Alavarium/ Love Tiles sagra-se Campeão Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão

PUB

Depois da vitória do ADA Colégio João de Barros, no primeiro jogo (22-21) e da vitória do Alavarium/ Love Tiles no segundo jogo (27-22), as duas equipas adiaram a entrega do título para este domingo, 12 de Maio, no terceiro jogo da final do play-off.

À semelhança do que aconteceu no jogo deste sábado, o Pavilhão do Alavarium voltou a ter lotação esgotada para o terceiro jogo da final do play-off, que foi dirigido pela dupla internacional Daniel Freitas e César Carvalho.

Falhas técnicas, bolas no poste e boas defesas marcaram os primeiros minutos de jogo, que só viu o primeiro golo acontecer aos quatro minutos e meio, marcado por Cláudia Correia (Alavarium/ Love Tiles), que inaugurou o marcador. Nas balizas, Diana Roque, do Alavarium/ Love Tiles e Carolina Costa (Colégio João de Barros) destacaram-se logo nos primeiros minutos. Depois da igualdade a dois golos, a equipa da casa fez um parcial de 3-0 e passou para a frente (5-2), mas, a meio da primeira parte, o Colégio João de Barros reduzia para a diferença mínima (6-5). A primeira exclusão do jogo foi para Soraia Domingues, da equipa aveirense, numa altura em que vencia por 7-5 e o Colégio João de Barros não desperdiçou a superioridade numérica para reduzir, novamente, a diferença. Minutos depois, o Colégio João de Barros desperdiçou a oportunidade de restabelecer a igualdade, ao falhar um contra-ataque e, na resposta, o Alavarium/ Love Tiles marcou e voltou a dilatar a vantagem, saindo para o intervalo a ganhar por 13-9.

A equipa aveirense voltou a entrar melhor no jogo e aumentou a diferença para 16-9. O Colégio João de Barros tentava acompanhar o ritmo que o Alavarium/ Love Tiles marcava ao jogo, mas deparava-se com algumas dificuldades, tanto a nível ofensivo como defensivo. A equipa da casa foi, progressivamente, assumindo o controlo do jogo e, a meio da segunda parte, o Colégio João de Barros tinha uma diferença de seis golos para anular (19-13). Decidida a lutar até ao apito final, a equipa de Paulo Félix acelerou e conseguiu reduzir a diferença um golo (19-18) – e só não empatou porque o Colégio João de Barros desperdiçou os dois ataques seguintes. Em resposta, Ana Seabra marcou para o Alavarium/ Love Tiles (20-18). A pouco mais de um minuto do fim, adivinhava-se uma recta final de muitos nervos de parte a parte, quando a equipa da casa continuava na frente (20-19). A vinte segundos do fim, o Colégio João de Barros empatou (20-20) pelas mãos de Inês Catarino, que concretizou a marcação de um livre de sete metros. O prolongamento fazia-se prever, quando, a 2 segundos do fim, Ana Seabra marcou o golo que deu ao Alavarium/ Love Tiles o título.

Veja o golo que valeu o título aqui.

O Alavarium/ Love Tiles sagra-se, assim, Campeão Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão, título que conquista pela primeira vez.

Presidente da Federação entregou a taça ao Alavarium/ Love Tiles

Em ambiente de festa, logo após o final do jogo, houve lugar à cerimónia de entrega de prémios. A vice-presidente da Federação, Juliana Sousa e o presidente da Associação de Andebol de Aveiro, João Lemos, entregaram as medalhas ao ADA Colégio de Barros, finalista vencido e, depois, às campeãs nacionais do Alavarium/ Love Tiles. Seguiu-se o momento mais esperado – o Presidente da Federação, Ulisses Pereira entregou a Cláudia Correia, capitã do Alavarium/ Love Tiles, a taça de Campeão Nacional.

Campeonato Nacional Seniores Femininos da 1ª Divisão
Final play-off – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– Alavarium/ Love Tiles : ADA Colégio João de Barros, 27-22 (13-11)

Final play-off – 3º jogo – domingo, 12.05.13
– Alavarium/ Love Tiles : ADA Colégio João de Barros, 21-20 (13-9)

Play-off Apuramento 3º-4º Lugar – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– Madeira Sad : Juve, 28-23 (16-13)

Play-off Apuramento 5º-6º Lugar – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– Jac-Alcanena : Colégio de Gaia, 37-28 (17-14)

Play-off Apuramento 7º-8º Lugar – 2º jogo – sábado, 11.05.13
– CS Madeira : Maiastars, 30-28 (16-13)

Grupo B – 6ª e última jornada – sábado, 11.05.13
– NAAL Passos Manuel : CA Leça, 30-27 (14-14)
– NDS Joana : CS Juv. Mar, 27-24 (16-11)

O calendário completo da Fase Final do Campeonato Nacional Seniores Femininos da 1ª Divisão – Grupos A e B, bem como todos os resultados, podem ser consultados no Portal, em Competições Nacionais.

Patrocinadores Institucionais