Três equipas portuguesas chamadas a prestar provas na Europa

PUB

São três as equipas portuguesas que este fim-de-semana entram am ação noutras tantas provas europeias de clubes do Velho Continente. As equipas masculinas do FC Porto Vitalis, Sporting Clube de Portugal e Águas Santas Milaneza vão ter a seu cargo a representação nacional na EHF Champions League; EHF Cup e Challenge Cup.

Começando pelo FC Porto Vitalis, a turma de Ljubomir Obradovic viaja até França onde, sábado, pelas 18 horas locais (menos uma em Portugal Continental) defronta o Dunkerque HB em jogo da nona e penúltima jornada do grupo B da fase de grupos da EHF Champions League. Uma partida que coloca frente a frente as duas formações que antecipadamente já sabem que não seguem em frente na competição, estando em jogo os 5.º e 6.º lugares do grupo. Recorde-se que na primieira volta, e em jogo disputado no Dragão Caixa, o FC Porto Vitalis venceu pela margem tangencial (22-21) triunfo que vai querer repetir para desse modo garantir o quinto lugar do grupo. Não será tarefa fácil mas os pentacampeões nacionais já conseguiram suplantar obstáculos mais difíceis.

SPORTING EM MAFRA PARA CONFIRMAR BOM MOMENTO

Para a fase de grupos da EHF Cup, o Sporting CP recebe, também este sábado (16 h.) em Mafra, os franceses do Montpellier Agllomeration, em jogo da segunda jornada do grupo B. Depois da excelente entrada nesta fase da prova, com triunfo claro na deslocação à Dinamarca, onde venceu o Skjern Handbold por 25-32, a formação nacional não vai querer perder o comboio e tudo fará para, perante uma equipa que na primeira ronda também venceu facilmente em casa, somar dois pontos o que, a acontecer, lhe dará a liderança do grupo. Também aqui a tarefa não é fácil, já que os franceses têm um plantel de luxo, onde pontifica o guarda-redes da seleção francesa, Thierry Omeyer, para além de outros internacionais gauleses e cinco jogadores estrangeiros. Uma verdadeira prova de fogo para os pupilos de Frederico Santos.

ÁGUAS SANTAS EM ESTREIA

Quanto ao Águas Santas Milaneza, estreia-se na Challenge Cup, entrando diretamente nos oitavos-de-final. O sorteio não lhe foi de todo favorável, já que a equipa de Paulo Faria vai defrontar, este sábado, a partir das 18 horas, no seu pavilhão, uma equipa do Kosovo, o KH BESA, com um plantel com quatro jogadores estrangeiros. Trata-se de uma formação que nos últimos anos tem sido frequentadora assíduo das competições europeias, embora não tenha passado das primeiras fases. Esta temporada, e na ronda anterior, eliminou uma equipa da Grã-Bretanha, com quem disputou os dois jogos no Kosovo.

Os primeiros minutos do jogo na Maia serão importantes para a o Águas Santas Milaneza que quererá rapidamente adaptar-se ao jogo do adversário e depois construir uma vantagem que lhe permita encarar o jogo da segunda mão com alguma transuilidade já que são conhecidas as dificuldades de jogar no Kosovo.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais