FC Porto Vitalis vence clássico e atrasa Sporting

PUB

O FC Porto vitalis venceu esta tarde o Sporting CP por 33-31, no jogo mais aguardado da nona jornada do Andebol 1. Um triunfo que mantém a turma portista no segundo lugar, a apenas dois pontos do líder SL Benfica – que hoje venceu facilmente o CDE Camões – mas que deixa o Sporting mais longe dos lugares da frente.

A partida ficou um pouco distante daquilo que se podia esperar em termos de equilíbrio e emoção. Com dois planteis bem recheados, com as duas balizas entregues aos dois guarda-redes que fizeram a campanha recente da seleção nacional, o equilíbrio não se fez sentir em grande parte da partida porque a equipa da casa bem cedo tomou conta do jogo. Aos 18 minutos o FC Porto levava quatro golos de avanço (10-6), o Sporting CP ainda se aproximou à entrada dos cinco minutos finais do primeiro tempo (11-10) mas o FC Porto foi para o intervalo a vencer por 13-11.

Um começo de segunda parte verdadeiramente diabólico por parte dos campeões nacionais (5-0 em menos de quatro minutos), ‘terminaram’ com o jogo. A vencer por sete (18-11), o FC Porto Vitalis foi conduzindo o jogo a seu belo prazer, sempre com vantagens extremamente confortáveis até cinco minutos do fim (31-26), acabando por permitir uma reação final ao Sporting, que reduziu a desvantagem para apenas dois golos (33-31).

Nos outros jogos da ronda, houve equilíbrio em Braga, Belém e Fafe. Na Cidade dos Arcebispos, e depois do empate pobre em golos ao intervalo (9-9), a equipa de Braga nunca esteve em desvantagem no segundo tempo mas só sossegou nos instantes finais com um belo golo de Pedro Seabra Marques que, em apoio fixou o resultado final (20-28).

Em Fafe, cinco minutos finais diabólicos. O AC Fafe entrou nesse período de tempo a vencer por dois (25-23) mas não consegui manter essa vantagem, nem mesmo o 26-25 que se verificava a nove curtíssimos segundos do final já que, quase em cima do derradeiro apito, Milos Padezanin fixou o empate final que ditou a divisão de pontos.

Em Belém, onde as duas equipas foram para o descanso separadas por um curto golo (14-13), depois do Delta Belenenses ter conseguido várias vantagens de quatro golos, o Águas Santas começou por empatar a 17 aos 37 minutos, para depois passar mesmo para a frente do marcador. Um parcial de 5-0 ainda virou o resultado a favor da turma de Belém (22-19), mas a reação final do Águas Santas permitiu aos pupilos de Paulo Faria um importante triunfo.

Nas outras duas partidas, triunfos esperados do SL Benfica frente ao CDE Camões e do Xico Andebol diante da Artística de Avanca.

– Resultados dos jogos da nona jornada do Andebol 1, realizados este sábado:

SL Benfica-CDE Camões, 30-19 (14-8)
ABC/UMinho-Madeira SAD, 20-18 (9-9)
Xico Andebol- Artística de Avanca, 38-31 (18-13)
Delta Belenenses-Águas Santas Milaneza, 25-27 (14-13)
FC Porto Vitalis-Sporting CP, 33-31(13-11)
AC Fafe-Sp.Horta/Elite Security, 26-26 (14-17)

Patrocinadores Institucionais