Portugal iniciou estágio Lagos e já treinou ao fim da tarde

PUB

A seleção nacional sénior masculina de Portugal concentrou-se esta tarde em Lagos, onde até domingo realiza a segunda parte de um estágio que começou com a deslocação vitoriosa ao Qatar, onde o selecionado luso venceu um torneio quadrangular onde teve como adversários, para além da formação anfitriã, o Egito e Suíça.

Os 18 convocados de Rolando Freitas (ver lista em anexo) concentraram-se a meio da tarde desta quinta-feira em Lagos, realizando ao início da noite o primeiro dos vários treinos agendados para terras algarvias.

«Vamos retomar as nossas rotinas, os nossos hábitos, relembrar algum do trabalho do jogo que temos de fazer nestas duas partidas com a Rússia. É um estágio muito curto e não nos interessa estar a pensar demasiado nos jogos de Abril, frente à Suíça, e relativos ao apuramento para o Europeu. Temos um retomar das nossas rotinas, já que alguns jogadores vêm de jogos que disputaram pela seleção e outros pelos seus clubes, mas há também atletas que vêm de uma paragem mais elevada, pois interromperam os treinos há mais tempo, o que nos levará a ter um cuidado mais individualizado com cada um dos convocados»

Durante esse estágio, Portugal realiza dois jogos, sábado e domingo, com a fortíssima formação da Rússia que, por essa ocasião, está na fase final de preparação para o Campeonato do Mundo de 2013 que vai disputar-se na vizinha Espanha. Colocada no grupo B da fase preliminar, sediado em Sevilha, e onde vai ter como adversários a Dinamarca; Macedónia; Islândia; Qatar e Chile, a formação russa aproveitou a proximidade geográfica para realizar em Lagos o derradeiro estágio que antecede o início do Mundial 2013. As partidas frente à Rússia representam momentos de maior dificuldade que se seguem ao Torneio do Qatar.

«Apesar de não ter sido qualificada para os Jogos Olímpicos de Londres e de não se ter classificado muito bem no campeonato da Europa, a Rússia é uma potencia da modalidade», recorda Rolando Freitas. «Doze dos seus jogadores são atletas do Chekhovskie Medvedi, formação que lidera um dos grupos da Liga dos Campeões e tem outros atletas que jogam a mesma liga, como o Dinamo de Minsk e o Fuche Berlin. A Rússia é uma seleção com um nível de experiência elevado, como se pode ver pela idade dos seus atletas e número de jogos internacionais da generalidade do plantel. É uma equipa de nível ainda mais acrescido porque passou mais uma semana após a sua vitória no Torneio de Riga, onde defrontou e ganhou à Letónia, Lituânia e Bielorrússia, e está cada vez mais perto do arranque do Mundial. Não podemos esquecer que, no grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa de 2014, a Rússia perdeu, fora de portas, por margem tangencial (29-28) com a Sérvia, vice-campeã europeia, e depois ganhou à Áustria, em casa, por sete golos de diferença (38-31)», refere o selecionador nacional. «Estamos, sem dúvida, perante um adversário de valia e que servirá da melhor forma os propósitos de Portugal como preparação para os nossos jogos de qualificação».

Essa foi, de facto, a intenção da equipa técnica, depois do Torneio do Qatar – medir forças contra uma seleção ainda mais apetrechada.

«Antes destes dois momentos de estágio referimos que esta ocasião serviria para observar um maior número de jogadores. Estamos à vontade porque percebemos que temos um leque alargado de jogadores que, ainda agora no Qatar, deram muito boa conta de si e mostraram que podem dar muitas dores de cabeça ao selecionador nacional em termos de escolha de jogadores que podem vir a fazer parte da equipa nacional num futuro próximo».

Os jogos com a Rússia, que prometem constituir dois excelentes espetáculos desportivos, vão decorrer no Pavilhão Municipal de Lagos, este sábado (18 h.) e domingo (16 h.).

Patrocinadores Institucionais