Portugal quer somar dois pontos para baralhar as contas do grupo

PUB

Depois de uma viagem que começou bem cedo em Lisboa, e que teve escala em Munique, a seleção nacional sénior masculina de Portugal realizou ao final da tarde deste sábado, em Sarajevo, o derradeiro treino antes do jogo de amanhã, domingo (17 h. locais), frente à Bósnia.

Recorde-se que Portugal perdeu na primeira jornada na Nazaré, frente à Letónia, uma seleção dotada de valores individuais que podem ter surpreendido os menos atentos mas que não apanhou desprevenida a equipa técnica nacional que, atempadamente, tinha realçado o valor de toda a fortíssima primeira linha da Letónia, bem como ao seu pivô e o próprio guarda-redes que, recorde-se, rubricou na Nazaré uma exibição excelente.

Segue-se a Bósnia, uma formação com elevado número de jogadores a actuar no estrangeiro (ver caixa abaixo), nomeadamente em bons clubes da Alemanha, França e Polónia. Embora cientes das dificuldades que vão encontrar pela frente, num pavilhão com mais de 1.200 espectadores completamente esgotado, jogadores e técnicos portugueses garantem que tudo farão para chegar à vitória que equilibre as contas do grupo. Já ontem, Rolando Freitas afirmava: «Nada se modificou no que diz respeito à nossa vontade e nosso crer em somar os dois pontos. Tínhamos dito que esse era um objetivo comum aos dois primeiros jogos deste grupo de qualificação. Infelizmente, não conseguimos no primeiro jogo fazer o que desejávamos, algo que eu tinha alertado face à qualidade da equipa da Letónia, o que veio a confirmar-se. Uma entrada algo titubeante da nossa equipa colocou-nos numa situação desfavorável, andando sempre atrás do marcador».

Para este domingo, dia do jogo, não está prevista a realização de qualquer treino. A equipa realizará o habitual passeio de desemtorpecimento, ao final da manhã, e depois do almoço e descanso ruma ao pavilhão onde defronta a Bósnia a partir das 17 horas locais (menos uma em Portugal Continental).

BÓSNIA VISTA À LUPA

Na fase 2 qualificação para o Europeu de 2014, a Bósnia fez parte do grupo 7 – grupo de onde se qualificou o melhor terceiro classificado – juntamente com a Sérvia (1.ª com 9 pts.); Áustria (8 pts.) e Rússia (6 pts.). Foi quarta do grupo, com 1 ponto, resultante do empate caseiro frente à Áustria (28-28). Nesta qualificação utilizaram 31 jogadores.

Para lá dos muitos jogadores que se destacam nos melhores clubes da Bósnia – nomeadamente Vedran Delic, com seis golos à Letónia – saliência para aqueles que participam nas principais competições europeias, a Champions League e a EHF Cup. Daniel Saric , guarda redes do FC Barcelona, embora não tenha jogado a fase de qualificação para o Europeu 2014, aparece na lista oficial de 28 jogadores elegíveis para os primeiros jogos deste apuramento, sendo certo que não actuou esta quinta-feira diante da Letónia. Faruk Vrazalic, ponta direita recentemente transferido para o ThSV Eisenach (Alemanha) – melhor marcador bósnio da qualificação e um dos poucos que esteve em todos os 6 jogos; Marko Panic, lateral direito (4 jogos) nos franceses do Chambery; Muhamed Toromanovic, pivot, – outro dos utilizados em todas as partidas – nos polacos do Wisla Plock, que estão a disputar a Champions League, assim como Ivan Milas, lateral esquerdo (4 jogos); Vladimir Vranjes, presente em cinco jogos, que joga nos húngaros do Pick Szeged, que disputaram a fase de acesso à Liga dos Campeões e Dejan Malinovic (três golos frente à Letónia) que joga nos eslovenos do RK Maribor, equipa que disputa a EHF Cup. Benjamin Buric, guarda-redes e Senjamin Buric, pivot, ambos os gémeos nos Eslovenos do Gorenje Velenje também participaram nas seis partidas da qualificação. Igor Mandic, lateral esquerdo no Metalurg, Mirsad Terzic no Vezsprem, e Ivan Karacic no Meshkov Brest são outros jogadores bósnios a atuar no estrangeiro, com destaque na seleção.

Quando ao jogo com a Bósnia, tem o seu início marcado para as 17 horas locais e vai ser dirigido pela dupla finlandesa Jan Erik Leandersson/Mikael Lindroos.

Qualificação Play-Off Campeonato do Mundo Seniores Masculinos Qatar 2015 –

Calendário de jogos – Grupo 5

1ª Jornada
30.10.13, 21h00 – Portugal : Letónia, 26-29
31.10.13, 20h00 – Estónia : Bósnia Herzegovina, 26-29

2ª Jornada
03.11.13, 15h05 – Letónia : Estónia
03.11.17, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal

3ª Jornada
02.01.14 – Estónia : Portugal
02.01.14 – Bósnia Herzegovina : Letónia

4ª Jornada
04-05.01.14 – Portugal : Estónia
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina

5ª Jornada
08-09.01.14 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05 – Letónia : Portugal

6ª Jornada
11-12.01.14 – Portugal : Bósnia Herzegovina
11-12.01.14 – Estónia : Letónia

Patrocinadores Institucionais