Sub-21 de Portugal de malas aviadas para a Hungria

PUB

Regressada do Torneio das Quatro Nações, que se disputou em Créteil, França, a seleção nacional de Juniores A de Portugal está pronta para regressar ao trabalho, tendo em vista o torneio de apuramento para o Mundial da Bósnia.

A formação lusa vai disputar em Dabas, Hungria, entre 4 e 6 de Janeiro de 2013, o grupo 2 da fase de qualificação europeia e onde terá como adversários a Suécia; o anfitrião Hungria e a Bélgica, sendo que os dois primeiros do grupo garantem o apuramento para o Mundial de Sub-21, que vai decorrer na Bósnia Herzegovina, em Julho de 2013.

Terminado o Torneio das Quatro Nações, Paulo Fidalgo já divulgou o nome dos jogadores convocados para viajarem até à Hungria, lista que pode ser consultada em anexo. A comitiva portuguesa concentra-se em Almada ao início da manhã de quarta-feira, dia 2 de Janeiro, onde vai realizar dois treinos, partindo ao final da manhã do dia 3, quinta-feira, para a Hungria.

Sobre a presença lusa no grupo de apuramento, recordemos o que foram as palavras de Paulo Fidalgo ainda antes do «Quatro Nações».

«Não podemos dizer que fomos bafejados pela sorte no sorteio. Não tanto pelos adversários mas especialmente pelo local em que vamos disputar o apuramento, Dabas, uma cidade muito virada para o andebol», começou por referir Paulo Fidalgo.

«Seria para nós melhor jogar em Portugal, pois além do apoio que teríamos, haveria a possibilidade dos jovens jogadores portugueses assistirem a um conjunto de bons jogos», refere o selecionador nacional.

Sobre os nossos objetivos, «são claros», diz Fidalgo, e passam por «garantir o apuramento. Há três candidatos mais fortes, começando pela Suécia, que tem maior potencial, e Portugal aparece no plano seguinte, juntamente com a Hungria que é o país organizador e com muita tradição no andebol. Não podemos esquecer que ainda há pouco a Hungria, com a sua equipa principal, esteve presente nas meias-finais dos Jogos Olímpicos. Quanto à Bélgica não tem o historial das outras equipas mas certamente que não é uma formação frágil.».

Já sobre a ordem dos jogos, Paulo Fidalgo confessa que foi «o lado bom deste sorteio», numa competição onde apenas 11 equipas da Europa vão apurar-se e juntar-se à Bósnia, organizadora do Mundial da Bósnia. «Vai ser um apuramento muito difícil», confessa.

Calendário de jogos – Grupo 2
04.01.2013, 15:30 – Portugal : Bélgica
04.01.2013, 18:00 – Suécia : Hungria
05.01.2013, 15:30 – Bélgica : Suécia
05.01.2013, 18:00 – Hungria : Portugal
06.01.2013, 13:30 – Suécia : Portugal

06.01.2013, 16:00 – Hungria : Bélgica

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Todas as informações sobre a qualificação europeia para o Campeonato do Mundo Sub21 2013 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais