Andebol feminino do melhor nível de regresso ao Algarve

PUB

Depois do Andebol 1, a principal competição do calendário da FAP para o sector masculino, o fim-de-semana que se avizinha marca o arranque do campeonato nacional de seniores femininos da 1.ª divisão, competição que esta temporada volta a realizar-se nos moldes da época finda, isto é, com o recurso a uma primeira fase regular a que se seguirá o sempre aliciante «play-off».

Depois da ausência do Gil Eanes na época finda, o Algarve volta a estar representado no mapa do que há de melhor no andebol feminino português graças ao Vela de Tavira, que juntamente com o Assomada, ascendeu em 2013/2014 à 1.ª divisão. Foram, recorde-se, os dois primeiros classificados da época finda no ‘nacional’ da 2.ª divisão.

Para a competição que este sábado se inicia, com a realização da 1.ª jornada, as 12 equipas partem com ambições diversas, sendo legítimo esperar que Alavarium Love Tiles (o campeão nacional em título recebeu uma das mais destacadas jogadoras nacionai, Mónica Soares); Colégio João de Barros (que o ano passado só cedeu nos instantes finais) e Madeira SAD (que se reforçou no vizinho Sports Madeira) possam sonhar um pouco mais alto. O reforçado Colégio de Gaia e o europeu Alcanena são duas equipas cujas prestações devem ser acompanhadas com atenção.

Aqui deixamos o calendário da primeira jornada do campeonato nacional de seniores da 1.ª divisão, a disputar este sábado, e marcada pela realização de dois derbis – o de Leiria e o da Madeira:

16.00 h. – Assomada – Vela de Tavira Andebol|TV
16.00 h. – JAC Alcanena – Maiastars
16.00 h. – Juventude Lis-Colégio João de Barros
17.00 h. – Sports Madeira – Madeira SAD
18.30 h. – Alavarium Love Tiles – Colégio de Gaia/Toyota
21.30 h. – CA Leça – Juventude Mar

SEGUNDA DIVISÃO MASCULINA NA LINHA DE PARTIDA

Para além do campeonato nacional de seniores femininos da 1.ª divisão, o fim-de-semana que se avizinha marca igualmente o arranque do campeonato nacional de seniores masculinos da 2.ª divisão. A novidade deste ano prende-se com a presença das equipas B de FC Porto e SL Benfica, nas zonas Norte e Sul, respectivamente, que vão ser disputadas, nesta primeira fase, por 14 clubes/cada. Do calendário da primeira jornada, destaque para o sempre apetecível derbi vimaranense entre Xico Andebol e Fermentões e , na zona sul, para o confronto entre Ginásio do Sul e Boa Hora.

Patrocinadores Institucionais