Pedro Solha: «Um jogo que todos querem jogar»

PUB

Pedro Solha, um dos jogadores mais experientes do lote de convocados de Rolando Freitas, não esconde que todos sentem alguma ansiedade na véspera de participar num jogo tão importante.

«Vai ser um desafio importantíssimo para Portugal. É um jogo que todos os jogadores querem jogar, já que vamos defrontar uma seleção muito forte, que integra alguns dos melhores jogadores do Mundo. Estamos a preparar-nos muito bem, para atingir o nosso objetivo, que é garantir o apuramento para o campeonato da Europa de 2014».

Todos têm consciência de que se trata de um jogo muito difícil mas que Portugal pode vencer.

«Essa pode ser a nossa melhor arma – o estarmos conscientes do valor do nosso adversário. Mas também estamos conscientes do nosso valor e pensamos que se trabalharmos em campo como o temos feito nos treinos, podemos conseguir um resultado positivo». Portugal tem a seu favor o facto de atuar em casa, mais exatamente em Guimarães, cidade onde o Desporto em geral e o andebol em particular são muito acarinhados.

«Um pavilhão cheio, todo do nosso lado, representa uma vantagem para a nossa equipa. Esperamos o apoio de todos e isso jogará, com toda a certeza, a nosso favor».

ANSIEDADE POSITIVA

Se Pedro Solha é um dos mais experientes, Ricardo Pesqueira, dez anos mais novo que Solha, é um dos mais jovens jogadores da equipa.

«Há sempre alguma ansiedade, tanto nos mais novos como nos mais velhos…», sustenta o jovem pivô. «Mas é uma ansiedade positiva. Faz-nos bem ter essa ansiedade, faz-nos ter expetativas elevadas em relação ao jogo, é sinal que nos preocupamos muito com a partida e que a vamos encarar com a maior importância». Ricardo Pesqueira confirma aquilo que já adivinhávamos – um bom conhecimento do adversário.

«Sim, já conhecemos bem… Não só de os ver jogar nos seus clubes – e muitos deles jogam na Liga dos Campeões – e também porque já os defrontámos recentemente. São jogadores que, mais do que a Suíça, estão muito expostos pelo que temos essa possibilidade de os observar».

Em Sevilha, o resultado do jogo com ‘nuestros hermanos’ foi bastante desnivelado mas Pesqueira não quer fazer comparações com essa partida.

«Esta quarta-feira esperamos ganhar. Até porque não vamos estar à espera do resultado do jogo que a Macedónia vai fazer à Suíça. O nosso objetivo para esta campanha é fazer, no mínimo, dois pontos nos dois próximos jogos, frente à Espanha e Macedónia. E são estes dois pontos que nos vão permitir passar à fase final do campeonato da Europa. Fazer esses dois pontos no primeiro ou no segundo jogo, é perfeitamente indiferente. Mas a verdade é que tendo esta oportunidade de jogar em casa, queremos resolver já o caso no primeiro jogo. O nosso objetivo no jogo conta a Espanha não é que o resultado seja ou não desnivelado. O objetivo é ganhar o jogo e ponto final!»

Em relação ao jogo em Sevilha, o pivô recorda que «a Espanha estava nessa ocasião numa fase adiantada da preparação para o campeonato do Mundo que viriam a ganhar. Vamos defrontar a maior potência mundial a nível de seleções. Têm uma defesa fantástica, um ataque muito difícil de parar, com uma boa organização e excelentes jogadores». Mas não são imbatíveis, sustenta Ricardo Pesqueira. «Não, não são imbatíveis mas vamos ter de estar num bom dia, fazer um bom jogo, ser muito organizados e estar muito bem em todas as fases do jogo». E chega?, perguntámos. «Também vamos necessitar de um pavilhão cheio a apoiar-nos. Isso vai ser muito importante».

Recorde-se que o Portugal-Espanha está agendado para as 21.30 h. da próxima quarta-feira, dia 12, e que vai ser transmitido em direto pel’ A Bola TV e Andebol|TV.

No mesmo dia, também a contar para a quinta jornada do grupo 1, a Suíça recebe a Macedónia (20 h. locais).

Patrocinadores Institucionais