Alavarium/ Love Tiles e Colégio João de Barros vão a terceiro jogo para o título

PUB

Como seria de esperar, o Pavilhão do Alavarium teve lotação esgotada – cerca de 600 espectadores – para o segundo jogo da final do play-off do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão. O ambiente de festa nas bancadas animou bastante o jogo, que começou muito equilibrado, com o primeiro golo do Colégio João de Barros, logo seguido do empate por parte do Alavarium/ Love Tiles. Em inferioridade numérica, a equipa da casa passou para a frente do marcador (2-1) aos cinco minutos. As duas equipas acusavam algum nervosismo, que se notava através das falhas técnicas que surgiam de parte a parte. O Alavarium/ Love Tiles seguiu na frente (4-2), mas a meio da primeira parte, o Colégio João de Barros voltou a igualar o resultado (4-4) e, na jogada seguinte, Ana Seabra (Alavarium/ Love Tiles) falhou um livre de sete metros e desperdiçou a oportunidade de colocar a equipa da casa novamente em vantagem; depois de uns minutos sem golos, Dulce Pina colocou o Colégio João de Barros em vantagem, imediatamente anulada pela equipa aveirense. A alternância no marcador foi uma constante e, depois do Col. João de Barros ter estado a ganhar, o Alavarium/ Love Tiles recuperou, deu a volta ao resultado e, a três minutos do fim da primeira parte, 10-10 era o resultado. A equipa aveirense foi mais eficaz nos minutos finais e saiu para o intervalo a ganhar por 13-11.

No início da segunda parte, a festa continuava a ouvir-se nas bancadas e o Alavarium/ Love Tiles conseguiu a maior diferença até então (15-12). O Colégio João de Barros passou por uns minutos em que não esteve no seu melhor ao nível da finalização e a equipa aveirense segurava a vantagem (20-16). Depois da desqualificação de Helena Côrro (por acumulação de exclusões), o Colégio João de Barros corria atrás da vitória que decidiria já hoje o campeão e voltou a reduzir a diferença para o mínimo (20-19). A poucos minutos do fim, a emoção e o nervosismo faziam com que as duas equipas cometessem bastantes falhas técnicas; no entanto, na recta final do jogo, o Alavarium/ Love Tiles impediu que o Colégio João de Barros recuperasse e, mais eficaz, marcou mais golos que deram a vitória à equipa de Aveiro, por 27-22.

Assim, será necessário o terceiro jogo para se conhecer o campeão nacional de seniores femininos da 1ª Divisão 2012/ 13, que sucederá ao Madeira Sad. O Alavarium/ Love Tiles volta a receber o Colégio João de Barros e o decisivo jogo está marcado para as 18h30 de amanhã, domingo, no Pavilhão do Alavarium e, também, com transmissão em directo na Andebol TV.

Madeira Sad volta a vencer e fica em 3º lugar

Num jogo difícil para a Juve, que havia sofrido uma derrota, no primeiro jogo em casa e que jogou hoje no Funchal, a equipa de Leiria não conseguiu evitar nova derrota. O Madeira Sad, que já saiu para o intervalo em vantagem (16-13), venceu a Juve por 28-23 e garantiu o terceiro lugar da classificação geral do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão. Ana Temtem (Madeira Sad), com 10 golos, foi a melhor marcadora.

5º lugar para o Jac-Alcanena

Depois da derrota, no primeiro jogo, pela diferença mínima, o Jac-Alcanena assegurou, esta tarde, o 5º lugar da classificação geral, ao vencer o Colégio de Gaia por 37-28. No jogo que se disputou na Escola Secundária de Alcanena, o primeiro tempo foi equilibrado, embora a equipa da casa tenha entrado mais forte, impôs o ritmo de jogo e, ao intervalo, já vencia por 17-14. Na segunda parte, o Colégio de Gaia não conseguiu dar a volta ao resultado e foi obrigado a correr atrás do resultado. A equipa da casa, que acelerou o ritmo na segunda parte, aumentava a pouco e pouco a diferença no marcador. O Colégio de Gaia termina a prova no 6º lugar da classificação geral.

Maiastars segura 7º lugar

Apesar da derrota, esta tarde, no Funchal, por 30-28, o Maiastars garantiu o 7º lugar da classificação geral, uma vez que venceu por quatro golos de diferença no jogo da primeira mão, disputado na Maia. A vitória por dois golos não foi suficiente para anular a diferença do primeiro jogo e, assim, o CS Madeira termina o Campeonato Nacional no 8º lugar.

Grupo B disputou última jornada

Na 6ª e última jornada da fase final do Grupo B, o NAAL Passos Manuel recebeu e venceu o CA Leça por 30-27, num jogo em que as duas equipas estavam empatadas, ao intervalo.

O Santa Joana jogou em casa com o CS Juv. Mar, primeiro classificado do Grupo B. A equipa da casa, que, ao intervalo, ganhava por 16-11, termina assim a prova com uma vitória, por 27-24.

Assim, o CS Juv. Mar ficou em 1º lugar no Grupo B, seguido do CA Leça, em 2º lugar; NDS Joana e NAAL Passos Manuel, os dois últimos classificados do Grupo B, disputam a PO10 na próxima época.

Campeonato Nacional Seniores Femininos da 1ª Divisão
Final play-off – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– Alavarium/ Love Tiles : ADA Colégio João de Barros, 27-22 (13-11)

Final play-off – possível 3º jogo – domingo, 12.05.13
18h30, Pav. Alavarium – Alavarium/ Love Tiles : ADA Colégio João de Barros

Play-off Apuramento 3º-4º Lugar – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– Madeira Sad : Juve, 28-23 (16-13)

Play-off Apuramento 5º-6º Lugar – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– Jac-Alcanena : Colégio de Gaia, 37-28 (17-14)

Play-off Apuramento 7º-8º Lugar – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– CS Madeira : Maiastars, 30-28 (16-13)

Grupo B – 6ª e última jornada – sábado, 11.05.13
– NAAL Passos Manuel : CA Leça, 30-27 (14-14)
– NDS Joana : CS Juv. Mar, 27-24 (16-11)

O calendário completo da Fase Final do Campeonato Nacional Seniores Femininos da 1ª Divisão – Grupos A e B, bem como todos os resultados, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais