Aproveitar a onda da Nazaré para surfar até ao Qatar

PUB

Na véspera do primeiro jogo do grupo 5 da fase de apuramento para o play-off do campeonato do Mundo do Qatar, em que Portugal vai defrontar a Letónia (Pav. da Nazaré – 21 h.), a seleção nacional realizou mais um treino, que decorreu da parte da tarde, após a recepção na Câmara Municipal da Nazaré (ver notícia em separado).

Já no piso que vai ser utilizado no jogo, a equipa técnica portuguesa ministrou mais uma sessão de trabalho, sendo visível o empenho e entrega dos jogadores.

A 24 horas do apito inicial da partida, que vai ser dirigida por uma dupla húngara, está tudo a postos para aquele que é o primeiro obstáculo de Portugal no caminho para o ‘play-off’ do Qatar.

Nestas fases de qualificação, o primeiro jogo ‘vale’ sempre um pouco mais do que os dois pontos em disputa. A partida frente à Letónia não foge à regra, como confirma o seleccionador nacional.

«Os dois pontos em casa são sempre importantes e vencer todos os jogos em casa representa uma premissa muito importante para fases de qualificação muito curtas, como esta que se nos apresenta. Evitaremos assim andar atrás do prejuízo. Estamos confiantes em somar os dois pontos e queremos começar bem», assegura Rolando Freitas.

A Letónia pode parecer, à primeira vista, como o menos difícil dos três adversários do grupo mas o seleccionador nacional alerta para as dificuldades que o adversário desta quarta-feira pode colocar. E a mensagem já passou para os jogadores – os dois pontos contra a Letónia são tão importantes como todos os outros.

«Eu até discordo um pouco quando se diz que a Letónia é o adversário mais simples… Se olharmos para a recente qualificação para o Europeu de 2014, a Letónia venceu em casa a Eslováquia; empatou com a Hungria; derrota na Eslováquia apenas por dois golos, num jogo onde esteve a vencer até aos 55 minutos; duas derrotas muito apertadas diante da Croácia, tudo isto serve para nos alertar. A Letónia não é uma equipa fácil» reforça o seleccionador nacional que é de opinião que este grupo 5 de qualificação para o play-off do Mundial do Qatar é «um grupo equilibrado, onde toda a gente pode ganhar e perder com toda a gente, daí a importância de fazermos estes dois primeiros pontos em casa e começarmos bem. Parece-me que os jogadores estão conscientes disso, temos feito ver os pontos fortes da Letónia, de forma a estarmos concentrados e compenetrados na tarefa que temos pela frente»

Rolando Freitas e toda a equipa técnica tem um bom conhecimento da Letónia e quando lhe perguntamos se Portugal pode conseguir este primeiro objectivo

«Penso que sim, acredito que sim e tenho confiança que sim… Temos consciência do nosso valor, sabemos do que somos capazes fazer e julgo que o jogo passará muito por isso – por aquilo que nós formos capazes de fazer, por conseguirmos impor o nosso jogo, de defesa agressiva e de contra-ataque, que nos permita ter mais tranquilidade no jogo ofensivo. Vamos tentar parar o aaque da Letónia e depois lançar o nosso contra-ataque de forma a termos golos mais simples e poupar-nos no jogo ofensivo»

A primeira linha é um dos fortes trunfos da Letónia. A começar por Dainis Kristopans (2,16 m. e 136 kg.), jogador do Tatran Presov, da Eslováquia, e Aivis Jurdzs (1,97 m. e 100 kg.), que actua no Eisenach, da Alemanha. Daí os cuidados redobrados que Rolando Freitas antecipa para o jogo de quarta-feira.

Calendário de jogos – Grupo 5 – Fase de apuramento para o play-off

1ª Jornada
30.10.13, 21h00 – Portugal : Letónia –A Bola TV
31.10.13, 20h00 – Estónia : Bósnia Herzegovina

2ª Jornada
03.11.13, 15h05 – Letónia : Estónia
03.11.17, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal

3ª Jornada
02.01.14 – Estónia : Portugal
02.01.14 – Bósnia Herzegovina : Letónia

4ª Jornada
04-05.01.14 – Portugal : Estónia
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina

5ª Jornada
08-09.01.14 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05 – Letónia : Portugal

6ª Jornada
11-12.01.14 – Portugal : Bósnia Herzegovina
11-12.01.14 – Estónia : Letónia

Patrocinadores Institucionais