Portugueses garantem que vão ser guerreiros

PUB

Em Skopje está tudo a postos para o grande confronto deste domingo que coloca frente a frente Portugal e a Macedónia. Uma destas duas equipas, apenas uma, seguirá em frente rumo à fase final do Europeu de 2014 que vai disputar-se em Janeiro do próximo ano, na Dinamarca. Portugal tem no jogo frente aos macedónios a suprema oportunidade de regressar aos grandes palcos das competições internacionais, de que tem andado arredado.

Este sábado, a equipa realizou mais duas sessões de treino. De manhã, num pavilhão cerca do hotel onde a comitiva está instalada. De tarde, e como mandam as regras, no recinto que este domingo vai acolher a partida e que, seguramente, estará lotado no dia do jogo. O Boris Trajkovski – assim se chama o recinto – albergou cinco mil espectadores no jogo em que os macedónios defrontaram a Suíça e mais de 6.900 na partida frente à Espanha.

Antes do último treino do dia fomos sentir o pulso da equipa, auscultando a opinião do capitão e do seleccionador nacional.

Carlos Carneiro esteve no último confronto com os macedónios, em Espinho, onde Portugal venceu a Macedónia por 32-25 e o capitão fez uma excelente exibição, coroada com oito golos. São dele as primeiras palavras sobre o importante confronto deste domingo.

«Vamos entrar em campo com o verdadeiro espírito conquistador. Precisamos de ser o genuíno português que vai à luta e tudo vai fazer para levar de vencida esta missão. Sabemos que vai ser um jogo completamente diferente dos outros, recheado de condimentos especiais, o próprio jogo dos jogadores da Macedónia vai ser matreiro e, então, teremos de ser muito espertos e conquistadores». Carlos Carneiro garante que a equipa entrará em campo sem qualquer receio. Até porque o último confronto entre as duas equipas foi claramente favorável a Portugal.
«É esse espírito que nos vai acompanhar em campo durante os 60 minutos. Vamos à luta!», finaliza o capitão de Portugal.

UMA FORTE AMBIÇÃO

Por seu lado, Rolando Freitas reafirma aquilo que já tinha dito após o jogo com a Espanha – esta é uma verdadeira final.

«Não podemos contornar esta realidade – este jogo é decisivo que temos de encarar com muita coragem, sabendo que o apuramento está a 60 minutos». O tempo que vai demorar esta partida que merece transmissão em direto pela’ A Bola TV e que vai determinar qual dos dois contendores – Portugal ou Macedónia – marcará presença no Europeu de 2014, na Dinamarca.

«Haverá muita emoção, também muita ambição de ambos os lados mas estou convicto que a nossa vai ser mais forte e prevalecerá». Para Rolando Freitas, a equipa está bem preparada. «Da análise que fizemos a todo o trabalho realizado, ao jogo com a Espanha, à maneira como nos temos vindo a preparar, sentimos essa confiança e temos a sensação de que somos capazes de conseguir este apuramento».
A vitória que Portugal assegurou em casa frente à Macedónia tem de servir para animar ainda mais o grupo. «Julgo que os jogadores sabem que nessa partida, em Espinho, foram capazes e competentes. Fomos melhores! São jogos diferentes mas é sempre bom que o passado esteja repleto de êxitos e de histórias de sucesso. Estou certo que essa vitória de Novembro será um ‘handicap’ positivo para o jogo deste domingo».

O APOIO QUE ESTEVE PARA VIR DA BÓSNIA

Entretanto, esta manhã, a comitiva lusa foi contactada por um grupo de militares portugueses em missão na Bósnia e que mostraram intenção de se deslocar até Skopje para apoiar a equipa de todos nós. «Somos cerca de 30 militares que estão na Bósnia, temos seguido o andebol e sabemos que Portugal vem jogar a Skopje e precisa de um empate para se qualificar para o Europeu», referiu, certeiro, o primeiro-sargento José Silva. «Queremos ir ao jogo, fardados, apoiar Portugal». Do lado da comitiva portuguesa de imediato o vice-presidente Ricardo Andorinho diligenciou para que fossem assegurados os lugares necessários para os militares portugueses. Quando tudo estava resolvido, volte-face na situação do grupo de que José Silva era o porta-voz. «Surgiu um imprevisto, surgiu uma missão, e não temos possibilidades de nos deslocar à Macedónia. Mas vamos acompanhar o jogo pela’ A Bola TV e vamos torcer para que Portugal consiga, pelo menos, o empate».

Que, como todos os portugueses, também amanhã à noite estes militares, na Bósnia, possam ter motivos para celebrar.

Patrocinadores Institucionais