Madeira Sad mantém a tradição e conquista a 16ª Supertaça

PUB

Na primeira prova oficial da época, Alavarium/ Love Tiles, vencedor do Campeonato Nacional de Seniores Femininos da 1ª Divisão 2012-13, e Madeira Sad, vencedor da Taça de Portugal, disputaram a Supertaça Feminina, num jogo em que a equipa de Aveiro esteve mais tempo na frente no marcador, mas as madeirenses levaram o jogo a prolongamento, período em que foram mais fortes e conseguiram vencer.

Num jogo arbitrado pela dupla de Leiria, Roberto Martins/ Daniel Martins, o jogo esteve muito equilibrado, com alternância no marcador até aos 20 minutos; a partir daí, o Alavarium/ Love Tiles, que apostou no jogo rápido e saídas para o contra-ataque, passou para a frente do marcador e foi aumentando a vantagem até aos 4 golos, diferença com que o jogo foi para intervalo, 13-9.

O Madeira Sad reentrou a um bom nível e, com um parcial de 3-0 e reduziu para a diferença mínima, 14-13. O Alavarium/ Love Tiles voltou a imprimir rapidez no jogo e aos doze minutos da segunda parte, conseguiu a maior vantagem do jogo ao estar a ganhar por 19-14. Isabel Góis destacava-se na baliza da equipa madeirense, que, em cima dos 25 minutos, pelas mãos de Renata Tavares, restabeleceu o empate, abrindo caminho a cinco minutos decisivos e emocionantes. Depois, Cláudia Aguiar voltou a colocar o Madeira Sad em vantagem, imediatamente anulada pela equipa de Aveiro (22-22). Na conversão de um livre de sete metros, Soraia Lopes voltou a colocar as madeirenses na frente (22-23). A pouco mais de 30 segundos do apito final, Mariana Lopes marcou, igualando a 23 golos; a 14 segundos do fim, Duarte Freitas pediu um “time-out”, mas o Madeira Sad não concretizou o último ataque, levando o jogo a prolongamento.

No tempo extra, o Madeira Sad voltou a marcar, primeiro por Márcia Abreu e depois por Cláudia Aguiar; em cima do apito para a troca de campos, Ana Seabra reduziu para 24-25, na marcação de um livre de sete metros. Isabel Góis voltou a defender dois ataques consecutivos, segurando a vantagem das madeirenses, que Ana Temtem voltou a marcar (24-26). O Alavarium/ Love Tiles não marcou no ataque seguinte e, na resposta, Andreia Andrade aumentou para 24-27. A equipa de Aveiro reduziu para 25-27, num contra-ataque concretizado por Soraia Fernandes e Cláudia Aguiar, também de contra-ataque, fixou o resultado em 25-28.

Ana Seabra (Alavarium/ Love Tiles) e Renata Tavares (Madeira Sad) foram as melhores marcadoras, ambas com sete golos.

O Madeira Sad conquista, assim, a 15ª Supertaça consecutiva – troféu que Duarte Freitas alcança pela quarta vez, à frente da equipa.

Ulisses Pereira: “Entrada da Cláudia Aguiar foi decisiva”

Em conferência de imprensa no final do jogo, o treinador do Alavarium/ Love Tiles disse que “para o tempo de preparação que ambas as equipas tiveram, e estamos a falar de jogadoras cem por cento amadoras, acabou por ser um jogo bastante interessante”. E referiu ainda que “alguma quebra física, a entrada da Cláudia Aguiar, do Madeira Sad, que ainda não tinha jogado e entrou fresca e ela, de facto, é fortíssima no contra-ataque e criou-nos bastante problemas ao nível da recuperação defensiva e a maior experiência das jogadoras do Madeira, que conseguiram dar a volta ao resultado, não é nada fácil”, reconheceu Ulisses Pereira.

Duarte Freitas: “Todas as mulheres estão de parabéns”

Depois, Duarte Freitas começou por se referir ao troféu acabado de ganhar: “Como qualquer outra vitória, é alegria, é a felicidade pelo facto de termos superado um adversário num momento e de continuarmos a brindar o andebol da Madeira com mais conquistas”. E felicitou todas as atletas: “As mulheres hoje estão de parabéns, quer as do Alavarium, quer as do Madeira Sad, pelo que foram capazes de fazer neste jogo.”

Presidente da FAP entregou a Taça ao Madeira Sad

A cerimónia da entrega de prémios realizou-se logo após o final do jogo. As equipas de arbitragem receberam medalhas que lhes foram entregues por Carlos Joaquim e Manuel da Conceição, do Conselho de Arbitragem da FAP.

Depois, António Marreiros, Presidente do Conselho de Arbitragem da FAP, fez a entrega das medalhas à equipa vencida, Alavarium/ Love Tiles; Henrique Silva, vice-presidente da FAP, entregou a Taça à capitã do Alavarium/ Love Tiles, Claudia Correia.

Em ambiente de festa, as grandes vencedoras da Supertaça Seniores Femininos 2013-14, receberam a medalhas das mãos da vice-presidente da FAP, Juliana Sousa. Por fim, Ulisses Pereira, Presidente da FAP, entregou a Taça à equipa vencedora, o Madeira Sad.

O boletim de jogo pode ser consultado no Portal, em competições nacionais.

Patrocinadores Institucionais