EHF Cup: Vitória suada confirma Sporting no segundo lugar do grupo

PUB

O Sporting Clube de Portugal venceu este domingo os dinamarqueses do Skjern Handbold por 30-28, em jogo da quinta e penúltima jornada do grupo B da EHF Cup. Ao intervalo, os portugueses perdiam por 10-16, um resultado surpresa se atendermos a que na primeira volta, em 8 de Fevereiro, os leões foram à Dinamarca arrancar uma preciosa vitória (25-32). Valeu um segundo tempo de muita qualidade, com muito coração e também com muito apoio das bancadas, onde nem faltou o presidente do clube, Bruno Carvalho.

Para o sete inicial Frederico Carlos escalou Ricardo Candeias; Pedro Portela, Pedro Solha, João Antunes, Rui Silva, Carlol e Fábio Magalhães. Aproveitando as falhas técnicas do ataque leonino, coube ao dinamarqueses aproveitarem muito bem o contra-ataque e passarem para a frente do marcador desde o apito inicial. Quando o Sporting deu por ela, perdia por 2-4, ainda antes do minuto 5. Com uma eficiência notável no contra-ataque o Skjern fez um parcial de 1-7 e de 3-5 (6 m.) passou para 4-12, à passagem do minuto 15. Foi então a vez do Sporting reagir, fazer também um parcial interessante (4-0) e reduzira para 8-12, ainda antes do minuto 20. Pelo meio ficaram excelentes defesas de Ricardo Candeias e alguma infelicidade, com várias bolas aos postes da baliza dinamarquesa, enviadas por Pedro Portela e Fábio Magalhães. Frederico Carlos mexe na equipa, passa Pedro Portela para a posição de lateral direito, sacrificando Carol, e Sérgio Barros entra para a ponta.
A três minutos do final do primeiro tempo Ricardo Candeias defende um livre de sete metros, o ataque sportinguista desperdiça duas oportunidades e é de novo o guarda-redes a salvar a honra do convento, parando o contra-ataque do Skjern. O intervalo chega com o Sporting a perder por seis (10-16).

BOA ENTRADA NO SEGUNDO TEMPO

Entrou melhor na segunda parte o Sporting, com dois golos consecutivos, que aproximaram as equipas (12-16) e animaram o público. Mas o comando do marcador pertenceu sempre aos dinamarqueses até aos 41 minutos, altura em que Pedro Portela encostou as equipas (21-22). O empate, a 24 golos, a cargo de Fábio Magalhães, surgiu a meio do segundo tempo, isto já depois do Skjern ter pedido o primeiro «time-out». O empate a 124 acabou por marcar definitivamente a partida já que, até ao final, o Sporting nunca mais esteve em desvantagem. Pedro Portela ainda desperdiçou um livre de sete metros e recarga, e foi Pedro Solha que, aos 47 m., colocou a sua equipa definitivamente na frente do marcador. O mais difícil – a reviravolta – estava feito. Frederico Carlos pede «time-out» e pouco depois Portela amplia a vantagem para três golos (27-24). Os jogadores dinamarqueses parecem desorientados com esta reviravolta mas ainda conseguem reduzir para 29-28, a dois minutos do final. O último golo da partida esteve a cargo de Carol, a minuto e meio do final, pois o último ataque dos dinamarqueses esbarrou na baliza de Ricardo Candeias.

Triunfo muito sofrido dos leões, por isso mesmo mais saboroso, e que levou o público que apoiou a equipa em Mafra a festejar logo após o apito final.

Todas as informações sobre as competições europeias podem ser encontradas em www.eurohandball.com.

Patrocinadores Institucionais