Portugal-Espanha apresentado esta manhã em Guimarães

PUB

O Multiusos de Guimarães acolheu ao fim da manhã de hoje a conferência de imprensa de apresentação do jogo Portugal-Espanha, relativo à quinta e penúltima jornada do grupo de apuramento para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014.

Amadeu Portilha, vereador da Câmara Municipal de Guimarães e presidente da Comissão Executiva de Guimarães – Cidade Europeia do Desporto 2013; Augusto Silva, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e o seleccionador nacional, Rolando Freitas, tomaram assento na mesa.

As primeira palavras couberam ao vice-presidente da FAP que deu conta da sua satisfação em «associar o Andebol a um grande momento que a cidade de Guimarães vive, que é o facto de Guimarães ser Capital Europeia de Desporto». Augusto Silva recordou que a satisfação é redobrada quando se está numa cidade que «tanto tem acarinhado a nossa modalidade, que é uma cidade que habitualmente fornece jogadores às selecções nacionais, como é agora o caso, com a chamada dos três atletas vimaranenses que dão a cara no cartaz promocional do jogo com a Espanha». O vice-presidente da FAP fez votos para que «o pavilhão seja um espaço importante para ajudar a selecção, dando um passo importante rumo ao nosso objectivo – o apuramento para o Europeu da Dinamarca». Por fim, um último desejo. «Esperamos que, com um resultado positivo, possamos atenuar um pouco aquilo que é a nossa dívida de gratidão para com a Câmara Municipal de Guimarães e, particularmente, com o seu vereador, Amadeu Portilha».

Amadeu Portilha começou por dar conta da sua «satisfação, orgulho e honra em receber a selecção campeã do Mundo que vai defrontar a selecção portuguesa. Acredito que iremos assistir a um fantástico jogo de promoção não só da modalidade mas do Desporto em geral», até porque «Guimarães é uma terra que ama verdadeiramente o desporto e o andebol é uma das modalidades mais queridas».

O vereador da Câmara Municipal de Guimarães acredita que «vamos ter o Multiusos completamente cheio, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que isso seja uma realidade e acredito que o interesse e importância deste jogo serão determinantes para termos uma casa vibrante que possa ajudar a seleção portuguesa a obter um bom resultado»

SELECCIONADOR DE REGRESSO A GUIMARÃES

Num primeiro preâmbulo, Rolando Freitas recordou que «Guimarães é uma cidade muito especial para mim. Estou muito ligado a esta terra. Ainda hoje sinto muito tudo o que envolve Guimarães e retorno a esta casa com grande orgulho que volto a jogar nesta excelente instalação desportiva».

A primeira abordagem ao jogo propriamente dita foi feita para analisar o facto da seleção nacional estar apenas dependente de si própria para garantir o apuramento e para a subida, em termos psicológicos, desta equipa ao longo dos últimos quatro jogos.

«Temos vindo a tentar criar laços internos dentro da equipa, da maior coesão e maior comunicação entre todos. E a verdade é que as novas gerações todas elas acreditam no que podem fazer e, neste caso particular desta seleção nacional, isso é verdade. Penso que temos vindo a construir uma equipa e isso tem-se notado»

Quanto ao facto da Espanha, próximo adversário de Portugal, já ter o apuramento matematicamente decidido quando vier a a Guimarães defrontar o seleccionado luso, o seleccionador nacional não acredita que isso represente uma tarefa mais fácil para Portugal. «Acho difícil que isso possa ser visto por esse prisma. A Espanha é actual campeã do Mundo e se havia um momento onde a Espanha podia ter relaxado eram os dois jogos anteriores, frente à Macedónia, as primeiras partidas após o campeonato do Mundo. Normalmente, uma equipa que consegue um troféu internacional de grande prestígio, por vezes, tem pequenas baixas de rendimento nos jogos seguintes. Não aconteceu, a Espanha fez dois bons jogos com a Macedónia, e penso que não vai acontecer agora porque, ainda por cima, mudou de seleccionador nacional e, portanto, isso não vai suceder. E, além disso, tradicionalmente a Espanha não hipoteca resultados. Não estamos à espera de uma Espanha mais fácil, que facilite. Temos de nos concentrar é naquilo que nós podemos e somos capazes de fazer».

Frente aos campeões do Mundo, a margem de erro é mínima, mas Rolando Freitas não quer tirar toda a pressão aos jogadores. «Os jogadores precisam de pressão. Têm de a sentir e alguns deles só se dão bem com essa pressão. Gostam de jogar em bons ambientes, quer favoráveis, como em Guimarães, quer hostis, como vai acontecer seguramente na Macedónia. Mas a pressão é boa para os motivar e fazer superar», recordou Rolando Freitas.

ESTÁGIO EM GUIMARÃES A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

Os convocados de Rolando Freitas entram em estágio ao final da manhã da próxima quarta-feira, realizando o primeiro treino no novo pavilhão de Fermentões na tarde de quarta-feira. A partir daí, a equipa realiza (por norma) treinos bi-diários até 12 de Junho, dia em que defronta a Espanha, em jogo agendado para as 21.30 horas no Multiusos de Guimarães e que vai merecer honras de transmissão televisiva por A Bola TV e Andebol|Tv.

A lista de convocados pode ser consultada em anexo

Calendário de jogos – Grupo 1 – Qualificação para o Campeonato da Europa Dinamarca 2014 :

1ª jornada
31.10.2012, 20h00 – Fyr Macedónia : Suíça, 30-24 (17-9)
01.11.2012, 12h30 – Espanha : Portugal 34-20 (16-9)

2ª jornada
04.11.2012, 16h00 – Suíça : Espanha, 22-33
04.11.2012, 17h00 – Portugal : Fyr Macedónia, 32-25 (18-13)

3ª jornada
03.04.13, 17h45 – Fyr Macedónia : Espanha, 17-24 (7-13)
04.04.13, 19h30 – Suíça : Portugal, 26-26 (13-15)

4ª jornada
07.04.13, 12h30 – Espanha : Fyr Macedónia, 29-17 (12-8)
07.04.13, 17h00 – Portugal : Suíça, 27-25 (14-14)

5ª jornada
12.06.13, 21h30 – Portugal : Espanha
12.06.13, 20h00 – Suíça : Fyr Macedónia

6ª jornada
16.06.13, 13h00 – Espanha : Suíça
16.06.13, 20h30 – Fyr Macedónia : Portugal

CLASSIFICAÇÃO

1º – Espanha, 8 pontos
2º – Portugal, 5 pontos
3º – Macedónia, 2 pontos
4º – Suíça, 1 ponto

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Masculinos Dinamarca 2014 podem ser encontradas em www.eurohandball.com/.

Patrocinadores Institucionais