1ª Taça Ibérica: Espanha com vantagem sobre Portugal

PUB

Realizou-se, ao final da tarde desta sexta-feira, no Pavilhão Multiusos de Pinhel, o primeiro dos três jogos entre as selecções Juniores C de Portugal e Espanha, que estão a disputar a 1ª Taça Ibérica, até ao próximo domingo.

Os Juniores C de Portugal sairam na frente do marcador (2-1) e, num início de jogo bastante equilibrado, ainda antes dos 5 minutos de jogo, a Espanha passou para a frente do marcador (3-4), vantagem que não durou muito, uma vez que Portugal logo passou, novamente, para a frente (5-4). O jogo seguiu rápido, com as duas equipas bastante equilibradas. Do lado português, o seleccionador nacional Duda aproveitou para fazer algumas substituições e Portugal conseguiu uma vantagem de dois golos (9-7), mas devido algumas falhas técnicas de Portugal, a Espanha voltou a conseguir vantagem (9-11). A pouco mais de dois minutos para o intervalo, Duda solicitou o primeiro “time-out”; a jogar em inferioridade numérica nos últimos minutos, Portugal saiu para o intervalo a perder por 9-13.

Os Juniores C de Portugal não entraram bem no início da 2ª parte, tendo sofrido um parcial de 0-6, o que levou o seleccionador nacional a pedir um “time-out” ainda antes dos 10 minutos de jogo. Depois da paragem, os Juniores C acertaram o ritmo e foram mais eficazes no caminho para a baliza. No entanto, a equipa espanhola manteve o jogo rápido, que Portugal não conseguiu acompanhar. Depois de um período em que a Espanha dominou o jogo, na recta final do jogo, foram os Juniores C que voltaram a assumir o controlo do jogo, embora Portugal já não tenha conseguido recuperar da diferença no marcador. Assim, a Espanha venceu por 19-31 este primeiro jogo da 1ª Taça Ibérica, num duelo que amanhã se repete no mesmo local, a partir das 17h00.

Numa breve análise no final do jogo, o seleccionador nacional Duda referiu que o jogo teve momentos decisivos: “Julgo que o jogo ficou decidido nos últimos minutos da primeira parte e, depois, nos primeiros minutos da segunda parte, em que a Espanha conseguiu parciais de 6-0. Utilizámos os 16 jogadores e demos o mesmo tempo de jogo a todos, porque queríamos vê-los a todos em campo e não queremos sobrecarregar nenhum. Por outro lado, perdemos alguns lances individuais e o ataque organizado também foi pouco organizado”, frisou Duda, que mencionou, ainda, que este foi o primeiro jogo após 9 sessões de treino.

O boletim de jogo pode ser consultado aqui, em anexo.

Todos os jogos vão ser transmitidos pela Andebol|TV.

Calendário de jogos – 1ª Taça Ibérica – Pav. Mult. Pinhel
12.07.04, 19h00 – Portugal : Espanha, 19-31 (9-13)
13.07.04, 17h00 – Portugal : Espanha
14.07.04, 15h00 – Portugal : Espanha

Patrocinadores Institucionais