Jogo Portugal-Suíça apresentado hoje em Santo Tirso

PUB

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Federação de Andebol de Portugal levaram a efeito esta segunda -feira uma conferência de imprensa para assinatura do protocolo e apresentação do jogo Portugal-Suíça, relativo à quarta jornada do grupo 1 da fase de apuramento para o Europeu de 2014, que vai realizar-se na Dinamarca.

Na cerimónia, que serviu igualmente para a divulgação do lote de convocados para os jogos frente à Suíça, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, eng.º Castro Fernandes; do vereador do Desporto, Dr. José Carlos Ferreira, dos diretores da Federação de Andebol de Portugal, Augusto Silva e Dr. Eduardo Coelho; do selecionador nacional, Rolando Freitas e de dois dos jogadores convocados – Tiago Rocha (FC Porto Vitalis) e Ricardo Pesqueira (ABC/UMinho).

O vice presidente da FAP, Augusto Silva, começou por usar da palavra para «agradecer a presença do presidente da Câmara de Santo Tirso e de todos os jornalistas» e confessar que «o Andebol tem uma dívida de gratidão para cm Santos Tirso, cidade que tem profundas raízes que a ligam à modalidade. A realização do jogo Portugal-Suíça em Santo Tirso visa atenuar essa dívida de gratidão que temos para convosco». O vice-presidente da FAP assegurou ainda que «a escolha de Santo Tirso não foi por acaso mas por ser uma cidade com tradição no Andebol e, simultaneamente, por ter uma infraestrutura fantástica que é o pavilhão onde o jogo vai realizar-se e, ao mesmo tempo, por estar no coração do triângulo Guimarães-Braga-Porto onde a nossa modalidade tem uma força muito grande e por, naturalmente, acreditarmos que vamos aqui abrir uma porta para a qualificação para o Europeu de 2014. Estou certo que o apoio dos adeptos vai conseguir dar corpo ao nosso sonho». Augusto Silva agradeceu também à Comunicação Social presente já que «com o vosso apoio, a nossa mensagem chega mais longe e mais depressa».

O selecionador nacional, Rolando Freitas, agradeceu a «recetividade que tem vindo a ser notória em todo o processo de acolhimento em Santo Tirso», reforçando o sentimento de satisfação de toda a comitiva «quando soube que ia disputar em Santo Tirso este importante jogo frente à Suíça». Rolando Freitas fez alusão «às excelentes condições do pavilhão, que permitem à comitiva nacional desenvolver da melhor forma o seu trabalho com vista ao jogo com a Suíça».

Já o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, eng. Castro Fernandes começou por saudar todos os presentes, reafirmando a «satisfação em Santo Tirso ser a capital do Andebol» e assegurar que «nós é que agradecemos a escolha de Santo Tirso para palco deste jogo. Santo Tirso está muito bem localizada pelo que temos excelentes condições de proximidade que permitem que o público afeto à modalidade residente nestas localidades possa deslocar-se até ao Municipal de Santo Tirso para presenciar este jogo». Castro Fernandes garantiu que «a equipa vai sentir-se em casa».

Depois da assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Santo Tirso e a Federação de Andebol de Portugal, seguiu-se o anúncio da lista de convocados de Rolando Freitas, que pode ser consultada em anexo.

O selecionador nacional, Rolando Freitas, e os jogadores Tiago Rocha e Ricardo Pesqueira ficaram depois à disposição dos jornalistas para responder às questões colocadas.


EM DIRECTO

«Não é fácil compararmos o último jogo com a Suíça, no Torneio do Qatar, com estes que vamos disputar agora. São jogos completamente diferentes. Agora estamos perante um jogo de qualificação, estamos bem informados sobre a Suíça, sobre as suas versatilidades e julgo que estaremos preparados para jogar com os suíços, sem estar a pensar no jogo de Dezembro, que já passou e que já faz parte da história e que não nos vai trazer nada para o futuro. Houve muitos elogios na sequência do nosso jogo com a Macedónia mas não nos podermos esquecer que ‘não há’ jogo com a Macedónia se, antes, não houver dois jogos e duas vitórias frente à Suíça. O nosso objetivo para este duplo confronto coma Suíça é vencer os dois jogo. Não há que ter medo de o dizer. Temos de encarar este jogo com a Suíça como se de uma final se tratasse».
(Rolando Freitas, selecionador nacional)

«Este ano, e infelizmente, ainda não pude dar o meu contributo à seleção nacional. Já estou habituado a ter de medir forças com jogadores de porte físico elevado. Temos de defender muito bem neste pavilhão que a generalidade dos jogadores tão bem conhece, pavilhão que seguramente vai estar cheio de público para nos apoiar. Estamos a fazer um bom trabalho, com um excelente resultado frente à Macedónia mas ainda temos muito trabalho pela frente para garantir o apuramento para o Europeu de 2014».
(Tiago Rocha, jogador)

«Jogámos com a Suíça no Torneio no Qatar mas, obviamente, que são jogos diferentes. Na altura verificamos que se trata de uma seleção com jogadores de alto poder físico, com excelentes rematadores da linha dos nove metros. Desta vesz não será uma seleção muito diferente e a nossa defesa assumirá um papel importantíssimo no sucesso em ambos os jogos. Vamos jogo a jogo, começando por vencer a primeira partida na Suíça».
(Ricardo Pesqueira, jogador)

Patrocinadores Institucionais