Torneio Internacional de Leiria: Portugal termina em 3º lugar

PUB

Portugal não entrou da melhor forma no jogo e sofreu um parcial de 6-0, que levou João Florêncio a pedir o primeiro “time-out” do jogo. Depois, Portugal começou a recuperar mas não conseguiu encontrar as melhores soluções para passar pela forte defesa norueguesa. Ao intervalo, Portugal saía para o descanso a perder por 16-11.

A segunda parte revelou-se mais equilibrada e Portugal conseguiu aproximar-se da Noruega, no marcador. No entanto, nos minutos finais, a Noruega voltou a ganhar alguma vantagem e Portugal acabou por perder, por 26-21.

“No jogo de hoje, tirando os minutos iniciais, conseguimos ser competitivos”, começou por referir João Florêncio, dizendo que “entrámos mal e sabíamos que não podíamos oferecer o contra-ataque à Noruega, o que acabou por acontecer. Sabíamos que tínhamos de defender bem e contra-atacar, para ser bem sucedidos e não conseguimos. Para além disso, algumas jogadoras mais experientes acusaram algum cansaço, o que é natural, porque o jogo de ontem (com a Eslováquia) foi muito duro. Mas também houve uma excelente resposta por parte das jogadoras mais jovens e que são menos utilizadas. Foi uma boa resposta da equipa e, apesar da derrota, estou contente com o desempenho, a luta e a entrega de todas”, concluiu.

Portugal chega ao fim do Torneio Internacional de Leiria no 3º lugar. “Foi um excelente Torneio, sobretudo com duas equipas de muita qualidade internacional. A organização foi excelente, com todo o apoio que deu à selecção nacional”“, referiu Florêncio, acrescentando ainda que “este Torneio é muito importante porque nos permite crescer, jogar a um nível a que não estamos habituados e os desempenhos que tivemos, apesar das insuficiências que temos, foram desempenhos que nos permitem olhar para o futuro com optimismo para sermos mais competitivos com as equipas que vamos encontrar no apuramento para o Europeu”, concluiu.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Eslováquia vence Torneio invicta

No jogo que encerrou o Torneio Internacional de Leiria, a Eslováquia alcançou a terceira vitória em tantos jogos no Torneio. A Eslováquia entrou melhor no jogo, esteve na frente do marcador mas o Porriño recuperou e levou o resultado para a diferença mínima, mas logo a Eslováquia voltou a ganhar vantagem no marcador. Ao intervalo, as eslovacas venciam por 17-14. Na segunda parte, a Eslováquia intensificou o ritmo de jogo, que a equipa espanhola não conseguiu acompanhar e perdeu, por 39-22.

Portugal no 3º lugar

Logo após o último jogo, realizou-se, no Pavilhão Desportivo dos Pousos, a cerimónia de entrega de prémios. Em primeiro lugar, Mário Bernardes, Presidente da Associação de Andebol de Leiria, entregou lembranças à Junta de Freguesia dos Pousos e à Câmara Municipal de Leiria; a seguir, António Marreiros, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, entregou lembranças às duplas de arbitragem que dirigiram os jogos do Torneio.

Seguiu-se a entrega de prémios às quatro equipas participantes. Primeiro, foi entregue o prémio ao 4º classificado, Club Balonmano Porriño. Eduardo Amaral, vice-presidente da Associação de Andebol de Leiria, fez a entrega.

Em seguida, Ulisses Pereira, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, entregou o prémio ao 3º classificado, Portugal, pelas mãos da capitã, Ana Seabra.

A entrega do prémio ao 2º classificado, a Noruega, foi feita por Fernando Antunes, Presidente da Junta de Freguesia dos Pousos e, finalmente, Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria, entregou o troféu ao 1º classificado do Torneio Internacional de Leiria, a selecção da Eslováquia.

Torneio Internacional de Leiria

sexta-feira, 22.03.13 – Centro Desportivo Juve Lis
19h00 – Noruega : Eslováquia, 23-28 (11-15)
21h00 – PORTUGAL : Porriño, 42-24 (17-14)

sábado, 23.03.13 – Pav. Souto da Carpalhosa
15h30 – Porriño : Noruega, 17-33 (3-18)
17h30 – Eslováquia : PORTUGAL, 23-20 (13-8)

domingo, 24.03.13 – Pav. Pousos
15h00 – PORTUGAL : Noruega, 21-26 (11-16)
17h00 – Eslováquia : Porriño, 39-22 (17-14)

Classificação Geral
1º – Eslováquia (6 pontos)
2º – Noruega (4 pontos)
3º – Portugal (2 pontos)
4º – CB Porriño (0 pontos)

Patrocinadores Institucionais