Portugal soma segunda vitória consecutiva sobre a Estónia

PUB

Portugal venceu esta tarde a Estónia por 35-27, em jogo da quarta jornada do grupo 5 da fase de apuramento para o ‘play-off’ do campeonato do Mundo do Qatar – 2015.

Ao intervalo, a formação lusa já seguia confortavelmente na frente (20-11) depois de uma primeira parte em que o domínio da formação lusa foi evidente.

Sem grandes surpresas, Portugal iniciou a partida com Hugo Figueira; Dario Andrade, Ricardo Moreira, Rui Silva, João Ferraz, Gilberto Duarte e José Costa que, nas ações defensivas, dava lugar a Ricardo Pesqueira. E foi este sete que Rolando Freitas utilizou com reconhecido êxito e manteve em campo até aos 21 minutos. Na altura, Portugal vencia já por 14-7, graças a uma boa defesa e eficazes contra-ataques, que obrigaram o treinador da Estónia a trocar de guarda-redes aos 14 minutos (10-5) e a pedir um primeiro time-out passado um minuto (12-5). Com uma carga de quatro jogos em 11 dias, o selecionador nacional foi refrescando a equipa, com a entrada de Fábio Antunes, Pedro Portela e Pedro Spínola a entrarem aos 22 minutos para os lugares e Dario Andrade, Ricardo Moreira e João Ferraz.

Pouco depois o técnico da Estónia optou por atacar com sete jogadores mas quase nunca a opção se mostrou eficaz, com Portugal a intercetar os ataques e conseguir golos em lançamentos longos, para satisfação do muito público que ocorreu em massa ao pavilhão das Travessas, apoiando de princípio ao fim a equipa nacional.

Quando as duas equipas foram para o descanso (20-11) do sete inicial luso apenas restava Hugo Figueira.

MANTER VANTAGEM

O segundo tempo não teve grande história. Rolando Freitas continuou a gerir todo o plantel e os primeiros seis minutos permitiram uma ligeira reação do adversário (23-17). O melhor que a Estónia conseguiu foi encurtar a desvantagem para os cinco golos (28-23), à passagem do minuto 43 m. Portugal reagiu bem, aguentou bem quatro minutos consecutivos em inferioridade numérica, em que apenas sofreu um golo, e chegou ao final do jogo com uma vantagem confortável de oito golos (35-27) que lhe permitiu somar mais dois pontos na classificação e assumir o segundo lugar do grupo, com 4 pontos, os mesmos que a Letónia e menos dois que a Bósnia que, esta tarde, venceu na deslocação à Letónia, próximo adversário de Portugal.

O boletim de jogo já pode ser consultado em anexo

Da leitura da estatística oficial do jogo, destaque para a eficácia atacante de José Costa e Dario Andrade, (3/3) e Fábio Vidrago e Ricardo Moreira(1/1), todos com 100%; Rui Silva e João Ferraz, com 80% (4/5); e Nuno Grilo, com 75% (3/4).

No final do jogo, Fábio Vidrago, que na partida da última quinta-feira frente a esta mesma Estónia, fez a sua estreia como internacional ‘A’, fez a seguinte apreciação ao jogo.
«Jogámos em casa, eramos favoritos, entramos para ganhar e acabamos por resolver de uma forma não muito difícil», começou por referir o ponta nacional para quem o segredo da aparente facilidade da vitória esteve «na maneira como encaramos o jogo, querendo mostrar a todos que Portugal também é uma boa equipa». Agora, e em relação aos dois jogos que faltam, «queremos fazer dois bons resultados, independentemente do que venha a acontecer nos outros jogos. Queremos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer». Fábio Vidrago mostrou-se satisfeito por se ter estreado no jogo anterior ao serviço da seleção A. « Foi ótimo. É fruto do reconhecimento do meu trabalho, e agradeço isso. Agora, quero continuar a trabalhar para vir cá mais vezes», finalizou.

O capitão Hugo Figueira também esteve na sala de imprensa para analisar o jogo. «Entramos fortes, resolvemos o jogo especialmente na defesa, tal como aconteceu na segunda parte do jogo na Estónia. Hoje, entramos bem, finalizamos bem e ao intervalo já tínhamos uma vantagem considerável». Até porque, recordou Hugo Figueira, «sofrer 11 golos na primeira parte é bom». Sobre a sua atuação, Figueira recordou que «o guarda-redes só defende se a equipa ajudar. Correu bem, defendemos bem o lateral esquerdo, que tem um poder de remate forte e com o contra-ataque conseguimos dilatar o marcador».

ROLANDO FREITAS
«Vencemos bem e merecemos a vitória»

Rolando Freitas começou por expressar a sua opinião sobre a partida.
«Foi um jogo em que entramos bem, com excelente atitude, sabendo que se defendêssemos bem podíamos ter a tarefa facilitada para pôr em prática o contra-ataque», começou pro referir o selecionador nacional. «Esta necessidade de fazer quatro jogos em curto espaço de tempo leva a que tenhamos de gerir o esforço de todos os jogadores, já que ainda há dois jogos pela frente e, nesse sentido, tivemos duas fazes menos boas durante o jogo. Uma logo depois de a Estónia abandonar o ‘sete contra seis’ como estratégia ofensiva, onde tivemos um parcial de 1-4, que recuperamos bem com um parcial de 4-0 a terminar a primeira parte, e depois tivemos um início da segunda parte onde em sete minutos sofremos seis golos». Portugal acabou por reentrar no jogo, «fazendo uma partida tranquila e que ficou marcada por um excesso de exclusões da nossa parte» Rolando Freitas não tem dúvidas que «vencemos bem, merecemos a vitória e o muito público que veio assistir ao jogo deu o tempo por bem empregue»

A PORTA AINDA ESTÁ ABERTA

Sobre o futuro, Rolando Freitas lembra que «as contas vão-se fazer no fim. Temos quatro pontos, tal como a Letónia, e a Bósnia tem oito pontos., Neste momento continua a ser necessário ganhar os dois jogos que faltam, sempre foi assim, e nós vamos fazer contas no final. Cumprimos esta tarefa, a situação continua desfavorável já que não dependemos só de nós, mas ainda temos a porta aberta. Se não vencermos os dois jogos que nos faltam, de certeza que não vamos ter hipóteses. Mas, se vencermos, vamos ter e só no final faremos as contas».

Qualificação Play-Off Campeonato do Mundo Seniores Masculinos Qatar 2015

Calendário de jogos – Grupo 5

1ª Jornada
30.10.13, 21h00 – Portugal : Letónia, 26-29
31.10.13, 20h00 – Estónia : Bósnia Herzegovina, 26-29

2ª Jornada
03.11.13, 15h05 – Letónia : Estónia, 35-25
03.11.17, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Portugal , 31-29 (13-14)

3ª Jornada
02.01.14, 20h00, Polva – Estónia : Portugal, 17-25 (10-9)
02.01.14, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Letónia, 27-26 (17-11)

4ª Jornada
05.01.14, 15h00, S. João da Madeira – Portugal : Estónia, 35-27 (20-11)
05.01.14, 15h05 – Letónia : Bósnia Herzegovina, 21-23 (10-13)

5ª Jornada
08.01.14, 17h00 – Bósnia Herzegovina : Estónia
08.01.14, 19h05, Dobele – Letónia : Portugal

6ª Jornada
11.01.14, 16h00 – Estónia : Letónia
12.01.14, 15h00, Mafra – Portugal : Bósnia Herzegovina (A Bola TV)

CLASSIFICAÇÃO:
1º – Bósnia Herzegovina, 8 pontos
2º – Portugal, 4 pontos
3º – Letónia, 4 pontos
4º – Estónia, 0 pontos

NOTA– Todas as informações sobre a qualificação para o «play-off» do Campeonato do Mundo Qatar 2015 podem ser encontradas em www.eurohandball.com

Patrocinadores Institucionais