Em Braga, houve emoção e equilíbrio até ao apito final

PUB

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o ABC/UMinho por tangencial 20-19, num jogo extremamente emotivo e equilibrado e que só foi decidido nos instantes finais a favor da equipa que se mostrou mais eficaz, em prejuízo da formação que esteve quase sempre na frente do marcador.

De facto, nem o mais otimista dos adeptos bracarenses arriscaria prognosticar que a sua equipa chegaria ao intervalo a vencer o atual campeão nacional por expressivo 10-5. Mas foi, de facto, isso que aconteceu. Graças a uma exibição de luxo da sua defesa, onde pontificou Ricardo Pesqueira numa interessantíssima luta com Tiago Rocha, os bracarenses – que só sofreram três golos em 22 minutos – comandaram sempre o marcador, chegaram aos 22 minutos com cinco golos de vantagem (8-3), margem que mantiveram até ao intervalo.

No segundo tempo a história do jogo manteve-se até aos 45 minutos (16-13), começando porém a notar-se uma forte reação do FC Porto que, aos 52 minutos, conseguiu o primeiro empate (16-16). Os comandados de Ljubomir Obradovic só passaram pela primeira vez para a frente a três minutos do fim (18-19), o ABC ainda empatou a 19 na concretização de um livre de sete metros. A 50 segundos do final Fábio Vidrago permitiu a defesa de Hugo Laurentino a um remate completamente isolado e, a 22 segundos do final, foi a vez de Tiago Rocha, também de livre de sete metros, marcar o seu oitavo golo que deu os três pontos aos portistas, despoletando uma natural festa por parte dos portistas que não esconderam a sua satisfação pelo suado triunfo (19-20), conseguido num jogo onde estiveram menos de um minuto e meio em vantagem no marcador.

A primeira jornada do Grupo A prosseguiu esta noite nos Açores onde o Sporting CP venceu o Sporting da Horta, e termina este domingo com o jogo SL Benfica-Águas Santas.

No Grupo B, destaque para o triunfo do AC Fafe em Guimarães, frente ao Xico Andebol, e à vitória tangencial da Artística de Avanca sobre o Delta Belenenses. No Funchal, o Madeira SAD confirmou o favoritismo e venceu o CDE Camões.

-Resultados dos jogos da 1.ª jornada da fase final do Andebol 1:

– Grupo A:
ABC/UMinho-FC Porto Vitalis, 19-20 (10-5)
Sp.Horta/Elite Security-Sporting CP, 27-31 (11-166)

– Grupo B:
Madeira SAD-CDE Camões, 25-22 (13-9)
Artística Avanca-Delta Belenenses, 30-29 (16-17)
Xico Andebol-AC Fafe, 24-27 (10-11)

– Domingo, dia 10 de Março:
18.00 h. – Pav. Luz – SL Benfica-Águas Santas Milaneza – Roberto Martins/Daniel Martins (Leiria) – Benfica Tv

Patrocinadores Institucionais