Sub-21 de Portugal defrontam Bélgica no jogo de abertura

PUB

A seleção nacional de sub-21 de Portugal defronta esta sexta-feira a Bélgica no jogo de abertura do grupo 2 da fase europeia de apuramento para o Campeonato do Mundo de Sub-21 que vai disputar-se na Bósnia Herzegovina, no próximo mês de Julho. Para além de Portugal e Bélgica, o grupo 2, sediado em Dabas, na Hungria – que apura os dois primeiros classificados para a fase final – integra ainda a fortíssima Suécia e o anfitrião Hungria.

E não foi uma viagem sossegada, a que levou a comitiva portuguesa de Lisboa até Budapeste, na Hungria. Uma indisposição de um dos elementos da tripulação levou a que o avião regressasse a Lisboa 45 minutos após a partida, o que provocou a chegada tardia a Budapeste, com cerca de duas horas e meia de atraso em relação ao horário previsto.

Este incidente originou desde logo uma alteração nos planos de Paulo Fidalgo que tinha prevista a realização de um treino, já em Dabas, ao final da tarde.

«Foi o primeiro contratempo e espero que seja o último. O treino de pavilhão vai ser anulado, porque ainda temos uma viagem de uma hora de autocarro, até Dabas, pelo que não será fácil realizar o treino no pavilhão. Tentaremos fazer uma ligeira sessão de alongamentos, mesmo que numa sala do hotel onde vamos ficar instalados», referiu o selecionador nacional de sub-21 minutos após a tardia aterragem em Budapeste. «Se não houver essa possibilidade, treinaremos, tal como estava previsto, às 10 horas da manhã de amanhã».

CUIDADOS PARA O JOGO COM A BÉLGICA

Sobre o primeiro adversário de Portugal no grupo de apuramento para o Mundial, Paulo Fidalgo recordou que «a Bélgica fez dois jogos de preparação com Israel, duas partidas muito equilibradas. Trata-se de uma equipa dinâmica, que utiliza muito o sistema defensivo «3x2x1», um guarda-redes que joga na Alemanha e em que os jogadores aplicam grande velocidade no jogo. Temos de ter muitos cuidados, entrar fortes na partida, para mostrar que somos superiores».

Mas, o mais importante, refere o selecionador nacional, «é a nossa convicção e força enquanto equipa, acreditarmos uns nos outros e ultrapassar este primeiro jogo para depois encararmos o segundo jogo com Hungria».

Calendário de jogos – Grupo 2

04.01.2013, 15:30 – Portugal : Bélgica
04.01.2013, 18:00 – Suécia : Hungria
05.01.2013, 15:30 – Bélgica : Suécia
05.01.2013, 18:00 – Hungria : Portugal
06.01.2013, 13:30 – Suécia : Portugal

06.01.2013, 16:00 – Hungria : Bélgica

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Todas as informações sobre a qualificação europeia para o Campeonato do Mundo Sub21 2013 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais