/UMinho-Delta Belenenses, 27-23 (14-14)
SL Benfica-Águas Santas-Milaneza, 26-20 (13-11)
Xico Andebol – Sporting CP, 24-26 (13-12)
CDE Camões-Sp. Horta/Elite Security, 23-26 (7-10)
AC Fafe-FC Porto Vitalis, 23-38 (14-16)

Patrocinadores Institucionais