Campeonato do Mundo Sub20 Femininos: Portugal conhece grupo de qualificação amanhã

PUB

Portugal é uma das 22 selecções nacionais que participa no sorteio de amanhã, juntamente com Áustria, Bulgária, Republica Checa, Espanha, França, Alemanha, Islândia, Israel, Itália, Lituânia, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Eslovénia, Sérvia, Suíça, Eslováquia, Suécia, Turquia e Ucrânia.

As 22 equipas são sorteadas para seis grupos; quatro deles (1 a 4) terão quatro equipas cada e dois grupos (5 e 6) terão três equipas cada. Dos Grupos 1 a 3, os dois primeiros classificados qualificam-se, enquanto dos restantes grupos (4 a 6) apenas o primeiro classificado passa à fase final do Mundial de Sub20, na Croácia. Os torneios de qualificação jogam-se de 18 a 20 de Abril de 2014.

As nove selecções nacionais que se qualificarem vão juntar-se à Croácia, Hungria, Rússia e Dinamarca – já qualificadas – enquanto representantes europeias na fase final do Campeonato do Mundo, que se realizará de 29 de Junho a 13 de Julho de 2014.

Procedimento de sorteio

A distribuição das equipas nos potes foi feita com base no ranking do Campeonato da Europa Sub19 2013 na Dinamarca e respectiva qualificação:

Pote 1: Noruega, Roménia, Holanda (a ser sorteadas para a linha 1, grupos 1-3)
Pote 2: França, Suécia, Áustria, Alemanha, Espanha, Eslovénia, Rep. Checa, PORTUGAL, Eslováquia (a ser sorteadas para a linha 1, grupos 4-6 e para a linha 2, grupos 1-6)
Pote 3: Bulgária, Islândia, Israel, Itália, Lituânia, Polónia, Sérvia, Suíça, Turquia, Ucrânia (a ser sorteadas para a linha 3, grupos 1-6 e para a linha 4, grupos 1-4)

Definidos os grupos, será sorteado o direito de organização dos torneios de qualificação. As selecções que organizaram os torneios de qualificação para o Europeu de Sub19 em 2013 não terão o direito de organizar a qualificação em 2014: Áustria, Croácia, Rep. Checa, França, Roménia, Eslováquia, Suécia.

O sorteio pode ser acompanhado no Liveticker em www.eurohandball.com ou pelo Twitter @EHFMedia.

Patrocinadores