Portugal-Estónia apresentado esta manhã em São João da Madeira

PUB

A Câmara Municipal de São João da Madeira e a Federação de Andebol de Portugal promoveram na manhã desta segunda-feira uma conferência de imprensa de apresentação do jogo Portugal-Estónia, relativo à quarta jornada do grupo 5 da fase de apuramento para o ‘play-off’ do Campeonato do Mundo Qatar 2015, e que vai disputar-se no Pavilhão Municipal das Travessas, em S.João da Madeira, no próximo dia 5 de Janeiro de 2014 (15 h. – A Bola TV),

A cerimónia decorreu na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira, e contou – entre outros – com a presença do presidente da Câmara Municipal local, Ricardo Figueiredo; do presidente da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira; do Vereador do Desporto da Câmara de São João da Madeira, Miguel Oliveira e do selecionador nacional, Rolando Freitas.

Na ocasião, Rolando Freitas procedeu à divulgação da lista dos jogadores convocados (ver anexo)para os dois confrontos com a Estónia, a realizar em 2 de Janeiro (Polva) e 5 de Janeiro de 2014 (S.João da Madeira).

Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, com cinco jogadores cada, são os clubes mais representados, seguidos do ABC/UMinho e SL Benfica, com três. A lista esgota-se com a chamada de um jogador do Maia ISMAI e outro do BM Guadalajara (Espanha).

S.JOÃO DA MADEIRA E AVEIRO COM TRADIÇÕES

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Dr. Ulisses Pereira, foi a primeira individualidade a usar da palavra para agradecer ao município de São João da Madeira o facto de se ter disponibilizdo para acolher este jogo tão importante para a nossa seleção, lembrando ainda os grande momentos que a cidade viveu há 10 anos, aquando da realização do Campeonato do Mundo de 2013. O presidente da FAP agradeceu também à Associação de Andebol de Aveiro, na pessoa do seu presidente ali presente, João Lemos, bem como à Associação Desportiva da Sanjoanense, clube onde tive a honra de jogar e que se tem mostrado preponderante no desenvolvimento da modalidade no distrito de Aveiro». Ulisses Pereira não terminou a sua intervenção sem sensibilizar os representantes dos Órgãos de Comunicação Social presentes, no sentido de divulgarem o encontro, de modo a que o pavilhão conheca uma grande moldura humana no apoio à equipa nacional. «Sabemos que o caminho que nos pode levar ao Qatar é estreito mas acreditamos que é possível cumprir esse sonho».

Miguel Oliveira, vice-presidente e vereador da autarquia, usou depois da palavra para assegurar que «S.João da Madeira é que tem de sentir-se honrada com a escolha da FAP e com o facto de poder receber mais um jogo de andebol desta importância».

Antes da divulgação dos eleitos de Rolando Freitas, o presidente da Câmara Municipal de S.João da Madeira, Ricardo Figueiredo, deu conta da satisfação da sua autarquia. «Nós é que temos de agradecer à Federação de Andebol de Portugal o facto de trazer para S.João a Madeira um jogo tão importante como este. Graças ao trabalho desenvolvido pela AD Sanjoanense, o Andebol é uma modalidade perfeitamente instalada na nossa região. Estamos disponíveis para continuar a prestar todo o nosso apoio a esta causa», finalizou Ricardo Figueiredo.

ROLANDO FREITAS APELA À PRESENÇA DO PÚBLICO

Após a divulgação da lista de convocados, Rolando Freitas ficou à disposição dos OCS, respondendo a todas as questões colocadas.
«Estou contente por voltar a São João da Madeira, depois daquele magnífico campeonato do mundo de 2003, onde pudemos ver aqui jogos onde intervieram equipas tão fortes como Suécia, Dinamarca, Egito e Argélia. Foram jogos que contaram semrpe com muito úblico», referiu o selecionador nacional. «Público cuja presença será agora tão importante para conseguirmos o nosso objectivo frente à Estónia, que dispõe de uma equipa que joga junta há oito anos». Rolando Freitas recordou que «estes quatro jogos que se aproximam são de grande importância e seguem-se a um grande volume de trabalho a que os jogadores foram submetidos recentemente nos seus clubes. Não estamos em situação cómoda, mas há uma porta aberta pela qual queremos entrar».

Sobre as ausências de alguns jogadores putativamente convocáveis, Rolando Freitas preferiu não valorizar em demasia. «Algumas dores de cabeça ficaram para trás por causa dessas ausências. Mas há coisas que não podemos controlar. Estes 18 jogadores convocados são, de momento, os melhores», rematou Rolando Freitas.

QUATRO JOGOS EM ONZE DIAS

Para uma tarefa que tem agendada a realização de quatro jogos em 11 dias, com duas viagens até à Estónia e Letónia, os jogadores convocados por Rolando Freitas concentram-se nopróximo sábado, dia 28, a partir das 16.30 h., no Hotel Melia Aldeia dos Capuchos, na Costa da Caparica. Logo no sábado, a equipa realiza um primeiro treino, nas instalações do Ginásio do Sul. Para domingo, no mesmo local, estão agendadas mais duas sessões de trabalho.

Manhã bem cedo de segunda-feira, a comitiva nacional ruma (via Frankfurt) até à Estónia, onde tem a chegada a Polva prevista para as dez da noite.Em Polva, cidade onde se realiza o jogo com a Estónia (dia 2 de Janeiro, quinta-feira, às 20 h. locais), Portugal tem previstas quatro sessões de treino. O regresso a Portugal está previsto para o dia 3 de Janeiro pf,, com chegada ao Porto pelas 22.50 horas. De seguida, a comitiva ruma a São João da Madeira, onde no dia 4 realiza mais dois treinos de preparação tendo em vista o jogo com a Estónia (domingo, dia 5 de Janeiro pf, 15 h.).

Calendário de jogos – Grupo 5

1ª Jornada
30.10.13 – Portugal : Letónia, 26-29
31.10.13 – Estónia : Bósnia Herzegovina, 26-29

2ª Jornada
03.11.13 – Letónia : Estónia, 35-25
03.11.17 – Bósnia Herzegovina : Portugal, 31-29

3ª Jornada
02.01.14 – Estónia : Portugal
02.01.14 – Bósnia Herzegovina : Letónia

4ª Jornada
05.01.14, 15h00 – (S.João da Madeira) – Portugal : Estónia – A bola TV
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina

5ª Jornada
08-09.01.14 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05 – Letónia : Portugal

6ª Jornada
12.01.14, 15h00 – (Mafra) – Portugal : Bósnia Herzegovina – A Bola TV
11-12.01.14 – Estónia : Letónia

NOTAS– Todas as informações sobre a qualificação para o «play-off» do Campeonato do Mundo Qatar 2015 podem ser encontradas em www.eurohanball.com.

Patrocinadores Institucionais