Taça de Portugal: Sporting CP – FC Porto anima quartos-de-final

PUB

O fim-de-semana que se aproxima fica marcado pela realização dos quatro jogos dos quartos-de-final da Taça de Portugal masculina, partidas que vão definir o quarteto que, em 12 e 13 de Abril, na Maia, dará corpo à “final-four” da competição. Quis o capricho do sorteio que o emparelhamento das equipas ainda em prova definisse jogos de elevado interesse, com clássicos e dérbis e a certeza de que uma equipa do escalão secundário marcará presença na fase final da prova. Todos os condimentos que uma Taça de Portugal, nesta ou noutra modalidade, necessita.

O primeiro dos clássicos é o jogo que opõe o Sporting CP, líder do Andebol 1 e detentor do troféu, ao finalista vencido do ano passado, o FC Porto Vitalis. Recorde-se que edição anterior da “final-four”, disputada em Tavira, os ‘leões’ venceram o FC Porto Vitalis na final (30-28), após prolongamento. Se uma partida entre estas duas equipas é sempre um fator de grande interesse e expetativa, quando o confronto diz respeito a uma competição a eliminar, neste caso a Taça de Portugal, esses condimentos vêm ainda mais ao de cima. A jogar em casa, o Sporting CP pode ter nesse pormenor uma ligeira vantagem mas sabe-se como, quando em campo estão jogadores de equipas experientes como dragões e leões, essa questão não deve ser muito valorizada. Uma única certeza – excelente espetáculo em perspetiva, que a Andebol|TV leva a todos os amantes da modalidade, com a transmissão em direto.

Fermentões acolhe a única partida em que intervêm equipas do escalão secundário. Vizinhos e saudáveis rivais, Fermentões e Xico Andebol prometem um dérbi emocionante, equilibrado, mas em que o fator casa pode ter um peso importante que contrabalance o aparente favoritismo do Xico Andebol. Um duelo interessante entre duas equipas que vão querer marcar presença na grande festa que é sempre a “final-four” da Taça de Portugal.

Para a Maia estão agendados dois jogos. No pavilhão da AA Águas Santas, a formação local recebe o SL Benfica, em jogo que também vai merecer transmissão pela Andebol|TV. As duas equipas já se encontraram esta temporada em duas ocasiões, tendo o desfecho sido sempre favorável à turma de Jorge Rito (33-25 e 30-26). Nos jogos de Taça e atendendo ao excelente momento de forma que a equipa de Paulo Faria vem espelhando, a história – mesmo que recente – não deve ser muito valorizada. Espera-se jogo muito equilibrado e disputado, a certeza de um bom espetáculo.

Mais ao lado, à noite, no Municipal da Maia, o Maia ISMAI recebe o ABC/UMinho naquele que é, em teoria – e apenas isso – o jogo onde é menos arriscado avançar com um favorito. A época tem corrido à feição à formação bracarense mas os maiatos acabam de conseguir importante triunfo na deslocação aos Açores, onde derrotaram o Sp. Horta. Um pormenor que, com toda a certeza, Carlos Resende vai fazer ver à sua equipa.

– Jogos e árbitros para os quartos-de-final da Taça de Portugal, a disputar este sábado:

– 15.00 h. – Municipal de Mafra – Sporting CP-FC Porto Vitalis – Duarte Santos/Ricardo Fonseca (Madeira) – Andebol|TV
– 17.30 h. Pav. Arq. Fernando Távora – Fermentões-Xico Andebol – Daniel Martins/Roberto Martins (Leiria)
– 18.00 h. – Pav. Águas Santas – Águas Santas Milaneza-SL Benfica – Daniel Freitas/César Carvalho (Braga) – Andebol|TV
– 21.00 h. -Municipal Maia – Maia ISMAI- ABC/UMinho – Nuno Marques/João Correia (Aveiro)

Patrocinadores Institucionais