Qualificação Campeonato Europa Sub18 Masculinos: Portugal termina com vitória sobre a Finlândia

PUB

Portugal disputou esta manhã o terceiro e último jogo dos Sub18 a contar para a Qualificação para o Campeonato Europa Sub18 Masculinos, numa altura em que já estavam ocupadas as duas vagas que davam acesso à fase final da competição.

Depois de uma excelente prestação frente à Alemanha no jogo de sábado, os Juniores B masculinos de Portugal mostraram-se mais fortes que a Finlândia e terminaram a fase de qualificação com uma vitória. Portugal até nem entrou bem no jogo, sofrendo três golos sem resposta logo no início, o que levou os Juniores B masculinos a ter de correr para recuperar. Os finlandeses chegaram a ter uma vantagem de quatro golos (8-4) aos nove minutos, mas Portugal foi, pouco a pouco, corrigindo as falhas e restabeleceu o empate (9-9) aos dezoito minutos de jogo. Depois, os Juniores B deram a volta ao resultado (11-13), mas até ao intervalo, a Finlândia ainda conseguiu o empate – 14-14 ao intervalo.

O jogo retomou muito disputado. Portugal voltou a ganhar vantagem nos primeiros dez minutos (16-18), diferença que a Finlândia voltou a conseguir anular (18-18) e o jogo seguiu com muito equilibrio no marcador. A meio da segunda parte, os Juniores B de Portugal assinalaram uma vantagem de quatro golos (20-24), que obrigou os finlandeses a correr atrás do resultado e a igualar a partida a sete minutos do fim (25-25). A Finlândia ainda deu a volta ao resultado, mas os últimos quatro minutos foram decisivos para a vitória portuguesa – com um parcial de 4-1 na recta final do jogo, Portugal venceu por 28-32.

No final do jogo, Duda mostrou-se satisfeito com a vitória: “Foi um jogo pesado, onde acusámos algum cansaço depois dos dois primeiros jogos, que foram muito duros e notámos que os jogadores da Finlândia estavam mais “frescos” que nós. Entrámos mal, na primeira parte, mas quando começámos a fazer o nosso jogo, melhorámos e já fomos para o intervalo empatados. Na segunda parte, mudámos o sistema defensivo para 3x2x1 e o jogo foi mais equilibrado. Garantimos a vitória nos últimos cinco minutos de jogo e, tal como nos dois primeiros jogos, ganhámos novamente a segunda parte.”

Apesar da vitória desta manhã, Portugal falhou o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de Sub18 masculinos: “Nesta qualificação, fizémos três primeiras partes de uma nível mais baixo que o nosso e três segundas partes espectaculares. Foi importante a vitória de hoje e a classificação deste grupo definiu-se nos pormenores. Os atletas deram tudo e infelizmente não conseguimos o apuramento, com muita pena de todos nós. Agora, temos de continuar a trabalhar porque temos um grupo de trabalho muito interessante e com futuro. Recebemos os parabéns dos treinadores das outras equipas e mostraram interesse em realizar mais jogos conosco. Mostrámos um andebol moderno e rápido, mas infelizmente não conseguimos”, referiu o seleccionador nacional.

O boletim de jogo pode aqui ser consultado, em anexo.

Calendário de jogos – Qualificação Campeonato Europa Sub18 Masculinos – Grupo 1

1ª jornada – sexta-feira, 10.01.14
11:00 – Portugal : Hungria, 28-30 (10-14)
13:00 – Alemanha : Finlândia, 41-21

2ª jornada – sábado, 11.01.14
15:00 – Finlândia : Hungria, 21-33 (11-20)
17:00 – Alemanha : Portugal, 27-25 (15-10)

3ª jornada – domingo, 12.01.14
11:00 – Finlândia : Portugal, 28-32 (14-14)
13:00 – Hungria : Alemanha, 25-25

Classificação Geral
1º – Alemanha, 5 pontos
2º – Hungria, 5 pontos
3º – Portugal, 2 pontos
4º – Finlândia, 0 pontos

Nota: Menos uma hora em Portugal.

Patrocinadores Institucionais