Sporting CP é campeão nacional de juniores pelo quarto ano consecutivo

PUB

À entrada para a última ronda eram ainda três (Sporting CP; SL Benfica e ABC/UMinho) as formações que, matematicamente, podiam aspirar ao título nacional se bem que o Sporting era a única que dependia exclusivamente de si própria.

No entanto, logo no final da primeira partida entre SL Benfica e FC Porto, esse lote de candidatos ficou reduzido a dois, por exclusão matemática do ABC/UMinho, já que os benfiquistas, passados que foram os primeiros minutos de equilíbrio com empates sucessivos até ao 5-5, conseguiram ultrapassar as dificuldades colocadas pelo FC Porto.Ao intervalo o SL Benfica já seguia na frente (14-12), ampliou durante o segundo a vantagem até aos seis golos (22-16) mas a reação final da equipa de Carlos Martingo deu ao resultado números mais equilibrados.

No segundo jogo, o Sporting mediu forças com o CF Belenenses e sabia de antemão que só a vitória lhe interessava par renovar o título que já ostenta há três anos. A formação de Luís Monteiro entrou bem na partida (6-12, aos 16 m.) foi gerindo a vantagem que o Belenenses reduziu à expressão mínima aos 23 m. (13-14). Mesmo assim, o tricampeão nacional foi para o intervalo em vantagem (15-17). O Belenenses regressou disposto a complicar a vida aos ‘leões’ e chegou mesmo à igualdade aos 35 m. (18-18). Mas um parcial de 3-8 a favor dos leões, em pouco mais de 12 minutos (21-26) deu ao jogo um desequilíbrio que não tinha sido visível até então. A 10 minutos do fim (22-26) o Sporting CP percebeu que estava à beira da conquista do quarto título nacional de juniores consecutivo. Daí para a frente foi apenas controlar o resultado, ampliando a vantagem final até aos sete golos (24-31).

ABC GARANTE TERCEIRO LUGAR

No jogo que definia os terceiro e quarto lugares, os bracarenses entraram bem (5-2, aos 4 m.) e foram sempre comandando o marcador, chegando a ter vantagens de quatro golos no primeiro tempo. Ao intervalo essa margem tinha diminuído ligeiramente (20-17), mas uma entrada fulgurante no segundo tempo, com um parcial de 7-1 em sete minutos, fez o marcador disparar para 27-18, permitindo a Raúl Maia dar tempo de jogo a todos os atletas. O Maia ISMAI ainda teve uma boa reação mas era demasiado tarde para tentar a reviravolta no marcador. E foi mesmo o ABC/UMinho que, na parte final do jogo, ampliou a vantagem.

No final deste terceiro jogo da manhãprocedeu-se à habitual distribuição de prémios às equipas intervenientes, cerimónia de que se encarregaram o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Jorge Barroso; o vereador da mesma autarquia, Paulo Salvador; o vice-presidente da FAP, Augusto Silva; o presidente do Conselho de Arbitragem da FAP, António Marreiros; o presidente da Associação de Andebol de Leiria, Mário Bernardes e dois dirigentes do clube local que foi co-organizador do evento, o Dom Fuas Roupinho: João Manuel, presidente, e Mário Rui.

A longa manhã não terminou sem a habitual e justificada festa dos campeões nacionais.

EM DIRECTO

No final do jogo que garantiu o quarto título nacional de juniores masculinos à equipa do Sporting, o seu treinador, Luís Monteiro, fez a seguinte apreciação.
«Foi mais um jogo duro desta fase final. Aliás, foram raros os jogos que se mostraram fáceis para qualquer uma das equipas.», começou por referir o técnico dos campeões nacionais. «O Belenenses, que foi um adversário muito digno o que potenciou a nossa vitória,em minha opinião, foi a equipa que mais cresceu durante esta fase final. Tivemos uma fase regular, na zona Sul, não tão dura como gostaríamos o que não nos trouxe muita maturidade desportiva. Tivemos uma primeira concentração duríssima, com três vitórias em três jogos, duas delas por três golos, não festejámos antecipadamente porque sabíamos que ainda tínhamos de defrontar o primeiro classificado da zona Norte, o ABC, e tinha de medir forças com o Belenenses, um plantel constituído por jogadores que têm muito andebol nas suas cabeças». Voltando à partida frente ao Belenenses, Luís Monteiro realçou que «fizemos um jogo de paciência, mantendo agressividade defensiva. Entramos bem, mas quando chegamos à vantagem de seis ainda na primeira parte achávamos que o jogo, mais cedo ou mais tarde, acabava por estar garantido. Na segunda voltamos a concentrar-nos e, sinceramente,acho que somos justos e dignos campeões nacionais de juniores» finalizou Luís Monteiro.

Boletins de jogo, classificação e calendário podem ser consultados no Portal da FAP em Competições – Competições Nacionais

Resultados dos jogos das 4.ª e 5.ª jornadas da fase final do campeonato nacional de juniores masculinos da 1.ª divisão, a decorrerem no Pavilhão Municipal da Nazaré este fim-de-semana:

– 5.ª jornada (sábado, dia 25):
FC Porto Vitalis-CF Belenenses, 29-34 (11-20)
17.00 h. – Maia ISMAI- SL Benfica, 17-38 (6-16)
19.00 h. – Sporting CP-ABC/UMinho, 23-28 (10-12)

– 6.ª jornada (domingo, dia 26):
SL Benfica-FC Porto, 26-24 (14-12)
CF Belenenses-Sporting CP, 24-31(15-17)
ABC/UMinho-Maia ISMAI, 42-29 (20-17)

Patrocinadores Institucionais