Artística de Avanca surpreende e vence em Belém

PUB

A Associação Artística de Avanca rubricou a surpresa da ronda, no que aos jogos disputados este sábado diz respeito, ao vencer na deslocação a Belém o Delta Belenenses por 25-28, recuperando de uma desvantagem de três golos com que foi para o descanso (16-13). Destaque para João Vilar, que apontou nove dos golos da equipa de Avanca, tantos como Edgar Landim, do Delta Belenenses.

Em Braga, ABC/UMinho entrou a todo o gás para fazer esquecer a má imagem que tinha deixado em Odivelas, na pobre exibição frente ao Sporting CP. Com quatro novidades no sete inicial (Bruno Dias, Virgílio Pereira, João Santos e Nuno Rebelo) a equipa de Braga entrou muito bem e cedo chegou aos seis golos de vantagem (7-1, aos 12 m.), obrigando Fiipe Duque a pedir um time-out. Ao intervalo o jogo estava praticamente decidido (16-6) e, talvez por isso mesmo, e depois de ampliarem a vantagem até aos 12 golos (20-8), os pupilos de Carlos Resende quiseram fazer recordar a má exibição frente ao Sporting, e permitiram a recuperação até aos nove golos do fragilizado Sp.Horta, que se apresentou em Braga apenas com 11 jogadores. Triunfo importante do ABC/UMinho, numa ronda onde vários dos adversário diretos pela entrada no grupo A não conseguiram vencer.

Em Guimarães, o Xico Andebol recebeu e venceu o CDE Camões, confirmando o favorito que lhe era atribuído.

Um pouco mais ao lado, em Fafe, o Sporting venceu folgadamente o Andebol Clube de Fafe num jogo onde ao intervalo os leões já levavam vantagem de 16 golos. Na primeira parte, o Andebol Clube de Fafe apenas por sete vezes conseguiu violar a baliza leonina.

Finalmente, no Dragão Caixa, as expectativas à volta do jogo não foram totalmente cumpridas já que o FC Porto mostrou-se demasiado forte perante um Águas Santas que vinha de duas vitórias consecutivas frente ao AC Fafe (casa) e ABC/UMinho (fora). Ao intervalo, os pupilos de Paulo Faria já perdiam por expressivo 16-10 e a segunda parte serviu para o FC Porto Vitalis ampliar a vantagem, numa partida onde os maiatos mostraram-se muito desconcentrados na parte final, contestando a globalidade das decisões da dupla de arbitragem o que lhes retirou discernimento.

A ronda encerra este domingo com o SL Benfica a receber o Madeira SAD. Longe parecem ir os tempos em que os benfiquistas não se davam nada bem nestes confrontos, pelo que o favoritismo dos pupilos de Jorge Rito é inegável.

– Resultados dos jogos da 19.ª jornada do Andebol 1 realizados este sábado:

– Sábado, dia 19 de Janeiro:
Delta Belenenses-Art.Avanca, 25-28 (16-12)
ABC/UMinho-Sp. Horta/Elite Secutity, 30-21 (16-6)
Xico Andebol-CDE Camões, 32-25 (17-12)
AC Fafe-Sporting CP, 20-38 (7-23)
FC Porto Vitalis-Águas Santas Milaneza, 33-21 (16-10)

– Domingo, dia 20 de Janeiro:
18.00 h. – Pav. Luz – SL Benfica-Madeira SAD – Daniel Martins/Roberto Martins (Leiria) – Benfica Tv

Patrocinadores Institucionais