Taça EHF: FC Porto Vitalis esteve bem perto de entrar na fase de grupos

PUB

O FC Porto Vitalis foi esta tarde ingloriamente afastado das competições europeias de clubes ao vencer em casa o RK Cimos Koper por 27-22, margem insuficiente face à derrota na Eslovénia, no jogo da primeira mão, por 29-23.

É certo que no primeiro tempo a equipa pareceu um pouco nervosa, cometendo mais erros que o habitual. Mas não deixa de ser verdade que, já na parte final, faltou uma pontinha de sorte – e sobrou o guarda-redes esloveno Skof – para que o FC Porto Vitalis seguisse para a fase de grupos.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipas parecendo receosas. Depois de empatges sucessivos, a primeira vantagem de dois golos aconteceu aos 17 minutos e favoreceu a equipa lusa (7-5). Ainda no primeiro tempo a equipa de Obraqdovic teve em várias ocasiões animadoras vantagens de quatro golos mas, ao intervalo, essa vantagem estava reduzida para metade (12-10), muito por culpa do excelente jogo dos 6 metros por parte do Cimos Koper.

Mas não foi preciso muito para que esse desnível de quatro golos voltasse a animar as bancadas do Dragão Caixa. Primeiro 16-12, depois 17-13 e, finalmente, o 18-13 aos 40 minutos. Duas grandes intervenções de Quintana permitiram manter a esperança (21-17) e a sete minutos do fim o FC Porto Vitalis pareceia estar tão perto do objectivo, quando ganhava por 23-18. Faltava um golo à equipa portista. Os eslovenos mostraram algum nervosismo mas com Bombac em bom plano, conseguiam ir adiando a festa das bancadas.A dois minutos e meio do final, Elias António faz o 26-21.

À entrada do minuto final, é Gilberto Duarte que colcoa novamente a diferença em cinco golos (27-22). A decisão da eliminatória esteve nas mãos de Elias António, a pouco mais de 20 segundos do fim, mas à entrada do ponta esquerdo do FC Porto Vitalis correspondeu o experiente Skof com (mais) uma grande defesa.Os segundos finais foram jogados debaixo de grande emoção, depois de um pequeno sururu ter teixado o Cimos Koper com apenas quatro jogadores de campo. Do último livre de nove metros, já com o tempo de jogo esgotado, nada resultou que não fosse a sensação de que o FC Porto Vitalis merecia um pouco mais de sorte mas que os deuses da fortuna, esta tarde, não foram portugueses.

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

Todas as informações sobre a 3ª eliminatória da Taça EHF masculina podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais