FC Porto recebe SL Benfica naquele que pode ser o jogo do título

PUB

O FC Porto Vitalis recebe esta sexta-feira (21.30 h.) o SL Benfica, em jogo da nona e penúltima jornada da fase final do Andebol 1. Empatadas em pontos (52) no primeiro lugar da classificação – com o SL Benfica em vantagem graças à vitória caseira frente aos portistas (30-28) – as duas formações encontram-se num jogo escaldante mas que pode, por si só e no campo das hipóteses, não decidir ainda o título nacional. É que, matematicamente, e quando faltam disputar duas jornadas, o Sporting CP, atual terceiro classificado com 49 pontos, ainda pode chegar aos 55 pts., registo que não o afasta, à partida, do título nacional. É que um empate entre FC Porto e SL Benfica no jogo desta sexta-feira deixa as duas equipas com 54 pontos, ‘obrigando-as’ a vencer ou empatar na última ronda para suplantarem os tais 55 pontos a que o Sporting ainda pode chegar. Mas como o empate é um resultado pouco usual nesta modalidade (nota – nos 25 jogos do grupo A da fase final não aconteceu em nenhuma ocasião) bem pode dizer-se que há fortes possibilidades do jogo do Dragão Caixa decidir o título nacional de Andebol. Para isso, basta que o FC Porto vença por uma diferença superior a dois golos ou que o SL Benfica averbe um triunfo, seja qual for o resultado.

Numa partida com estes condimentos, com o Dragão Caixa esgotado, e com transmissão televisiva pelo Porto Canal e A Bola Tv, espera-se um grande espetáculo. Avançar um prognóstico é tarefa difícil embora não possa ignorar-se que o fator casa pode ser importante. Garantida está, isso sim, muita emoção!

No domingo o Sporting CP recebe o Águas Santas Milaneza, procurando repetir o triunfo que já conseguiu na primeira volta (22-28).

Grupo B: Xico Andebol e AC Fafe – um deles escapa à despromoção

No Grupo B, e com o CDE Camões despromovido, falta saber quem acompanha a equipa de Lisboa na descida ao segundo escalão do andebol português. À entrada da nona jornada o Andebol Clube de Fafe leva vantagem de três pontos sobre o Xico Andebol e parece estar em melhores condições para garantir a manutenção. Este sábado recebe a Artística de Avanca, que já confirmou a manutenção, enquanto o Xico Andebol defronta, em Guimarães, o Madeira SAD.

Tudo pode ficar resolvido este fim-de-semana ou adiado para a última ronda onde os fafenses viajam até à Madeira e os escolares até Belém.

Jogos e árbitros para a nona jornada da fase final do Andebol 1:

– Sexta-feira, dia 17:
21.30 h. – FC Porto Vitalis-SL Benfica – Eurico Nicolau/Ivan Caçador (Leiria) – A Bola TV e Porto Canal

– Sábado, dia 18:

GRUPO A:
15.00 h. – Pav. Casal Vistoso – Sporting CP-Águas Santas – Rui Machado/Bruno Pereira (Açores)

GRUPO B:
18.00 h. – Pav. Moniz Pereira – CDE Camões-Delta Belenenses – Pedro Fernandes/João Nunes (Setúbal-Lisboa)
18.00 h. – Pav. Franc. Holanda – Xico Andebol-Madeira SAD – João Fernandes/Rui Rodrigues (Porto)
18.00 h. – Municipal Fafe – AC Fafe-Art.Avanca – Pedro Fontes/Fernando Rodrigues (Porto-Viana Castelo)

Patrocinadores Institucionais