EHF Champions League: vitória histórica do FC Porto

PUB

O FC Porto Vitalis venceu este sábado o KIF Kolding por 27-24, em jogo da da sétima jornada do grupo B da EHF Champions League. Trata-se de uma vitória histórica, frente a um adversário fortíssimo, que entrou no Dragão Caixa na condição de lider da classificação do grupo, em parceria com os alemães do THW de Kiel, a única equipa que conseguiu impôr uma derrota àqueles que vão ser os adversários do FC Porto este sábado.

O FC Porto Vitalis começou com Alfredo Quintana, Hugo Santos, Ricardo Moreira, Pedro Spínola, Alexis Hernandez, Gilberto Duarte e João Ferraz. Nas acções defensivas, e sempre que o jogo o permitia, Hugo Rosário entrava para o lugar de Pedro Spínola. Do lado do Kolding, a formação dinamarquesa também fazia uma substituição «defesa x ataque», com a entrada de Joachim Boldsen para o lugar de Bo Spellerberg, uma das estrelas da companhia. Com uma primeira linha fortíssima, o Kolding foi mantendo comando no marcador, se bem que o FC Porto tivesse aguentado bem essa pressão e chegado, por diversas vezes, a estar na frente, como aconteceu aos 24 minutos, após um excelente golo de Pedro Spínola (11-10). O mesmo Spínola que, na conversão de um livre de sete metros, ampliou a vantagem para os dois golos (12-10). Para os três minutos finais do primeiro tempo, Obradovic chamou Tiago Rocha e Wilson Davyes que fez o 13-10. Com um parcial de 6-2 nos 10 minutos finais, o FC Porto foi para o descanso com uma vantagem de quatro golos (15-11).

Para o segundo tempo Ljubomir Obradovic manteve Wilson Davyes e Tiago Rocha e os primeiros minutos mostraram um FC Porto disposto alutar pela vitória frente a um dos gigantes do andebol europeu. João Ferraz, com dois golos consecutivos, ampliou a vantagem até aos seis golos (18-12), à passagem do minuto 35. Vantagem que o mesmo Ferraz segurou pouco depois ao apontar o 19.º golo da equipa lusa e que Pedro Spínola, com um excelente remate em apoio, ampliou até aos sete golos (20-13), aos 37 m, obrigando o técnico dinamarquês a solicitar um time-out e alterar o sistema defensivo, adiantando Albert Rocas. Essa alteração forçou alguns erros do ataque do FC Porto, aproveitando o Koldig para usar o contra-ataque e diminuir distâncias para 20-17 (44 m.), após um parcial de 0-4 em seis minutos. Pouco depois (21-18) Hugo Laurentino entrou para a baliza do FC Porto, numa altura em que o ataque do Kolding respondia ao melhor momento do seu guarda-redes Kasper e mostrava-se eficiente ao ponto de se colar ao FC Porto (21-20). Faltavam 10 minutos e o pentacampeão nacional mantinha-se dentro do jogo, ao ponto de voltar a ampliar a vantagem para os quatro golos (24-20). Embalados, os portistas entraram nos cinco minutos finais com uma confortável vantagem e cinco golos (25-20) que abria excelentes perspetivas para somar os dois pontos da vitória. Triunfo que viria a confirmar-se pouco depois, pese a aproximação conseguida pela formação dinamarquesa (27-24).

O boletim de jogo pode ser consultado em anexo

Os campeões de Portugal ficam agora à espera do resultado que o Wisla Plock, seu adversário directo na luta pelo apuramento para os oitavos-de-final, faça este domingo na deslocação a Kiel.

Patrocinadores Institucionais