Andebol 1: ABC/UMinho e SL Benfica dividem pontos em Braga

PUB

O SL Benfica foi esta tarde a Braga roubar os primeiros pontos ao ABC/UMinho, formação que até ao momento somava por vitórias todos os jogos disputados no Sá Leite esta temporada.

Depois de uma primeira parte que pertenceu por inteiro ao SL Benfica, que chegou ao intervalo a vencer por 9-13, muito graças aos excelentes desempenhos do seu guarda-redes Vicente Álamo e do atirador Elledy Semedo, a segunda parte trouxe um jogo muito vivo e mais equilibrado, para gáudio dos muitos espectadores que se deslocaram ao Sá Leite. O Benfica regressou ainda mais eficiente, ampliou a vantagem 10-15, mas uma boa reação do ABC, com um parcial de 5-2, aproximou as equipas (14-17, aos 37 minutos). Com 16-20, aos 43 minutos, Jorge Rito troca de guarda-redes, o ABC fatura por duas vezes consecutivas (18-20) e dois minutos depois o técnico do SL Benfica solicita um time-out. O ABC prossegue a recuperação e empata a partida a 20, aos 47 m. O treinador do SL Benfica «desfaz» a substituição dos GR e Elledy Semedo, com uma eficácia notável, ao nível de Nuno Grilo (nota – terminaram ambos com 67%) marca por duas vezes e volta a colocar o SL Benfica com dois golos de vantagem (21-23). Uma jogada aérea concretizada por Pedro Seabra volta a empatar a partida mas José Costa, um dos vários homens que já envergou as duas camisolas hoje em jogo, fez dois golos consecutivos e voltou a colocar a sua equipa a vencer por dois (23-25). Pouco depois, e em superioridade numérica por exclusão de Nuno Rebelo, é outro ex-bracarense a ampliar a vantagem (23-26). Suportado pelo apoio constante do Sá Leite, o ABC não deita a toalha ao chão e é Nuno Grilo a fazer o 25-26 a dois minutos do fim. Jorge Rito solicita novo time-out e Inácio Carmo é excluído a 1m.08s. do final. Pouco depois, livre de sete metros a favor do ABC e exclusão temporária para Dario Andrade, a 30 segundos do fim. Em dupla vantagem numéria, com posse de bola, o ABC tenta uma última oportunidade, a três segundos do final. A bola ainda entra na baliza do SL Benfica mas quando transpôs a linha de golo já tinha soado a buzina que dava por terminado o jogo com a divisão de pontos.

SEMEDO E GRILO COM EXCELENTE EFICÁCIA

Da leitura da estatística do jogo, destaque para a eficácia atacante das equipas. Numa partida com muitos livres de sete metros, o SL Benfica aproveitou sete dos oito de que dispôs, enquanto o ABC/UMinho também só desperdiçou um dos quatro de que beneficou.

Em termos de eficácia na altura do remate, destaque para dois jogadores que terminaram com 67% de eficácia – Elledy Semedo, que marcou 14 golos em 21 tentativas (sete de livre de sete metros) e Nuno Grilo, com 10 golos em 15 remates (três de livre de sete metros).

Na baliza, Vicente Álamo terminou com 54% e Humberto Gomes com 35%.

ÁGUAS SANTAS VENCE NOS AÇORES

No outro jogo da ronda disputado hoje, om Águas Santas Milaneza foi aos Açores vencer o Sporting da Horta por 18-24, numa partida que já parecia resolvida ao intervalo (6-13).

Em jogo de acerto do calendário, o Madeira SAD venceu a Artística de Avanca por tangencial 25-24, numa partida em que os insulares dominaram durante todo o primeiro tempo, chegando ao intervalo a vencer por confortável 12-7. No segundo tempo, a vantagem do Madeira chegou aos seis golos, mas o Avanca reagiu bem nos três minutos finais e, com um parcial de 0-4, passou o marcador de 25-20 para 25-24.

Resultados dos jogos da 19.ª jornada do Andebol 1, realizados este fim-de-semana:

Madeira SAD-FC Porto Vitalis, 27-29 (12-14)
AC Fafe-Artística Avanca, 26-22 (11-9)
Passos Manuel-Delta Belenenses, 21-20 (12-11)
Maia ISMAI-Sporting CP, 25-40 (11-21)

– Domingo, dia 26 de Janeiro:
ABC/UMinho-SL Benfica, 26-26 (9-13)
Sp. Horta-Águas Santas Milaneza, 18-24 (6-13)

Jogo em atraso da 15.ª jornada:
Madeira SAD-AA Avanca, 25-24

Patrocinadores Institucionais