Andebol 1: ABC-SL Benfica a abrir e FC Porto-SL Benfica a fechar

PUB

O ABC/UMinho recebe o SL Benfica na primeira jornada da fase final, grupo A, conforme sorteio realizado na tarde desta terça-feira nas instalações da Federação de Andebol de Portugal, no Bairro da Ajuda, em Lisboa. A primeira ronda, agendada para o dia 8 de Março, completa-se com os jogos Sporting CP-Águas Santas e FC Porto Vitalis-Sporting da Horta. Para a última jornada, a disputar em 24 de Abril, está calendarizado um dos mais apetecidos clássicos da modalidade, o FC Porto Vitalis-SL Benfica, que terá como cenário o Dragão Caixa. A última jornada completa-se com os jogos Águas Santas Milaneza-ABC/UMinho e Sporting CP-Sporting da Horta.

O sorteio dos grupos A e B contou com a presença do diretor executivo e presidente do Conselho de Disciplina da FAP, Miguel Fernandes e foi conduzido por Luís Pacheco. Marcaram presença representantes de diversos clubes, nomeadamente o FC Porto Vitalis, através de José Magalhães; Sporting Clube de Portugal, na pessoa de Helena Duarte; SL Benfica, através de Luís Gomes; Passos Manuel, por intermédio de Nuno Vaz, e Delta Belenenses, na pessoa de José António Guimarães.

Os clássicos e derbis da modalidade estão espaçados ao longo das 10 jornadas que compõem o programa desta fase final. Assim, logo à segunda jornada, em 15 de Março, defrontam-se Sporting CP e FC Porto Vitalis. Na quarta jornada, a 29 de Março, o pavilhão do Casal Vistoso recebe mais um dérbi entre Sporting e SL Benfica. Após a realização desta jornada, a competição conhece uma paragem para a disputa da «final-four» da Taça de Portugal, que vai ocorrer na Maia, nos dia 12 e 13 de Abril.

O regresso do Andebol 1 fica pontuado pelo SL Benfica-FC Porto Vitalis, relativo à quinta jornada, agendada para 19 de Abril. Dos jogos da segunda volta, e no que reporta ao grupo A, destaque para o FC Porto Vitalis-Sporting, à sétima jornada (3 de Maio); Sporting-ABC/UMinho, da oitava ronda (10 de Maio); ABC/UMinho-FC Porto Vitalis e SL Benfica-Sporting, na nona jornada (17 de Maio) e um sempre escaldante FC Porto Vitalis-SL Benfica, na 10.ª jornada, a 24 de Maio.

Tenha-se entretanto em atenção que a excelente campanha europeia que Sporting CP e Águas Santas Milaneza têm vindo a rubricar na EHF Cup e Challenge Cup, respetivamente, obrigarão a muitos ajustes no calendário do Andebol 1.

Recorde-se que o Grupo A – de onde sairá o campeão nacional – é composto pelos seis primeiros classificados da 1ª fase que entram na fase final com metade dos pontos conquistados: Sporting CP (31), FC Porto Vitalis (30), SL Benfica (30), ABC/UMinho (28), Águas Santas-Milaneza (27) e Sp. C. Horta (20).

GRUPO B ARRANCA COM MAIA ISMAI-AC FAFE

A primeira jornada do grupo B fica marcada pelo jogo entre Maia ISMAI-AC Fafe, numa ronda que engloba ainda os jogos AA Avanca-Madeira SAD e Delta Belenenses – Passos Manuel.

Avanca e AC Fafe, as duas equipas que entram na fase final – grupo B – nos dois últimos lugares da classificação, vão encontrar-se primeiro em Avanca, à quinta jornada (19 de Abril) e depois em Fafe, no 10.ª e última ronda, marcada para 24 de Maio.

Do Grupo B fazem parte os clubes que se classificaram entre o 7º e o 12º lugar na primeira fase. E que também transitam para a fase final com metade dos pontos obtidos: Delta Belenenses (19), Madeira SAD (19); Passos Manuel (17); ADA Maia-Ismai (17); AC Fafe (16) e AA Avanca (13).

EM DIRETO

No final da cerimónia, foram vários os representantes de clubes presentes que se pronunciaram sobre o sorteio.

Helena Duarte, Sporting CP
“Estamos nesta competição claramente para ganhar. Só dependemos de nós, isso já é uma vantagem e vamos jogar jogo a jogo, sempre para ganhar e sempre com o objectivo de ser campeão nacional. Temos de jogar com todos, em casa e fora e, portanto, vamos ter de gerir todas as deslocações de uma maneira que nos seja favorável e de certeza que vamos chegar ao fim com o nosso objectivo atingido, que é ser campeão nacional.“

José Magalhães, FC Porto Vitalis
“O Porto tem a ambição de conseguir fazer história no andebol português, ultrapassar o penta e fazer hexa. Não é um ponto que vai alterar isso. Temos de ter atenção a todas as equipas, todas têm excelente qualidade, claro que há umas com mais potencial do que outras, mas todas elas têm potencialidade para poder incomodar todos. Umas vezes mais em casa do que fora. O Sporting é por mérito próprio o campeão desta primeira fase, espero que não seja o campeão da segunda.”

Luis Gomes, SL Benfica
“O Benfica assumiu-se logo desde o início como candidato ao título. O sorteio desta fase final é um sorteio que nos faz ter de estar preparado para qualquer tipo de adversário que nos calhasse e em que circunstâncias fosse. Há que encarar todos os jogos como uma final para conseguir chegar ao fim e atingir o objectivo a que nos propusemos desde o início.”

José António Guimarães, Delta Belenenses
“A ambição do Belenenses, em primeiro lugar, é alcançar a manutenção. Depois, obviamente, ficar no sétimo lugar, que é o melhor lugar que neste momento podemos alcançar. O Passos Manuel é a equipa que está imediatamente atrás de nós, vamos entrar nesta segunda fase para ganhar os jogos todos e o Passos Manuel não é excepção e vamos tentar ganhar o jogo em casa.”

Patrocinadores Institucionais