Wilson Davyes: «É o desafio dos desafios – vamos defrontar a melhor equipa da atualidade»

PUB

A seleção nacional de andebol deixou ontem as Caldas das Taipas, onde se manteve concentrada desde a passada quarta-feira, para se instalar definitivamente em Guimarães, cidade que acolhe na próxima quarta-feira o jogo frente à Espanha, relativo à quinta e penúltima jornada do grupo 1 da fase de apuramento para o campeonato da Europa – Dinamarca 2014.

Este domingo a equipa realizou duas sessões de trabalho, nas instalações da Universidade do Minho, em Braga.

Depois do treino matinal marcamos encontro com Wilson Davyes, para que o primeira linha fizesse a abordagem da partida frente à Espanha, dando-nos a conhecer mais alguma coisa sobre o próximo adversário de Portugal.

E mesmo para um jogador experiente como Wilson Davyes, um jogo como este, em que a seleção lusa vai defrontar o campeão do Mundo, tem sempre alguma coisa de diferente.

«Acho que é o desafio dos desafios porque vamos defrontar aquela que é a melhor equipa da atualidade. E isso pode ser visto de duas maneiras diferentes – por um lado, há que apelar à nossa capacidade de superação, porque é um grande desafio. Ganhar aqui, é histórico já que não vencemos a Espanha há mais de 30 anos. E ganhar ao campeão do Mundo dava-nos uma ‘estaleca’ enorme e passaríamos a ser vistos pelos nossos adversários de outra forma. Por outro lado, estamos conscientes das dificuldades e temo-nos vindo a preparar o melhor possível».

Conscientes de que este é um desafio muito difícil e apela-se a um Portugal ao seu melhor nível.

«Sim, um Portugal ao seu melhor nível, sem dúvida! Correndo o risco de me tornar repetitivo, volto a dizer que é a melhor equipa da atualidade. Para lhes ganhar, tem de sair tudo perfeito. Temo-nos vindo a preparar, a analisar os adversários detalhadamente mas temos de desfrutar do momento em si. Não é todas as semanas que temos esta oportunidade de defrontar não só os melhores jogadores do Mundo como aquela que é a melhor equipa da atualidade. Portanto, estão reunidos todos os ingredientes para que aconteça um bom espetáculo e, sobretudo, que cada um procure desfrutar o máximo possível e dar o seu melhor durante o jogo».

Os jogadores portugueses já viram diversos vídeos da formação espanhola e, a nosso pedido, Wilson Davyes realça alguns dos (muitos) pontos fortes dos comandados de Manuel Cadenas.

«Quem teve oportunidade de acompanhar o último ‘mundial’, em que a Espanha se sagrou campeã mundial, reparou certamente que se trata de uma equipa que faz o seu jogo com base na defesa. É uma defesa muito dinâmica, que aposta bastante na dissuasão. Para quem ataca, isso é muito difícil porque parece que as linhas de passe estão sempre todas fechadas. E depois, como têm essa defesa forte, são exímios no contra-ataque. Têm dois pontas muito fortes, Juanin Garcia e Vitor Tomas, que estiveram recentemente na ‘final-four’ da Liga dos Campeões ao serviço do FC Barcelona. No ataque são jogadores com uma técnica acima da média e todos eles dominam vários remates, têm fintas incríveis… É uma equipa bastante completa, da qual realço a defesa e a criatividade no ataque».

Mesmo assim, Portugal entra disposto a conseguir um resultado positivo frente a uma equipa em que o historial não é nada favorável às cores lusas.

«Nenhum de nós vai entrar em campo a pensar que há 32 anos que não ganhámos à Espanha… O jogo é agora, é viver o momento e procurar fazer a surpresa. Temos vindo a preparar, estamos confiantes e sabemos também que há muito tempo não estávamos tão perto de, finalmente, estar numa fase final de uma grande competição. E isso só nos pode galvanizar. E poder ganhar à melhor equipa do Mundo… seria perfeito!».

Recorde-se que o Portugal-Espanha está agendado para as 21.30 h. da próxima quarta-feira, dia 12, e que vai ser transmitido em direto pel’ A Bola TV e Andebol|TV.

No mesmo dia, também a contar para a quinta jornada do grupo 1, a Suíça recebe a Macedónia (20 h. locais).

Patrocinadores Institucionais