Sporting-SL Benfica na meia-final da Taça de Portugal

PUB

O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal masculina realizado esta tarde na Maia ditou a realização de mais um clássico ao andebol português que coloca frente a frente o Sporting Clube de Portugal, detentor do troféu, e o Sport Lisboa e Benfica. No sector feminino, o Madeira SAD, que vence a competição desde 1998/99, vai defrontar o JAC – Alcanena nas meias finais.

A cerimónia – que incluiu também a apresentação do jogo Portugal-Polónia (femininos) e a assinatura de diversos protocolos (ver notícia em separado) – decorreu no Salão D. Manuel I dos Paços do Concelho da Câmara Municipal da Maia e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng. António Bragança Fernandes; do presidente da Federação de Andebol de Portugal; Dr. Ulisses Pereira; do Vereador do Desporto da edilidade local, Hernani Ribeiro; do presidente da Associação de Andebol do Porto, Paulo Martins; do seleccionador nacional feminino, João Florêncio e da capitã da equipa, Ana Seabra.

No que respeita ao sorteio da competição masculina, o Xico Andebol – a única formação do escalão secundário – foi a primeira equipa a ser designada, seguida do ABC/UMinho. A primeira meia-final joga-se com sotaque do Minho. Depois foi o Sporting CP a ver o seu nome soletrado por Luís Pacheco, seguindo-se o outro semi-finalista, SL Benfica.

Os jogos vão decorrer em 12 e 13 de Abril, em horário a divulgar oportunamente, e têm como cenário o pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas.
No final do sorteio, onde todos os clubes marcaram presença, colhemos a opinião dos seus representantes.

Pedro Fraga (Sporting CP): «O Sporting entra em todas as provas para ganhar. Este não foge à regra. É um jogo extremamente difícil, com um rival extremamente difícil mas naturalmente que estaremos a pensar em estar na final do dia 13 de Abril, defrontando o Xico Andebol ou o ABC. O clube vai jogar para ganhar na sequência da época brilhante que tem vindo a rubricar. Se temos responsabilidade acrescida por sermos os detentores do troféu? Não! Há, isso sim, uma responsabilidade acrescida por sermos o Sporting CP. Estamos em duas provas e esta é mais uma que queremos ganhar».

Luís Gomes (SL Benfica): «Foi um sorteio que ditou a realização de mais um clássico. O SL Benfica tem de estar preparado para defrontar qualquer das equipas que está na final-four. Vamos fazer tudo por estar na final e depois de lá estarmos, queremos vencer. Sabemos que vai ser um jogo complicado para ambas as equipas mas a Taça de Portugal é um dos nossos objetivos».

Luís Teles (ABC/UMinho): «O nosso objetivo é ganhar a Taça. A acontecer, não será a primeira vez e espero que não seja a última. Qualquer que fosse o resultado do sorteio, seria sempre um jogo para encarar da mesma forma, ou seja, vencer para depois aceder à final e estar em posição de vencer a Taça de Portugal. E um prazer jogar com uma equipa como o Xico Andebol, dada a nossa proximidade, pela maneira como estamos no Desporto, já que somos dois clubes que apostam no Andebol. Vamos fazer tudo para estar presentes na final. Temos os nossos objetivos bem definido e que passam por trabalhar para ficar no pódio do campeonato e aceder dessa maneira às competições europeias».

Paula Ferrão (Xico Andebol): «Se vamos fazer uma surpresa? Quem sabe… Tudo pode acontecer. Já ganhámos uma Taça, eliminámos grandes equipas. Acho que a motivação é bastante forte».

EM FEMININOS
JAC – Alcanena defronta detentor do troféu

No que respeita ao sorteio da competição feminina, o sorteio chamou em primeiro lugar o JAC – Alcanena, formação que, tal como o Alavarium, chegou pela primeira vez a este estado adiantado da competição. Quis o capricho do sorteio que as jovens de Alcanena defrontem nem mais nem menos que o Madeira SAD, equipa que vence ininterruptamente esta competição desde a longínqua temporada de 1998/99.

No outro jogo das meias-finais, o Colégio João de Barros defronta o Alavarium.

Recorde-se que antes de chegar à «final-four» o Madeira SAD afastou o Passos Manuel e o CD São Bernardo; o Alavarium/Love Tiles afastou o CS Madeira e o Núcleo Santa Joana; o Colégio João de Barros bateu a Juve Mar e o Maiastars e, finalmente, o JAC – Alcanena eliminou a Juve Lis e o Colégio de Gaia.

Tal como no setor masculino, a final-four da Taça de Portugal Seniores Femininos realiza-se em 12 e 13 de Abril no pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas.

Patrocinadores Institucionais