Qualificação Euro 2014: Portugal de grande nível não evita derrota com as campeãs europeias

PUB

Na tarde de domingo, bastante público animou as bancadas no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra onde Portugal recebeu a selecção campeã da Europa, o Montenegro. Entre os notáveis presentes no pavilhão a apoiar Portugal, esteve o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Emídio Guerreiro, na companhia do Vice-Presidente da FAP, Sr. Augusto Silva e do o Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Jorge Alves.

João Florêncio fez alinhar, no sete inicial, Isabel Góis, Cláudia Aguiar, Ana Gante, Ana Rita Alves, Ana Seabra, Patrícia Rodrigues e Renata Tavares. A defender “1×5”, Portugal entrou muito bem no jogo, com Rita Alves a inaugurar o marcador e Ana Seabra a fazer o 2-0 inicial. O Montenegro marcou o primeiro golo, por Jovanovic, já depois do minuto cinco do jogo, mas em três minutos, as montenegrinas deram a volta ao resultado (2-3). Portugal não conseguiu concretizar, nos ataques que se seguiram – quer por falhas técnicas cometidas, quer por intervenção da guarda-redes adversária, Marina Vukcevic – mas, por outro lado, as comandadas de João Florêncio impunham uma forte defesa ao Montenegro, que muito lentamente se adiantava no marcador. Aos quinze minutos, Portugal perdia por 3-5 e viu, logo em seguida, Mariana Lopes ser excluída; o Montenegro adiantou-se no marcador, assinalando a maior vantagem até então (4-8), resultado a dez minutos do intervalo. Com as duas selecções a jogar ao mesmo ritmo, Portugal voltou a reduzir a diferença para 6-8, pelas pontas – primeiro por Claudia Aguiar, depois por Patrícia Rodrigues – já depois do primeiro desconto de tempo pedido por João Florêncio. Numa jogada rápida de contra-ataque, o Montenegro voltou a marcar; Portugal não desperdiçou a oportunidade seguinte e Patrícia Rodrigues não falhou. Ao intervalo, o marcador mostrava uma vantagem de dois golos para o Montenegro: 8-10.

Vera Lopes reduziu para a diferença mínima, logo no início da segunda parte. Depois do primeiro golo adversário na segunda parte, aos cinco minutos do segundo tempo, Renata Tavares empatou (11-11) e Vera Lopes, na marcação de um livre de sete metros, colocou as lusas em vantagem (12-11) pela segunda vez no jogo, embora por pouco tempo porque nas jogadas seguintes o Montenegro voltou a estar ao seu melhor nível e deu a volta ao resultado (12-14 aos dez minutos). A menos de quinze minutos do final, as montenegrinas começaram a pressionar e aumentaram a diferença no marcador (15-20). Já com Jessica Ferreira na baliza, Portugal não se deixou intimidar e reduziu a diferença (20-22), mas o Montenegro não abrandou o ritmo e voltou a ganhar maior vantagem (21-25), a cinco minutos do fim. O Montenegro segurou a vantagem até ao fim e Vera Lopes fixou o resultado final em 24-29, já em cima do apito final.

Vera Lopes foi a melhor marcadora de Portugal, com 8 golos. O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

No final do jogo, em conferência de imprensa, o treinador do Montenegro, Dragan Adzic, referiu que “esta é uma vitória muito importante para a qualificação. Fiquei muito bem impressionado com as jogadoras mais jovens de Portugal e tenho a certeza de que Portugal terá um futuro promissor. “

Da selecção nacional, Sandra Santiago confessou que “estava muito nervosa, ao início, porque este é só o segundo jogo em que eu integro esta equipa, mas correu bem e estou satisfeita com a minha prestação.”

Depois, Vera Lopes destacou a importância do apoio do público, nos jogos: “o que aconteceu aqui hoje foi mais um sinal de que nós, a jogar em casa, estamos fortíssimos. A jogar em casa, com o público a apoiar-nos como tem apoiado, os últimos jogos feitos em Portugal têm sido espectaculares. A diferença está em jogar em casa e jogar fora, temos de aproveitar sempre que jogamos em casa para surpreender, porque o público e sinto que Portugal está connosco e isso tem sido a chave.”

Finalmente, o seleccionador nacional referiu que “Montenegro é o campeão da Europa, embora tenha vindo sem duas rematadoras de muita categoria e acabámos por beneficiar um pouco disso. Também podíamos ter feito um bocadinho melhor, a Vera não está ainda na sua plenitude de capacidades, a Ana Seabra também veio de uma lesão, são jogadoras das mais experientes e tivemos de gerir isso. Depois, sabendo que o grupo era muito difícil, o que é que podemos tirar daqui. É evidente que não perdemos a esperança de lutar pelo apuramento, mas sabemos que é muitíssimo difícil.”. João Florêncio salientou que, para haver resultados, é preciso alguma paciência: “o que nos faz ser mais competitivos é jogar com as características dos jogadores portugueses. Nós não podemos jogar igual aos outros, senão eles passam-nos por cima, porque são maiores e mais fortes. Temos outro tipo de características, somos mais rápidos e mais criativos e temos de potenciar isso. Há muita juventude aqui, que tem pernas para andar, se conseguirmos manter e melhorar outros aspectos e tivermos alguma paciência, coisa que os portugueses têm pouca e querem logo resultados.”

Troca de lembranças antes do início do jogo

Em Coimbra, ainda antes do apito inicial, a Vice-Presidente da FAP, Juliana Sousa entregou placas de agradecimento à dupla de árbitras da partida, Kjersti Arntsen e Guro Roën, ao delegado espanhol, Tono Huelin e à Associação de Andebol de Coimbra, ao seu presidente, António Sousa. Depois, o Vereador da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. Jorge Alves, entregou lembranças ao Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Dr. Emídio Guerreiro, a Augusto Silva (FAP) e à selecção do Montenegro. Por fim, Augusto Silva entregou, igualmente, placas comemorativas à CM Coimbra.

Calendário de jogos – Grupo 3 – Qualificação Campeonato da Europa Seniores Femininos Hungria – Croácia 2014

1ª jornada
23.10.2013, 18:00 – Montenegro : Polónia, 25-21 (11-11)
23.10.2013, 18:00 – Rep. Checa : Portugal, 35-20 (17-8)

2ª jornada
27.10.2013, 15:00 – Portugal : Montenegro – 24-29 (8-10)
27.10.2013, 17:30 – Polónia : Rep. Checa, 19-22 (9-9)

3ª jornada
26.-27.03.14 – Rep. Checa : Montenegro
26.-27.03.14 – Portugal : Polónia

4ª jornada
29.-30.03.14 – Montenegro : Rep. Checa
29.-30.03.14 – Polónia : Portugal

5ª jornada
11.-12.06.14 – Polónia : Montenegro
11.-12.06.14 – Portugal : Rep. Checa

6ª jornada
14.-15.06.14 – Montenegro : Portugal
14.-15.06.14 – Rep. Checa : Polónia

Todas as informações sobre a qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos Hungria – Croácia 2014 podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais