Ulisses Pereira reeleito Presidente da Federação de Andebol de Portugal

PUB

Ulisses Pereira foi reeleito Presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), para o mandato coincidente com o ciclo olímpico de 2012 a 2016.

No mesmo sufrágio, a lista A venceu com a totalidade dos votos, 46, que elegeu os Corpos Sociais da FAP. À frente da Direção da Federação, continua o presidente Ulisses Pereira, apoiado pelos vice-presidentes Augusto Silva, Ricardo Andorinho, Henrique Silva, Juliana Sousa e Eduardo Coelho (suplente).

No que diz respeito à Assembleia Geral, Pedro Mourão é o presidente e Raúl Castro, o vice-presidente e o secretário José Manuel Costa e, ainda, João Flamino (suplente).

A presidir o Conselho Fiscal, está José Manuel Rosa, apoiado pelos vice-presidentes Gonçalo Lopes e Olinto Ravara e, também, João Carvalho (suplente).

Miguel Fernandes é, neste mandato, o presidente do Conselho de Disciplina, , apoiado pelo secretário Vasco Costa, Carla Rodrigues (vogal) e Ângela Guerra (suplente).

Quando ao Conselho de Justiça, o presidente é António Manuel Sousa e António Pereira é o vice-presidente; Mónica Santos e António Rodrigues e Américo Claro, são os vogais, e Isabel Garcia (suplente).

Finalmente, o Conselho Técnico está entregue a Rui Coelho, presidente e ao vice-presidente Horário Poiares. José Correia (vogal) e Manuel Espeçada (suplente), também fazem parte desde Conselho.

Conselho de Arbitragem: Lista C foi a mais votada

O Conselho de Arbitragem foi o único Órgão Social com duas listas concorrentes. A lista C foi a mais votada, com 24 votos

Assim, do Conselho de Arbitragem mais votado, fazem parte António Marreiros (presidente), António Goulão e Jorge Manuel Gil (vice-presidentes), Manuel Conceição e Carlos Joaquim (vogais) e os suplentes Dario Ramos e Fernando Ferrão.

Voto de Louvor proposto pela ANCAMP

No final da Assembleia Geral, a ANCAMP propôs um Voto de Louvor a todos os Órgãos Sociais que hoje cessaram a sua actividade, voto esse que foi aprovado por unanimidade.

Ulisses Pereira: “Consolidar a Mudança”

Logo após a contagem dos votos, houve lugar à cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Sociais da Federação. No seu discurso, Ulisses Pereira começou por deixar uma “palavra de agradecimento e reconhecimento a todos aqueles que hoje cessam funções nos vários Órgãos Sociais da Federação de Andebol de Portugal”, nomeadamente Pedro Feist.

Ulisses Pereira apelou “ao Governo que tenha a coragem de proceder à revisão do Regime Jurídico das Federações Desportivas, tendo em consideração a realidade do Desporto em Portugal e não apenas de uma modalidade.” E assumiu que “este mandato coincide com o ciclo olímpico 2012-2016 e vai-se desenvolver num enquadramento de fortes constrangimentos.”

Acrescentou, ainda, que “esta situação leva-nos a uma mudança de paradigma de gestão da modalidade. E obriga-nos a ser inovadores e a assumir uma postura atenta, responsável e proactiva na busca de novas soluções que garantam o desenvolvimento e o sucesso do Andebol Português.” Ulisses Pereira salientou que “o lema da candidatura é “consolidar a mudança”, cuja missão e princípios fundamentais são:

– Centrar a FAP na sua vocação;
– Promover a proximidade entre todos os agentes da modalidade;
– Dar voz e responsabilidade às associações regionais, às associações de classe e aos clubes, para um projeto comum a favor do desenvolvimento do Andebol a todos os níveis;
– Adequar as decisões da FAP em função das condições financeiras atuais;
– Desenvolver uma cultura de inovação forte, centrada nas prioridades da modalidade.

“Mas, para nós, é fundamental facilitar a vida dos Clubes”, diz Ulisses Pereira, dizendo ainda que “reforçaremos a relação com o Conselho Consultivo, órgão de excelência para o envolvimento dos vários agentes da modalidade, das várias visões e correntes de pensamento. Diferenças que não nos devem dividir. Pelo contrário. Serão fatores de convergência na partilha do caminho a trilhar.”

O Presidente da Federação expressou, ainda “muita preocupação com as questões relacionadas com o financiamento das viagens dos Clubes do Continente às Regiões Autónomas e também no sentido inverso. A Federação está a suportar custos mensais na casa dos quarenta, cinquenta mil euros, sem ter nenhum quadro de financiamento público contratualizado. É uma situação insustentável, e a curto prazo poderemos ser forçados a assumir decisões difíceis para quem como nós tanto defende a coesão territorial e respeita o trabalho que está a ser desenvolvido nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.”

“Queremos construir um Andebol em Portugal mais sustentável, mais desenvolvido, mais competitivo, mais forte”, foram as palavras com que Ulisses Pereira deu por terminado o seu discurso.

Em anexo pode consultar, na versão integral, o discurso de tomada de posse do presidente Dr.Ulisses Pereira

Patrocinadores Institucionais